Sempre gosto de grama no Dry Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Blz pessoal?!

Já fiz umas 11 IPA's e somente duas delas ficaram sem o gosto de grama, por pura sorte, pois foram feitas da mesma forma que as outras. Já tentei dry hop de inúmeras maneiras, segue abaixo todas elas:

Com hop bag

Lúpulo direto no fermentação secundária, transfegado (a pior experiência)

Lúpulo no fim da fermentação primaria, no mesmo balde.

Das três maneiras acima a quente (25°C) e a frio (2ºC)

Mais lúpulo, meno dias (2 dias)

Menos lúpulo, mais dias (5 dias)

As duas acima quente e frio.

Uso uma quantidade de 3 a 4 gramas de lúpulo por litro.

Não sei mais o que fazer pra não tem esse gosto de grama nas minhas ipas, teve duas q tive q jogar no ralo pq tava insuportável, as outras, algumas mais e outras menos gosto gramíneo, mas sempre tinham. :(


Alguém me de uma luz por favor :)

Abraços.
 
Marco, além do lúpulo que está usando ele está em pellet ou em flor?
Geralmente o gosto de grama é pelo tempo que o lúpulo fica em contato (geralmente mais de 10 dias - varia com a temperatura, tipo, etc...), mas você disse que fez inclusive com poucos dias.

Achei também um pouco elevada a quantidade que você utiliza... eu uso 1,5g/l (mas novamente, depende do lúpulo que usar).

Outra coisa que já tinha lido é em relação ao tempo do lúpulo... os lúpulos mais antigos e/ou armazenados incorretamente tendem a deixar este gosto de grama.
 
Olá Marco,

Quais foram os lúpulos usados no DH?


Antes eu usava vários misturados, amarillo, galaxy, chinook, etc...

Agora to na 2ª single hop, a primeira foi de galaxy, levíssimo o gosto de grama, mas ele está la (seria a melhor cerveja que fiz dentre 25 levas caso não tivesse o danado gosto de grama), a segunda, que inclusive está carbonatando, foi de nelson sauvim, ta de leve a moderado o gosto de grama.

As duas foram feita com dry hop a 25ºC por dois dias na proporção de 4g por Litro, transfegado para o segundo fermentador com hop bag de inox, um saco de inox grande q comprei na dudadiesel.

Meus lúpulos ficam no Kegerator a -0,5 graus.

Será que é muito lúpulo então?
 
Marco, além do lúpulo que está usando ele está em pellet ou em flor?
Geralmente o gosto de grama é pelo tempo que o lúpulo fica em contato (geralmente mais de 10 dias - varia com a temperatura, tipo, etc...), mas você disse que fez inclusive com poucos dias.

Achei também um pouco elevada a quantidade que você utiliza... eu uso 1,5g/l (mas novamente, depende do lúpulo que usar).

Outra coisa que já tinha lido é em relação ao tempo do lúpulo... os lúpulos mais antigos e/ou armazenados incorretamente tendem a deixar este gosto de grama.

To usando em pellet, de 3 a 4g/L. Lúpulos armazenados a 0 grau.
 
tive experiencia parecida, mas o resultado era devido ao lúpulo muito velho. Pouquíssimo aroma.

Não tentou ainda o chá de lúpulo? Máximo 3 dias. Ideal 2 dias. 15-16°.
 
Você sabe a safra do seu lúpulo? A quantidade que você usa não é muito não. Eu uso a metade, mas 3 ou 4g é bastante comum..
 
Sempre faço IPA e so fica com gosto de grama quando deixo muito tempo o lupulo dentro, tipo de 7 para mais dias.

Fiz um teste uma vez e separei em 2 fermentadores a mesma breja a unica diferença foi no dry-hop. Uma deixei por 3 dias e engarrafei e a outra deixei 10 dias.

A primeira ficou maravilhosa, ja a segunda ficou com bastante gosto de grama.

