Session IPA (alguma dica?)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rafael Patro

New Member
Joined
Mar 1, 2019
Messages
2
Reaction score
1
Location
Joinville
Boa tarde pessoal
Estou planejando uma Session IPA para amanhã. Segue a receita...

Malte pilsen 5 kg
Malte pale ale 3 kg
Malte trigo 2 kg
Trigo não maltado 1,5 kg
Lúpulo azacca 100 g
Lúpulo centenial 150 g
Levedura us-05 2 pct

Não tenho controle para rampas de temperatura, então... rampa única de 20ºC à 68ºC.
Todos os lúpulos no final da fervura, e metade do Azacca daqui 4 dias.
Vai fermentar entre 22 e 30ºC (conforme a previsão do tempo aqui da minha região kkk)

Estou postando pois nunca fiz essa cerveja, e se alguém puder contribuir com alguma dica, eu agradeço.
 
quanto ao lúpulo em quantos minutos para faltar você colocaria? e a levedura para esse fim de quem não tem como controlar a temperatura de fermentação seria mais adequada a Nottingham da Lallemand que tem uma faixa extensa para fermentação. e para que esse trigo? Pode deixar sua cerveja muito turva. Quantos litros vai fazer?
 
Obrigado pelas dicas! Vc provavelmente está certo quanto a levedura, e quanto ao trigo.
Pudera eu ter seguido sua sugestão, pois a cerveja já está pronta, e ficou péssima!

Coloquei 80% do lúpulo no final da fermentação (minuto zero).
Iria colocar o restante do lúpulo no 4º dia de fermentação, mas desisti (sem dry hopping).
Fermentou por 8 dias em temperatura ambiente (de 18 a 29ºC).
E mais 3 dias na geladeira (10 a 5ºC).

Volume final: 33 litros
A cerveja ficou não ficou cristalina, mas é possível enxergar através do líquido, que tb ficou levemente âmbar.
Espuma bem, mas não persiste por muito tempo.
Sinto o gosto do trigo, que não combinou com o estilo. E tb sinto uma forte adstringência.
Baixo amargor, e praticamente não sinto o lúpulo.

Além disso constatamos durante a brassagem que a panela comportava dez litros a menos do que esperávamos. E isso levou a um erro no cálculo dos ingredientes. Calculado para panela de 60 litros, mas feito em uma panela de 50 litros.

Enfim, talvez na próxima!
 
Back
Top