Serpentina de inox no fermentador pode gelar de mais?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Estou montando um fermentador com temperatura controlada (n tenho espaço pra frigobar). Basicamente será um isopor com gelo + agua, bombinha 12v com controlador ligada ao balde de 20L com isolante termico. Dentro do balde penso em colocar 5m de serpentina 3/8 de inox (a ideia é poder usar essa serpentina como chiller tambem). Meu unico medo é se por ser 5m, a agua gelada "parada" dentro dela pode baixar de mais a temperatura de fermentação? Devo mudar para um "M" de 2m apenas?
 
Entendo que não, uma vez que você parou de circular água gelada pela ação do dispositivo de controle conectado ao sensor, a temperatura do líquido sendo fermentado vai influenciar muito mais rapidamente a temperatura do líquido de refrigeração em função do maior volume e tudo se equilibra próximo à temperatura programada.
 
Dentro do balde de 20 L isolado vai ter um evaporador de algum sistema de refrigeração ou o "frio" vai ser produzido de outra forma?
 
Dentro do balde de 20 L isolado vai ter um evaporador de algum sistema de refrigeração ou o "frio" vai ser produzido de outra forma?
A ideia é ser um setup todo modular, pra que eu consiga ir aprimorando aos poucos de acordo com a necessidade. A principio o "frio" vei ser produzido por um isopor com gelo e agua. Ai ligo uma bomba 12v submersa nesse isopor pra jogar a agua gelada dentro da serpertina, que estará dentro do balde fermentador.
Pretendo isolar tudo, tanto o balde quanto as manqueiras, pra aumentar a eficiência. No futuro, tendo tempo e grana, pretendo trocar esse isopor de gelo por um sistema de compressor + alcool.
 
A ideia é ser um setup todo modular, pra que eu consiga ir aprimorando aos poucos de acordo com a necessidade. A principio o "frio" vei ser produzido por um isopor com gelo e agua. Ai ligo uma bomba 12v submersa nesse isopor pra jogar a agua gelada dentro da serpertina, que estará dentro do balde fermentador.
Pretendo isolar tudo, tanto o balde quanto as manqueiras, pra aumentar a eficiência. No futuro, tendo tempo e grana, pretendo trocar esse isopor de gelo por um sistema de compressor + alcool.
Amigo, desculpa a questão, mas se vc usar um frigobar usado não sairia mais em conta e ocuparia praticamente o mesmo espaço ou menos? Não sei onde vc mora, mas consegue encontra frigobar a menos de 400 reais ou uma geladeira, pq o espaço ocupado seria na vertical, na horizontal vc vai ocupar o mesmo ou mais com o isopor e balde. Depois pede pra envelopar q fica nova.
 
A ideia é ser um setup todo modular, pra que eu consiga ir aprimorando aos poucos de acordo com a necessidade. A principio o "frio" vei ser produzido por um isopor com gelo e agua. Ai ligo uma bomba 12v submersa nesse isopor pra jogar a agua gelada dentro da serpertina, que estará dentro do balde fermentador.
Pretendo isolar tudo, tanto o balde quanto as manqueiras, pra aumentar a eficiência. No futuro, tendo tempo e grana, pretendo trocar esse isopor de gelo por um sistema de compressor + alcool.

Vai funcionar sim, essa serpentina tem um volume de aproximadamente 1,2l, é muito pouco para alterar significativamente a temperatura dos 20l. Considere que o Inox não é um bom condutor, então essa diferença de temperatura vai passar aos poucos, conforme a temperatura da cerveja já começaria a subir normalmente. Meu conselho é vc deixar o sensor de temperatura próximo da serpentina, assim a circulação vai parar quando a cerveja perto da serpentina estiver na temperatura desejada, como a cerveja no balde tem uma movimentação natural, ela vai homogeneizar a temperatura e ligar novamente a bomba, até que a cerveja esteja na temperatura desejada...

Tenho um sistema parecido, só que uso um bebedouro de garrafão para gelar álcool e circulo dentro de um garrafão térmico de 12l, funciona perfeitamente.
 
Vai funcionar sim, essa serpentina tem um volume de aproximadamente 1,2l, é muito pouco para alterar significativamente a temperatura dos 20l. Considere que o Inox não é um bom condutor, então essa diferença de temperatura vai passar aos poucos, conforme a temperatura da cerveja já começaria a subir normalmente. Meu conselho é vc deixar o sensor de temperatura próximo da serpentina, assim a circulação vai parar quando a cerveja perto da serpentina estiver na temperatura desejada, como a cerveja no balde tem uma movimentação natural, ela vai homogeneizar a temperatura e ligar novamente a bomba, até que a cerveja esteja na temperatura desejada...

Tenho um sistema parecido, só que uso um bebedouro de garrafão para gelar álcool e circulo dentro de um garrafão térmico de 12l, funciona perfeitamente.
Ta chegando a quanto no cold crash??
 
Amigo, desculpa a questão, mas se vc usar um frigobar usado não sairia mais em conta e ocuparia praticamente o mesmo espaço ou menos? Não sei onde vc mora, mas consegue encontra frigobar a menos de 400 reais ou uma geladeira, pq o espaço ocupado seria na vertical, na horizontal vc vai ocupar o mesmo ou mais com o isopor e balde. Depois pede pra envelopar q fica nova.
Na real não, pq n faço cerveja todo mes. Entao esse setup eu desmonto todo e guardo sem problemas. Outra questão do frigobar é a baixa eficiência energética. E sobre o preço, ja tenho basicamente tudo, falta só a serpentina q esta na faixa de 120 reais, mas poderia até economizar e ir pra uma de alumínio. Cheguei a pensar bastante sobre essa questão, realmente n vale a pena um frigobar para mim.
 