Agora o mais importante é você tirar o lúpulo de dentro da cerveja, usa o hop bag e depois dos 3 dias tira o hop e ja era. Se deixar o lúpulo la vai ficar com gosto de grama mesmo e quanto mais tempo passar pior vai ficar o gosto.
 
O lúpulo mais velho que usei foi safra 2013.

Nunca deixo mais de 2 dias a quente o hop bag, depois de tirar o hop bag sem espremer, baixo a temperatura para 0 graus e ali fica dois dias pra clarificar, mas percebo quando vou embarrilar no fundo do balde fica um resto de lama meia verde, deve ser um pó bem fico do lúpulo q passa pelo saco de inox de 150 micra, essa lama tem cheiro de gama um pouco forte...

Não consigo imaginar fazer um dry hop sem hop bag e não ter gosto de grana na cerveja. Pra mim não é possível uma coisa dessa hehe. As duas q fiz assim foram pro ralo :(
 
O lúpulo mais velho que usei foi safra 2013.

Nunca deixo mais de 2 dias a quente o hop bag, depois de tirar o hop bag sem espremer, baixo a temperatura para 0 graus e ali fica dois dias pra clarificar, mas percebo quando vou embarrilar no fundo do balde fica um resto de lama meia verde, deve ser um pó bem fico do lúpulo q passa pelo saco de inox de 150 micra, essa lama tem cheiro de gama um pouco forte...

Não consigo imaginar fazer um dry hop sem hop bag e não ter gosto de grana na cerveja. Pra mim não é possível uma coisa dessa hehe. As duas q fiz assim foram pro ralo :(

Eu faço sem hop bag, lupulagem em torno de 3 a 4 dias a uns 24 ~25 ºC (secundária) e nunca deu gosto de grama. A última que fiz foi com 2g/L, metade centennial e metade cascade, adicionados a 4 (50%), 2(25%) e 1(25%) dias da clarificação. Depois mais uns 3 dias clarificando com gelatina.
 
@Korvocore,

Vc está usando bastante lúpulo no dry hopping.... porém não é incomum. Podem ser outros fatores que tão te atrapalhando, talvez até sua percepção.

Que tipo de resultado vc tá buscando? digo, vc quer que sua cerveja fique como, buscando uma referência comercial.

Pode até ser falta de balanço na receita, passa aí uma receita que vc tenha achado que ficou muito ruim, como vc montou os maltes e fez as adições.
 
Talvez já tenha feito em tantas tentativas, mas sei lá, tenta comprar lúpulo de outro fornecedor, pode ser que o seu fornecedor não armazene adequadamente ou a safra na verdade é outra.
 
Cara, você clarifica a frio ou com gelatina essas IPAs a ponto de ficarem BEM límpidas?

Pergunto porque um caso extremamente frequente de "gosto de grama" é simplesmente turbidez do lúpulo, que nada mais é do que micro-pedações de lúpulo, fazendo a pessoa "mastigar" lúpulo ao tomar a cerveja (o que também dá a sensação de aumento de amargor).

Abraço,
 
Nossa, legal, bastante gente querendo ajudar :D

Então respondendo ao Thiago, cara, estou buscando um aroma estilo a Racer5, Sculpin, Punk IPA, nessa linha, a maioria das receitas os maltes são os mesmos:

4,00 kg Pale Malt, Maris Otter (5,9 EBC) Grão 1 66,7 %
1,75 kg *Pilsen AGRARIA (3,5 EBC) Grão 2 29,2 %
0,25 kg Carared (Weyermann) (47,3 EBC) Grão 3 4,2 %

Deixo ela em torno de 50 a 70 ibu´s, 3 adicões em média, 60, 10 e 0min.

Depois de fermentadas, todas ficam muito boas, porem sem muito aroma.

