• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Sementes de lúpulo: como e quando plantar

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Pimentone

New Member
Afiliado
14/1/16
Mensagens
2
Entrando agora nessa conversa, eu já planto a 4 anos aqui em casa, já fiz várias colheitas, já inseri nas brassagens, e foi muito bom, depois da safra já pode podar que ira crescer novamente, vou ver se mando umas fotos, comprei mudas em uma amigo que comercializa. Login • Instagram meus vídeos também mostro o que plantei aos 6 minutos do vídeo e no final do vídeo aos 22 minutos mostro a colheita dos lúpulos...
abraços e estamos à disposição [email protected]
 
Última edição:

gourmand

Member
Afiliado
26/12/16
Mensagens
10
Localização
Pelotas/RS
Pessoal,
o plantio de lúpulo não deve ser feito por sementes.
Sementes é para programas de melhoramento onde plantas machos e fêmeas são importantes para o processo de cruzamento.

A presença de plantas machos em cultivos artesanais ou comerciais tem potencial de comprometer a qualidade e a produtividade do plantio.

O uso de rizomas é um procedimento interessante, mas com potencial de disseminação de diferentes problemas ligadas a praga e doenças pela dificuldade de controle. A comercialização de rizomas deve ser realizada por viveiros/fornecedores qualificados com registro no Ministério de Agricultura (MAPA), supervisionados por responsável técnico credenciado.

Na minha opinião a melhor forma de propagação é por mudas originadas por estaquia e proveniente de viveiros com registro no RENASEM/MAPA. Desta forma além de segurança fitossanitária, tem-se segurança quanto a procedência e qualidade do material. Compra-se Cascade, tendo certeza que é Cascade.
Apos a compra de algumas matrizes, de diferentes cultivares, o próprio produtor pode produzir mudas, ampliando a área plantada, devido a facilidade de multiplicação das mudas por estaquia. Contudo é importante a presença de um responsável técnico no caso de uma produção comercial.

Abaixo segue uma foto de umas mudinhas despretensiosas de cascade feito na varanda de casa, aguardando a transferência para saquinhos.
WhatsApp Image 2021-11-23 at 10.31.06.jpeg
Abraços.
 
Topo