Aproveitando, como ficaria o uso do aluminio como serpentina? Da de boa pra deixar a breja fermentado em contato com ele ou é cagada, melhor ir no inox mesmo ??
 
Ta chegando a quanto no cold crash??
O Cold eu consigo chegar a zero. Quanto ao alumínio, ele é controverso. Tem quem diga que ele produz substâncias tóxicas se ficar em contato com a cerveja por um longo período. Eu, particularmente, nunca encontrei nenhum estudo que comprove isso, muito pelo contrário, encontrei apenas estudos refutando esse arhumento.

O meu fermentador eu apresentei nesse tópico: Fermentador refrigerado com serpentina externa. Dá conta?
 
O que voce quer fazer é um banco de agua fria, funciona perfeitamente. Pode ate trocar por propilenoglicol, assim consegue gelar mais o liquido e resfriar mais rapido o sistema. nao vejo problemas ai no teu setup. só colocar pra funcionar. como o amigo disse acima, procure colocar o poço termico no centro da serpentina. Tinha um sistema desse com fermentador de 100l e depois fiz um com compressor e gás para um fermentador de 32l inox. ficou um autorefrigerado de 32l que gastei 1.500 no fermentador e 1.000 no sistema de compressor.
 
Ressucitando o post aqui... Estou tentando fazer esse esquema, mas estou tendo dificuldade de encontrar a peça que liga a serpentina inox a uma rosca macho de 3/8 ou 1/2.
Alguem sabe o nome dessa peça?
O DMfit que achei que iria ficar perfeito o pessoal de Getel falou que não serve para a serpentina (DMFIT - Rosca Macho - (Tubo 3/8)

Ou tem alguma ideia que faça essa ligação vedando bem? Minha ideia era usar essa serpentina numa bombona de 20L
 
algo desse tipo. Não necessariamente inox...
 

Attachments

  • Image 055.jpg
    Image 055.jpg
    23 KB · Views: 7
Ressucitando o post aqui... Estou tentando fazer esse esquema, mas estou tendo dificuldade de encontrar a peça que liga a serpentina inox a uma rosca macho de 3/8 ou 1/2.
Alguem sabe o nome dessa peça?
O DMfit que achei que iria ficar perfeito o pessoal de Getel falou que não serve para a serpentina (DMFIT - Rosca Macho - (Tubo 3/8)

Ou tem alguma ideia que faça essa ligação vedando bem? Minha ideia era usar essa serpentina numa bombona de 20L
Conector de anilha, pelo menos aqui na minha região. Dai vc escolhe o lado da anilha a depender do tubo e o lado da rosca q vc quer.
 
Ressucitando o post aqui... Estou tentando fazer esse esquema, mas estou tendo dificuldade de encontrar a peça que liga a serpentina inox a uma rosca macho de 3/8 ou 1/2.
Alguem sabe o nome dessa peça?
O DMfit que achei que iria ficar perfeito o pessoal de Getel falou que não serve para a serpentina (DMFIT - Rosca Macho - (Tubo 3/8)

Ou tem alguma ideia que faça essa ligação vedando bem? Minha ideia era usar essa serpentina numa bombona de 20L

Olá Vmoronari,

O nome dessa conexão se chama "união porca anilha". Serve para colocar em um tubo liso. Eu uso em chiller de aluminio. Deve funcionar para o seu caso também.

Mas se for inox e quiser algo definitivo à prova de vazamento eu recomendaria fazer com solda.
 
Ressucitando o post aqui... Estou tentando fazer esse esquema, mas estou tendo dificuldade de encontrar a peça que liga a serpentina inox a uma rosca macho de 3/8 ou 1/2.
Alguem sabe o nome dessa peça?
O DMfit que achei que iria ficar perfeito o pessoal de Getel falou que não serve para a serpentina (DMFIT - Rosca Macho - (Tubo 3/8)

Ou tem alguma ideia que faça essa ligação vedando bem? Minha ideia era usar essa serpentina numa bombona de 20L
Só pra te dar um norte, tem em inox, latão, bronze, vai de seu bolso, e não vaza.
 

Attachments

  • Screenshot_2021-11-18-10-32-55-864_com.mercadolibre.jpg
    Screenshot_2021-11-18-10-32-55-864_com.mercadolibre.jpg
    24.8 KB · Views: 16
Ressucitando o post aqui... Estou tentando fazer esse esquema, mas estou tendo dificuldade de encontrar a peça que liga a serpentina inox a uma rosca macho de 3/8 ou 1/2.
Alguem sabe o nome dessa peça?
O DMfit que achei que iria ficar perfeito o pessoal de Getel falou que não serve para a serpentina (DMFIT - Rosca Macho - (Tubo 3/8)

Ou tem alguma ideia que faça essa ligação vedando bem? Minha ideia era usar essa serpentina numa bombona de 20L
Eu utilizo DMFit próprio pra conexão de tubo metálico com um tubo 3/8 de inox e funciona perfeitamente...
 
Back
Top