Fagner, 3 fornecedores diferentes :(

Guenther, clarifico a frio só, não coloco gelatina pq gosto delas um pouco turvas. É exatamente esses micro pedaços que ficam no resto da lama depois de clarificada, 2 dias a 0 grau, a lama fica até meio verde. Mas ela clarifica mais no postmix, na primera semana depois de carbonatada, sempre purgo dois dedos de um copo antes de tomar e sempre sai um pouco de fermento junto, depois não sai mais, fica um pouco mais clarificada e o gostinho de grama ainda ta la :(
 
Nossa, legal, bastante gente querendo ajudar :D

Então respondendo ao Thiago, cara, estou buscando um aroma estilo a Racer5, Sculpin, Punk IPA, nessa linha, a maioria das receitas os maltes são os mesmos:

4,00 kg Pale Malt, Maris Otter (5,9 EBC) Grão 1 66,7 %
1,75 kg *Pilsen AGRARIA (3,5 EBC) Grão 2 29,2 %
0,25 kg Carared (Weyermann) (47,3 EBC) Grão 3 4,2 %

Deixo ela em torno de 50 a 70 ibu´s, 3 adicões em média, 60, 10 e 0min.

Depois de fermentadas, todas ficam muito boas, porem sem muito aroma.

Fagner, 3 fornecedores diferentes :(

Guenther, clarifico a frio só, não coloco gelatina pq gosto delas um pouco turvas. É exatamente esses micros pedaços que ficam no resto da lama depois de clarificada, 2 dias a 0 grau, a lama fica até meio verde. Mas ela clarifica mais no postmix, na primera semana depois de carbonatada, sempre purgo dois dedos de um copo antes de tomar e sempre sai um pouco de fermento junto, depois não sai mais, fica um pouco mais clarificada e o gostinho de grama ainda ta la :(

Tenta usar o hopbag de tecido, ele impede de sair qualquer particula do lupulo para a breja e custa super barato para vc fazer o teste.
 
Uma coisa q não tentei foi aplicar gelatina onde seria, no meu caso, o momento de embarrilar, pra levar todos esses micro pedaços pro fundo, dai aguardar mais 1 dia e ai sim embarrilar, sacrificando a turbidez que gosto em prol do fim do gosto de grama.

A próxima vou fazer isso.
 
Acho que tem dois fatores somando aí: seu paladar sensível à este sabor e seu hop bag que está deixando passar bastante lúpulo e este ficando maior tempo em contato com a breja.

De repente seria o caso de trocar ele e também quem sabe aumentar a proporção do malte crystal aí nas suas receitas. Quem sabe...
 
Eu não uso hop-bag nenhum.... não gosto de não ter noção da utilização total do lúpulo, que é sempre menor com hop-bag. Simplesmente clarifico, seja a frio por muito tempo, ou no geral, gelatina 2 dias, e fica cristal.

Se fosse pra "apostar", eu apostaria que esse teu "gosto por turbidez", com o tempo, vai sumir. :)

Turbidez em cervejas predominantemente maltadas eu até curto. Em IPAs, prefiro límpidas porque as turvas normalmente tem amargor Harsh, ou seja, áspero... que arranha a garganta.

Abraço,
 
Cara, você clarifica a frio ou com gelatina essas IPAs a ponto de ficarem BEM límpidas?

Pergunto porque um caso extremamente frequente de "gosto de grama" é simplesmente turbidez do lúpulo, que nada mais é do que micro-pedações de lúpulo, fazendo a pessoa "mastigar" lúpulo ao tomar a cerveja (o que também dá a sensação de aumento de amargor).

Abraço,

Guenther,

Pela primeira vez estou com problema de gramineo no dry hopping. (ainda não terminou. Uma NE IPA)
São 150g de lupulo citra divididos em 3 adições.
1º são 50g em 18 graus por 24hs e subo a temperatura para 12 graus apos as 24hs (não retirando o lupulo)
2º são 50g em 12 graus por 24hs (não retirando o lupulo)
3º são 50g em 12 graus por 48hs (não retirando o lupulo)

No total os lupulos ficarão em contato com a cerveja por 4 dias.

