Sementes de lúpulo: como e quando plantar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GZZ

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
14
Reaction score
5
Boa tarde amigos.

Importei 200 sementes de lúpulo deste link:
http://www.ebay.co.uk/itm/Herb-Humu...ds-/321130277126?ssPageName=ADME:L:OC:US:3160

Alguém sabe qual a melhor forma de plantá-las, vi em um outro forum gente defendendo plantar no algodão molhado até germinar, gente defendendo num vaso pequeno de terra seca e regar 1 colher de sopa de água por dia, largar de três em três em um buraquinho com adubo, de uma em uma, etc...

Alguém já fez e deu certo? E de que jeito, não queria desperdiçar sementes testando os 412 métodos diferentes que encontrei por aí.

Abraço!
GZ
 
acredito que vc terá que desenvolver o 413º método, visto que até agora ninguém obteve um bom resultado aqui no Brasil.
 
Bah, muito legal isto. Eu estava procurando rizomas para plantar mas sementes são legais também. Você sabe que de variedade de Lúpulo são estas sementes?
Abraço.
 
Eu moro em sítio e já tentei plantar lúpulos lá.
Tem predominância de sol muito boa e o solo também é de excelente qualidade.

Eu tentei a partir de 10 sementes e nenhuma brotou.
Pelo que li o lúpulo não gosta de umidade excessiva, então muitas chuvas podem prejudicar na fase de crescimento da planta, assim como também o ideal é um clima mais seco e frio.

Lúpulo aqui no Brasil não tem jeito, tudo está contra ele, é como tentar plantar bananeiras ou coqueiros no leste europeu.

Outra coisa que sei é que o lúpulo não é hermafrodita, a polinização se faz necessária nesse caso, sendo que as fêmeas que produzem os cones de lúpulo.
 
Eu moro em sítio e já tentei plantar lúpulos lá.
Tem predominância de sol muito boa e o solo também é de excelente qualidade.

Eu tentei a partir de 10 sementes e nenhuma brotou.
Pelo que li o lúpulo não gosta de umidade excessiva, então muitas chuvas podem prejudicar na fase de crescimento da planta, assim como também o ideal é um clima mais seco e frio.

Lúpulo aqui no Brasil não tem jeito, tudo está contra ele, é como tentar plantar bananeiras ou coqueiros no leste europeu.

Outra coisa que sei é que o lúpulo não é hermafrodita, a polinização se faz necessária nesse caso, sendo que as fêmeas que produzem os cones de lúpulo.

Eu plantei 5 sementes em vasos e 2 brotaram, uma ta vigorando bem a outra ta meio devagar.
Hj nós temos muita gene plantando lúpulos em casa aqui no Paraná, mais conheço gente do RS, SC, Interior de SP e até Brasilia. A planta se da melhor com a incidência de sol por 16hr por dia, mais no meu caso que só tenho 9hr de sol eu compenso com luz artificial, principalmente nos estagios iniciais da planta.
 
Cara, falei com um cara, o Fil, que tem um sitio perto do condomínio da GM em gravataí/RS q plantou e tá vingando,



segundo ele...ao vivo o cara era bem de boas. Acho q vale tentar um contato.







http://cervejariafil.com.br/







Tinha um outro blog, mas não lembro aonde de um cara plantando com muito sucesso aí pro interior...até no post haviam várias infos interessantes sobre o processo. Se eu achar, posto....achei:



http://www.cervejahenrikboden.com.br/plantacao-de-lupulo-na-serra-gaucha/







abs
 
Uma coisa que vi acontecer algumas vezes é o lúpulo vingar, ele cresce, fica bonito mas o cone não fecha (devido as condições climaticas nao favoraveis), então ele nao completa o ciclo e por mais que esteja muito bonito de se ver, quando você cheira ele tem aquele odor de cebola/alho.
 
Uma pergunta para o pessoal que já conseguiu fazer pelo menos uma colheita. Quantos gramas de lúpulo vocês conseguiram por planta? E alguém sabe qual é a média por planta?
 
Acho que se faz necessario um estudo mais completo de necessidades de nutrientes da planta e clima ... Muito provavelmente o cultivo so vai dar certo em estufas e casas de vegetação ... Estou estudando o caso ... Seria interessante uma uniao dos interessados pra ver se conseguimos colocar o Brasil no mapa dos produtores de lupulos ... Tem mta terra, diversidade gde de clima, etc ...
 
