Sem espuma na porter!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danilo Breda

Well-Known Member
Joined
Apr 21, 2020
Messages
64
Reaction score
19
Location
Linhares
Pessoal, estou com um problema de pouca ou quase zero espuma na minha porter, e dados alguns artigos que li a respeito disso, inclusive um com base no livro do "papa da espuma", a opção mais viável aqui seria aumentar a quantidade de malte de trigo na receita (o camarada Edgar do fórum aqui também deu esta dica). A questão é, a que ponto posso diminuir o Pale Ale e aumentar o malte de trigo, pra manter o abv e não prejudicar o sabor ou não gerar alguma outra característica diferente? Há esse problema de modificar alguma característica da breja em questão? Quantos % de malte de trigo seria a escolha de vocês nessa receita? Agradeço muito! Ah, lembrando que a carbonatação usada pra essa breja está de acordo com a tabela, não lembro ao certo a quantidade mas é menos que as ALEs.
 

Attachments

  • Screenshot_20210316-134545.png
    Screenshot_20210316-134545.png
    82.7 KB · Views: 44
Cara. Acho q vc tem que ver alguma falha no seu processo que está afetando a sua espuma. Pq nessa receita que vc postou aí não tem nada que afete negativamente a espuma. Pelo contrário, já tem 10% de mate de trigo.
Vc tem q ver é algo no seu processo, como rampas de mostura, pH, carbonatação, se ta colocando algum adjunto gorduroso (cacau por exemplo), se tem excesso de detergente nas garrafas...
 
Cara. Acho q vc tem que ver alguma falha no seu processo que está afetando a sua espuma. Pq nessa receita que vc postou aí não tem nada que afete negativamente a espuma. Pelo contrário, já tem 10% de mate de trigo.
Vc tem q ver é algo no seu processo, como rampas de mostura, pH, carbonatação, se ta colocando algum adjunto gorduroso (cacau por exemplo), se tem excesso de detergente nas garrafas...
Então, agora que falou, coloquei sim extrato natural de avelã no envase. Acha que o problema pode ser contornado de alguma maneira? Add algo para anular esse problema do adjunto gorduroso?
 
Avelã é altamente oleagenoso. O Extrato deve ter bastante óleo e isso afeta diretamente a formação e a retenção da espuma
 
Avelã é altamente oleagenoso. O Extrato deve ter bastante óleo e isso afeta diretamente a formação e a retenção da espuma
Pois é, problema (ou não) é que a avelã deixou a breja sensacional! Daí seria uma coisa que eu realmente não quero mudar.. Penso em talvez aumentar a porcentagem de malte de trigo pra tentar contornar o problema, porém não sei se 20 ou 30% traria algum problema no sabor da cerveja, ou em qualquer outra coisa.
 
Aposto também na gordura da avelã... Uma técnica que me foi recomendada por um cervejeiro com experiência no assunto é tostar as avelãs no forno, e secá-las com papel toalha ou similar para absorver parte dos óleos...

Achei esse link aqui com uma técnica diferente que parece ser bem interessante: Fat Washing - Using Fatty or Oily Foods in Homebrew
 
mas foi extrato ou essencia... extrato geralmente é solução em agua e/ou alcool... nao costuma ter o oleo
Foi extrato mesmo.

Aposto também na gordura da avelã... Uma técnica que me foi recomendada por um cervejeiro com experiência no assunto é tostar as avelãs no forno, e secá-las com papel toalha ou similar para absorver parte dos óleos...

Achei esse link aqui com uma técnica diferente que parece ser bem interessante: Fat Washing - Using Fatty or Oily Foods in Homebrew
É.. Dessa vez eu comprei o extrato, foda que fazer extrato demooora uns 4 meses pra ficar top mesmo, mas to pensando nessa hipótese também. Boa dica.

Mas pra resolver a cerva por enquanto, acham que nada né?
 
Uma sugestão é dividir a próxima tentativa em 2 baldes.
Em um adiciona o extrato e no outro não.

Aí você consegue descobrir se o problema é no extrato ou no seu processo.

Mas você já está com a quantidade recomendada de trigo para ajudar na espuma.
 
Hahaha foi ler mesmo o papa né! Show Man!
Não tenho esperiencia com essa "gordura" que tantos dizem... Mas enfim, fiz uma porter hoje sem trigo. Foi Pale Ale, cara Gold, melano e Black... Vou botar extrato de cacau, vamos ver se ficará como no seu caso!
 