Mas o que estou estranhando é que na primeira adição dos 50g em 18 graus, após 24hs o gramineo já estava aparecendo. Foi adicionada a segunda carga de 50g a 12º e o gramineo está lá. E hoje será inserida a terceira carga de 50g à 12 graus e ficará por 48hs
Sei que o processo ainda não terminou e está no meio, mas há chances desse gramineo sumir? Pergunto pois sempre que faço dry hopping eu vou experimentando e nunca senti isso. Achei que pudesse ser o dry hopping a 18 graus, mas já fiz com uma carga muito maior e por 4 dias a 18 graus e não apareceu nada de gramíneo.

Gostaria de sua opinião.

Valeu!
 
Guenther,

Pela primeira vez estou com problema de gramineo no dry hopping. (ainda não terminou. Uma NE IPA)
São 150g de lupulo citra divididos em 3 adições.
1º são 50g em 18 graus por 24hs e subo a temperatura para 12 graus apos as 24hs (não retirando o lupulo)
2º são 50g em 12 graus por 24hs (não retirando o lupulo)
3º são 50g em 12 graus por 48hs (não retirando o lupulo)

No total os lupulos ficarão em contato com a cerveja por 4 dias.

Mas o que estou estranhando é que na primeira adição dos 50g em 18 graus, após 24hs o gramineo já estava aparecendo. Foi adicionada a segunda carga de 50g a 12º e o gramineo está lá. E hoje será inserida a terceira carga de 50g à 12 graus e ficará por 48hs
Sei que o processo ainda não terminou e está no meio, mas há chances desse gramineo sumir? Pergunto pois sempre que faço dry hopping eu vou experimentando e nunca senti isso. Achei que pudesse ser o dry hopping a 18 graus, mas já fiz com uma carga muito maior e por 4 dias a 18 graus e não apareceu nada de gramíneo.

Gostaria de sua opinião.

Valeu!
cold crash, cold crash e cold crash.

O gramíneo normalmente está ligado ao excesso de material vegetal em suspensão. Uma clarificação boa, de uns 5 a 7 dias a 0ºC deve dar conta.
 
Na minha primeira brassagem em que fiz DH ficou um leve gramíneo, pois fiz a trasfega pela própria torneira, apesar de ter ficado uns 20 dias no cold crash. Na posterior deixei bem menos tempo a baixa temperatura, mas sifonei, e não ficou nada de gramíneo. Pode ser uma alternativa pra você!
 
Não sei se vou ajudar, pois não lembro exatamente qual foi o lúpulo, mas já aconteceu comigo de fazer dry hopping com um certo lúpulo, que eu não lembro agora, jogando diretamente no fermentador e ficou com gosto gramíneo...
Em outra oportunidade usei o mesmo lúpulo, da mesma safra, e na mesma quantidade pra dry hopping só que dessa vez no hop bag e a sensação mudou, diminuiu.
Fiquei com a sensação de que a diminuição do contato da massa vegetal do lúpulo com a cerveja teve influência.
 
Eu uso uma filtro daqueles de inox. Em ambas as situações usei, mas na que sifonei ficou boa. A primeira foi centennial, a segunda Citra.
 
Guenther,

Pela primeira vez estou com problema de gramineo no dry hopping. (ainda não terminou. Uma NE IPA)
São 150g de lupulo citra divididos em 3 adições.
1º são 50g em 18 graus por 24hs e subo a temperatura para 12 graus apos as 24hs (não retirando o lupulo)
2º são 50g em 12 graus por 24hs (não retirando o lupulo)
3º são 50g em 12 graus por 48hs (não retirando o lupulo)

No total os lupulos ficarão em contato com a cerveja por 4 dias.

Mas o que estou estranhando é que na primeira adição dos 50g em 18 graus, após 24hs o gramineo já estava aparecendo. Foi adicionada a segunda carga de 50g a 12º e o gramineo está lá. E hoje será inserida a terceira carga de 50g à 12 graus e ficará por 48hs
Sei que o processo ainda não terminou e está no meio, mas há chances desse gramineo sumir? Pergunto pois sempre que faço dry hopping eu vou experimentando e nunca senti isso. Achei que pudesse ser o dry hopping a 18 graus, mas já fiz com uma carga muito maior e por 4 dias a 18 graus e não apareceu nada de gramíneo.