Alguém já comprou as sementes do ML? To pensando em comprar, mas queria ter certeza que nascem
 
Difícil saber se a semente é verdadeira... Já comprei de 3 vendedores e cada pacotinho tinha um tipo de semente. E apenas de um pacote brotou e nasceu um girassol. E outra peculiaridade é que plantas de lúpulo a partir se semente nascem com uma identidade completamente nova. Assim nunca se saberá qual espécie/características ela terá exatamente. Pode-se é claro chegar a uma avaliação através do uso e testes. Mas recomendo buscar rizomas ou mudas. Entra no lupulodarecosta.com
 
Difícil saber se a semente é verdadeira... Já comprei de 3 vendedores e cada pacotinho tinha um tipo de semente. E apenas de um pacote brotou e nasceu um girassol. E outra peculiaridade é que plantas de lúpulo a partir se semente nascem com uma identidade completamente nova. Assim nunca se saberá qual espécie/características ela terá exatamente. Pode-se é claro chegar a uma avaliação através do uso e testes. Mas recomendo buscar rizomas ou mudas. Entra no lupulodarecosta.com

Cara comprei no ebay/UK e brotou nasceu e começou a crescer e germinou o primeiro lupulo, soh q o tal cone está mais para tomate cereja do q pra lupulo hahuahuahu fui enganado :smack:
 
Plantei mudas já prontas, 02 cascade e 02 Chinook. Todas indo muito bem! já subiram mais de 2m na estrutura que montei. Esperam que sejam femeas conforme vendedor informou.
 
Uma pergunta para o pessoal que já conseguiu fazer pelo menos uma colheita. Quantos gramas de lúpulo vocês conseguiram por planta? E alguém sabe qual é a média por planta?

Eu tambem comprei algumas sementes e estou na esperança de chegar, ando estudando bastante a respeito, nao me recordo onde vi, mas é algo em torno de 2kg por planta em cada colheita.

existe um canal excelente que tenho acompanhado no youtube, chama-se LUPULO GAUCHO
 
Alguém conhece o Lúpulos da Serra? No instagram ele é @lupulos_da_serra. Eles vendem mudas, e até dizem que vem com garantia!
 
Eu moro em sítio e já tentei plantar lúpulos lá.
Tem predominância de sol muito boa e o solo também é de excelente qualidade.

Eu tentei a partir de 10 sementes e nenhuma brotou.
Pelo que li o lúpulo não gosta de umidade excessiva, então muitas chuvas podem prejudicar na fase de crescimento da planta, assim como também o ideal é um clima mais seco e frio.

Lúpulo aqui no Brasil não tem jeito, tudo está contra ele, é como tentar plantar bananeiras ou coqueiros no leste europeu.

Outra coisa que sei é que o lúpulo não é hermafrodita, a polinização se faz necessária nesse caso, sendo que as fêmeas que produzem os cones de lúpulo.

Verdade é difícil e ao mesmo tempo empolgante.
Várias cultura que produzimos hj seriam impossível de cultivar a 30 anos atrás. Soja, trigo, uva, maçã, mirtilo tá entrando na lista, e tem outras. Muitas dessas estão sendo cultivadas no nordeste e são exportadas. Então quem sabe o lupulo entra nessa lista. Tudo é questão de melhoramento e manejo e fisiologia vegetal, mas é claro que leva tempo
 
Entrando agora nessa conversa, eu já planto a 4 anos aqui em casa, já fiz várias colheitas, já inseri nas brassagens, e foi muito bom, depois da safra já pode podar que ira crescer novamente, vou ver se mando umas fotos, comprei mudas em uma amigo que comercializa. Login • Instagram meus vídeos também mostro o que plantei aos 6 minutos do vídeo e no final do vídeo aos 22 minutos mostro a colheita dos lúpulos... abraços e estamos à disposição [email protected]
 
Last edited:
Pessoal,
o plantio de lúpulo não deve ser feito por sementes.
Sementes é para programas de melhoramento onde plantas machos e fêmeas são importantes para o processo de cruzamento.

A presença de plantas machos em cultivos artesanais ou comerciais tem potencial de comprometer a qualidade e a produtividade do plantio.

O uso de rizomas é um procedimento interessante, mas com potencial de disseminação de diferentes problemas ligadas a praga e doenças pela dificuldade de controle. A comercialização de rizomas deve ser realizada por viveiros/fornecedores qualificados com registro no Ministério de Agricultura (MAPA), supervisionados por responsável técnico credenciado.

Na minha opinião a melhor forma de propagação é por mudas originadas por estaquia e proveniente de viveiros com registro no RENASEM/MAPA. Desta forma além de segurança fitossanitária, tem-se segurança quanto a procedência e qualidade do material. Compra-se Cascade, tendo certeza que é Cascade.
Apos a compra de algumas matrizes, de diferentes cultivares, o próprio produtor pode produzir mudas, ampliando a área plantada, devido a facilidade de multiplicação das mudas por estaquia. Contudo é importante a presença de um responsável técnico no caso de uma produção comercial.

Abaixo segue uma foto de umas mudinhas despretensiosas de cascade feito na varanda de casa, aguardando a transferência para saquinhos.
WhatsApp Image 2021-11-23 at 10.31.06.jpeg

Abraços.
 
Back
Top