Fiz uma porter final de semana, e daqui uns dias posto o resultado de como ficou a espuma;
Utilizei
3800 viking pilsner malt light
0,500 malte munique
0,250 malte chateau crystal
0,250 malte chocolate
0,500 malte chateau special B
0,250 flocos de aveia tipo grosso
0,100nibs de cacau (5 minutos ao final da fervura)

Espero que fique com boa espuma
 
Pessoal, estou com um problema de pouca ou quase zero espuma na minha porter, e dados alguns artigos que li a respeito disso, inclusive um com base no livro do "papa da espuma", a opção mais viável aqui seria aumentar a quantidade de malte de trigo na receita (o camarada Edgar do fórum aqui também deu esta dica). A questão é, a que ponto posso diminuir o Pale Ale e aumentar o malte de trigo, pra manter o abv e não prejudicar o sabor ou não gerar alguma outra característica diferente? Há esse problema de modificar alguma característica da breja em questão? Quantos % de malte de trigo seria a escolha de vocês nessa receita? Agradeço muito! Ah, lembrando que a carbonatação usada pra essa breja está de acordo com a tabela, não lembro ao certo a quantidade mas é menos que as ALEs.
Cara .. ajuste sua água com 95 ppm Ca ....150 Cloreto .... 150 Sulfato ... 150 Bicarbonato
NÃO EXISTE TRIGO em PORTER !!! .... e nem AVEIA !!!

O malte Pale Ale Maris Other é o mais autêntico, . Embora não seja autêntico, um pouco de malte Munich em 10% do grão) é uma boa adição à complexidade macia desta cerveja. O malte cristal é vital, pois dá sabor e cor a nozes e caramelo. Porter deve ter um tom avermelhado escuro e não preto , e o cristal vai ajudar com isso. Isso significa que você deve ir com os maltes cristal de torragem mais alta (80-120 ° L), a uma taxa de cerca 0,250 a 0,45 kg para 20 lt

Para um Porter “marrom”, adicione um pouco de malte de chocolate, de até 0,5 0,25 kg em 20 lt . Você não quer exagerar, pois não quer deixar a cerveja muito escura, ou ter um sabor muito torrado. Para um “robusto porter”, o malte preto é a resposta, até um máximo de 180 gr em 20 lt . Novamente, não exagere. Você quer provar o sabor amargo e torrado do malte preto, mas não quer que ele domine a cerveja. E, claro, você pode misturar preto e chocolate se quiser, mas mantenha o malte torrado total em um máximo de 0,25 kg para 20 lt
Brassagem 67-68º....espere estabilizar temperatura ... desligue o fogo ....tampe a panela ...espere 90 min Fermentação : S04 18º 7 dias ... 22º 4 dias ....0º .....7 dias ...engarrafe com 4,5 gr açucar lt ....e espere 30 dias para maturar
Se quiser usar extrato ....coisa que eu acho que não combina com o stilo ....use no envase ....vá titulando em 1 lt os extratos da Otker e veja até onde quer chegar ....são extratos alo[olicos ....e PREPARE PARA A PROXIMA BREJA
Simples assim
 
Last edited:
Pessoal, estou com um problema de pouca ou quase zero espuma na minha porter, e dados alguns artigos que li a respeito disso, inclusive um com base no livro do "papa da espuma", a opção mais viável aqui seria aumentar a quantidade de malte de trigo na receita (o camarada Edgar do fórum aqui também deu esta dica). A questão é, a que ponto posso diminuir o Pale Ale e aumentar o malte de trigo, pra manter o abv e não prejudicar o sabor ou não gerar alguma outra característica diferente? Há esse problema de modificar alguma característica da breja em questão? Quantos % de malte de trigo seria a escolha de vocês nessa receita? Agradeço muito! Ah, lembrando que a carbonatação usada pra essa breja está de acordo com a tabela, não lembro ao certo a quantidade mas é menos que as ALEs.
Posso afirmar com 90% do seu problema quanto a falta de formação de espuma e retenção, está ligado diretamente a adição da avelã. Quando falo que minha certeza é 90%, isso se dá pois nao tenho experiência com extrato ou essência
Pessoal, estou com um problema de pouca ou quase zero espuma na minha porter, e dados alguns artigos que li a respeito disso, inclusive um com base no livro do "papa da espuma", a opção mais viável aqui seria aumentar a quantidade de malte de trigo na receita (o camarada Edgar do fórum aqui também deu esta dica). A questão é, a que ponto posso diminuir o Pale Ale e aumentar o malte de trigo, pra manter o abv e não prejudicar o sabor ou não gerar alguma outra característica diferente? Há esse problema de modificar alguma característica da breja em questão? Quantos % de malte de trigo seria a escolha de vocês nessa receita? Agradeço muito! Ah, lembrando que a carbonatação usada pra essa breja está de acordo com a tabela, não lembro ao certo a quantidade mas é menos que as ALEs.
Posso afirmar com 90% que seu problema quanto a falta de formação de espuma e retenção no copo, está ligado diretamente a adição da avelã. (como ja disseram os colegas aqui). Quando falo que minha certeza é 90%, isso se dá pois nao tenho experiência com extratos ou essências, porém afirmo com 101% de certeza que gordura na cerveja é altamente prejudicial. Um exemplo prático, outra vez brassei uma Stout com adição de Coco (Coconot Stout). Ótima cerveja e com a carbonatacao excepcional! porém com um detalhe... Estava parecendo uma Coca-Cola! sem retenção nenhuma. E para não dizer que não existia nenhuma, ao colocá lá no copo, subia rapidamente uma enorme formação de espuma porém com bolhas muito grandes, mas não durava nada no copo, como disse era exatamente como a Coca-Cola. Seguem duas fotos anexas, e nelas são nítidas a perda da formação da espuma. Abraço e boas brejas...
 