Gostaria de sua opinião.

Valeu!
Olá amigo cervejeiro!

Cara, tive problemas parecidos e quando fui buscar informações descobri que segundo o Scott Janish dependendo da combinaçãode maltes isso é causado pelo excesso de lúpulo para essa combinação. Então se vc está testando a receita sugiro diminuir a quantidade de lúpulo na fervura ou no dh.
Espero ter ajudado.
Abs
 
Blz pessoal?!

Já fiz umas 11 IPA's e somente duas delas ficaram sem o gosto de grama, por pura sorte, pois foram feitas da mesma forma que as outras. Já tentei dry hop de inúmeras maneiras, segue abaixo todas elas:

Com hop bag

Lúpulo direto no fermentação secundária, transfegado (a pior experiência)

Lúpulo no fim da fermentação primaria, no mesmo balde.

Das três maneiras acima a quente (25°C) e a frio (2ºC)

Mais lúpulo, meno dias (2 dias)

Menos lúpulo, mais dias (5 dias)

As duas acima quente e frio.

Uso uma quantidade de 3 a 4 gramas de lúpulo por litro.

Não sei mais o que fazer pra não tem esse gosto de grama nas minhas ipas, teve duas q tive q jogar no ralo pq tava insuportável, as outras, algumas mais e outras menos gosto gramíneo, mas sempre tinham. :(


Alguém me de uma luz por favor :)

Abraços.
É o seguinte : também tinha problema com gosto gramíneo do DH ...passei a fazer chá de lúpulo , após o resfriamento para soltar a levedura e tirar o fermento do caminho ( a levedura absorve alguns óleos do lúpulo )para permitir que o aroma do lúpulo permaneça na cerveja., usando uma cafeteira francesa porque nada é perdido após resfriamento . Mais é obtido do que o dry-hopping convencional porque a água quente extrai mai saroma do lúpulo do que pode ser extraído em temperaturas de fermentação ....acabou o gosto gramíneo ...fica a dica
 
É o seguinte : também tinha problema com gosto gramíneo do DH ...passei a fazer chá de lúpulo , após o resfriamento para soltar a levedura e tirar o fermento do caminho ( a levedura absorve alguns óleos do lúpulo )para permitir que o aroma do lúpulo permaneça na cerveja., usando uma cafeteira francesa porque nada é perdido após resfriamento . Mais é obtido do que o dry-hopping convencional porque a água quente extrai mai saroma do lúpulo do que pode ser extraído em temperaturas de fermentação ....acabou o gosto gramíneo ...fica a dica

Interessante. Quanto ml de água usa por grama de lupulo? A cafeteira é tipo aquelas da tramontina francesa que você aperta o pó do café para o fundo? Gostei da idéia. Só tenho medo de extrair o que não deve do lúpulo.
 
Interessante. Quanto ml de água usa por grama de lupulo? A cafeteira é tipo aquelas da tramontina francesa que você aperta o pó do café para o fundo? Gostei da idéia. Só tenho medo de extrair o que não deve do lúpulo.
é o seguinte , a cafeteira é esta mesmo que vc aperta o pó , faco da seguinte forma :No final da fermentação secundária e , após resfriamento , faço um chá de lúpulo em uma cafeteira francesa de um litro. Geralmente, acrescento um litro de água a ferver e posterior resfriamento a 65 Cª e , 60 gr de lúpulo aromático, com 2 doses de Wodka , coloco no freezer , espero 20 a 30 minutos , espremo e acrescento ao balde . Este chá de lúpulo traz essencialmente o volume final de cerveja para os meus 19 litros desejados.

