Session Oktoberfest

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JCRochabrew

Supporting Member
HBT Supporter
Joined
May 11, 2019
Messages
57
Reaction score
6
Tudo bem?

Quero fazer uma Oktoberfest, mas com menos ABV- cerca de 3 a 4%, para convidar o pessoal ainda não habituado a cerveja artesanal a apreciar a cerveja.

Alguem conhece alguma receita? Já existe a "Session Oktoberfest" ou é "pecado", pois vai sair do estilo?
 
Não existe pecado. hehehe... Partindo do princípio que está mirando numa FESTBIER. Eu faria algo como 70% Pilsen, 15%Munich tipo 1, 15 % Vienna.
OG 1050 (ou menos, já que quer mais Session)
20IBU ( Lúpulo Pode ser o German Tradition ou outro alemão do seu gosto).
Se usa levedura seca, W34/70 (perto dos 12 graus).

Iria por aí!!!

Mas, se é pra fazer cerveja pra quem não ta acostumado,Faça uma American Blond Ale. Mais Simples, fica pronta mais rápido e faz a alegria de todo mundo. hehehe
 
Boa tarde, se ainda não fizesse a cerva, tenho uma receita que fiz para o aniversário da minha filha. Uma excelente cerveja.
Receita Festbier para 20 litros.
3.5kg - 63% Malte Pilsen, Agrária;
1,5kg - 22% Malte Vienna, Agrari;
0,8kg - 15% Malte Munich, Agrari;
Não use malte argentino da Cargil!
14gr lúpulo Chinnox, a 60 Mim;
7 gr lúpulo Magnun, a 15 min;
12gr llúpulo Saaz, a 0 min
2 pts German Lager, Levtec ou w 34/70
Mostura: 60 min a 72°
20 litros inicial, e
18 litros lavagem.
Porém, a quantidade de lavagem depende da eficiência de cada sistema.
O importante é levar 22 litros para o fermentador.
Envase 5,5gr de açúcar p/litros.
Fermentação: 7dias a 12°;
10 dias 18°, baixar até 0°, colocar 1/2 pct gelatina, deixar por 3 dias e envazar. Manter em descanso por no mínimo 10 dias, gelar e vai ser só alegria.
 
Boa tarde, se ainda não fizesse a cerva, tenho uma receita que fiz para o aniversário da minha filha. Uma excelente cerveja.
Receita Festbier para 20 litros.
3.5kg - 63% Malte Pilsen, Agrária;
1,5kg - 22% Malte Vienna, Agrari;
0,8kg - 15% Malte Munich, Agrari;
Não use malte argentino da Cargil!
14gr lúpulo Chinnox, a 60 Mim;
7 gr lúpulo Magnun, a 15 min;
12gr llúpulo Saaz, a 0 min
2 pts German Lager, Levtec ou w 34/70
Mostura: 60 min a 72°
20 litros inicial, e
18 litros lavagem.
Porém, a quantidade de lavagem depende da eficiência de cada sistema.
O importante é levar 22 litros para o fermentador.
Envase 5,5gr de açúcar p/litros.
Fermentação: 7dias a 12°;
10 dias 18°, baixar até 0°, colocar 1/2 pct gelatina, deixar por 3 dias e envazar. Manter em descanso por no mínimo 10 dias, gelar e vai ser só alegria.

Qual é a OG e FG estimada?
 
Oi pessoal

Fiz a minha receita da Oktoberfest:

5,5 kgs Pale Malt, 5 kgs Maris Otter, 3 kgs Munich malt e 2 Kgs Carahell malt. Fiz a Mosturação a 65 C; tentei chegar a 67 C, mas só atingiu 65 C, durante 90 min

Obtive 82 litros, a ferverura foi de 60 min. No início da fervura adicionei 100 g Saaz, 70 g Perle a 12 min do final e 30 g Perle no final

Coloquei o mosto em 3 fermentadores x 22 litros cada e um carboy de 5 litros, total +/-70 a 72 litros.

Deixei os fermentadores e garrafão no freezer para baixar a temperatura, devido ao facto de que não consegui arrefecer abaixo 35 C com o meu chiller.

No dia seguinte o Mosto estava em 8 C e adicionei o fermento-2 fermentadores com saflager 34/70 cada, 1 fermentador com US 05 e o garrafão 5L com levedura de cidra (para uma experiência)

Medi uma OG de 1.049

Deixei fermentar em 12 C por 14 dias, dps a temperatura a 21 C por 2 dias, a seguir baixei o freezer para 3 C.

Depois de um mês, coloquei o fermentador com US 05 no Keg e fiz carbonação , rolando o barril suavemente por 4 minutos com 30 psi.

A FG foi para 1, 0087.

Provei a cerveja ontem- Muito boa!! Apenas está turva, pois não coloquei gelatina

Aos 2 fermentadores que faltam adcionei gelatina no Sabado e vou colocar nos Kegs hoje e carbonatar

Resultado- uma cerveja que não é Session, mas uma boa cerveja

Abraço
 

Latest posts

Back
Top