Então, termino a cerveja diferente após o secundário , resfrio por uma semana a 2 Cº para soltar a levedura e tirar o fermento do caminho ( a levedura absorve alguns óleos do lúpulo )para permitir que o aroma do lúpulo permaneça na cerveja. , trasfego adiciono o CHÁ , aguardo uma semana em temperatura ambiente e faço posterior priming e aguardo mais 2 semanas....IMPORTANTE : o PH da água 5,2 ou pode fazer com o própio mosto

 

Attachments

  • 1.jpg
    1.jpg
    50 KB · Views: 34
  • 5.jpg
    5.jpg
    37.5 KB · Views: 32
  • 4.jpg
    4.jpg
    24.2 KB · Views: 31
Last edited:
Revivendo esse tópico, posso dizer que ATÉ QUE ENFIM consegui fazer uma breja com esse gramíneo! E digo mais, louco ou não achei um teste super válido! Sempre ouvi falar, tinha noção do que era mas nunca tinha feito uma breja com isso... Até tentei "de propósito" uma vez mas não consegui (queria "sentir" isso pra ter como experiência). Eis que, em outra experiência ele apareceu.

Brassei uma IPA como de costume, porém devido à troca e posterior calibragem do meu novo equipamento, a eficiência subiu absurdamente e cheguei em uma IPA com 7,5% de ABV (Essa receita me entregou no máximo 5,6% anteriormente). Enfim, resolvi aproveitar pra fazer o teste de "reaproveitar o malte". Tirei 55L dessa IPA, e meti mais 45L de água em cima do malte e fiz uma nova brassagem. Essa brassagem mandou 50L pra panela de fervura (tinha um pouco ainda que ficou após a lavagem na panela de mostura) e adicionei 500g de açúcar refinado aos 10 minutos com intenção se subir um pouco a OG (que foi de 1024 no final).

Disso tudo, saíram cerca de 41L de uma breja pobre em sabor, aroma e álcool. Ela ficou com cerca de 2,2% de ABV, sem nenhum aroma seja de malte ou lúpulo, muito leve e refrescante. Daí, esse gosto de mato "matou" ela... Não ficou imbebível, mas está longe de uma breja que eu queira beber litros e litros. E acredito que, isso se deva a eu não ter removido o trub da panela de fervura. Isso mesmo, eu brassei em cima do malte da IPA, e fervi com o trub todo lá, sem novas adições de lúpulo. Ou seja, aquele lúpulo, apesar de já ter sido usado acabou que ferveu por mais 60 minutos bagunçando todo o projeto de breja. carbonatei ela até o talo e estou usando para outros testes, pra ver se tem algo a fazer. Botei em algumas amostras frutas diversas, condimentos a fim de "reduzir o gramíneo" e até vinho. De cara, nada deu certo kkkk,, Mas deixei algumas amostras dando uma maturada. Alguém já conseguiu remover o gramíneo de alguma forma?

Farei isso de novo em breve, mas removendo todo o trub. E daí, jogo o resultado aqui!
 
Eu consegui esse gosto uma vez somente e foi por c..... minha mesmo. Falta de planejamento.
Fiz uma breja de 40l finais, sem estilo, IBU uns 35, ABV 4,5%, bem maltada com cor 18 EBC, , flameout 100g de lúpulo e dryhop 200g, fermentação ale de cepa americana, breja boa de tomar. Mas devido a uma viagem só tinha um postmix livre após o cold. Embarrilei, carbonatei e tomei uma cerveja top e deixei o resto no fermentador. Tinha prometido uma breja simples para um aniversário e fiz uma cream ale e coloquei no fermentador, subindo sua temperatura para 18º.
Só fui embarrilar a outra breja uma semana depois de estar a 18º e tanãm: tava lá o gramíneo!!!!!
Claro que o dh ficou em contato com a breja por 1 dia a quente + uns5 a frio + uns 10 a quente por pura falta de planejamento e o resultado foi um gosto de grama recém cortada.....
Bem, esse é o meu relato.
Planejem as suas levas para não perderem 20l de uma super breja para o jardim.
 
Back
Top