Cara .. ajuste sua água com 95 ppm Ca ....150 Cloreto .... 150 Sulfato ... 150 Bicarbonato
NÃO EXISTE TRIGO em PORTER !!! .... e nem AVEIA !!!

O malte Pale Ale Maris Other é o mais autêntico, . Embora não seja autêntico, um pouco de malte Munich em 10% do grão) é uma boa adição à complexidade macia desta cerveja. O malte cristal é vital, pois dá sabor e cor a nozes e caramelo. Porter deve ter um tom avermelhado escuro e não preto , e o cristal vai ajudar com isso. Isso significa que você deve ir com os maltes cristal de torragem mais alta (80-120 ° L), a uma taxa de cerca 0,250 a 0,45 kg para 20 lt

Para um Porter “marrom”, adicione um pouco de malte de chocolate, de até 0,5 0,25 kg em 20 lt . Você não quer exagerar, pois não quer deixar a cerveja muito escura, ou ter um sabor muito torrado. Para um “robusto porter”, o malte preto é a resposta, até um máximo de 180 gr em 20 lt . Novamente, não exagere. Você quer provar o sabor amargo e torrado do malte preto, mas não quer que ele domine a cerveja. E, claro, você pode misturar preto e chocolate se quiser, mas mantenha o malte torrado total em um máximo de 0,25 kg para 20 lt
Brassagem 67-68º....espere estabilizar temperatura ... desligue o fogo ....tampe a panela ...espere 90 min Fermentação : S04 18º 7 dias ... 22º 4 dias ....0º .....7 dias ...engarrafe com 4,5 gr açucar lt ....e espere 30 dias para maturar
Se quiser usar extrato ....coisa que eu acho que não combina com o stilo ....use no envase ....vá titulando em 1 lt os extratos da Otker e veja até onde quer chegar ....são extratos alo[olicos ....e PREPARE PARA A PROXIMA BREJA
Simples assim
Bro, eu respeito mas sinceramente não me importo em ficar seguindo regra de receita, que não pode isso ou aquilo. Tô mais preocupado em ter espuma na minha breja do que isso. Mas obrigado pela dica do ajuste da água, vou pesquisar melhor sobre isso porque confesso que nunca me preocupei com isso. Ah, e o extrato de avelã deixou um aroma foda que combinou muito com a breja, vale a pena testar! Valeu fera!
 
Bro, eu respeito mas sinceramente não me importo em ficar seguindo regra de receita, que não pode isso ou aquilo. Tô mais preocupado em ter espuma na minha breja do que isso. Mas obrigado pela dica do ajuste da água, vou pesquisar melhor sobre isso porque confesso que nunca me preocupei com isso. Ah, e o extrato de avelã deixou um aroma foda que combinou muito com a breja, vale a pena testar! Valeu fera!
Essa história de não se importar com regras , também não me interessa , o que lhe passei foi na boa .. como fazer uma VERDADEIRA Porter ... e o esquema de brassagem... o problema de retenção de espuma JÁ tinham comentado , então não me ative a ele .... faça então do seu jeito ....cada cabeça uma sentença
 
Hahaha foi ler mesmo o papa né! Show Man!
Não tenho esperiencia com essa "gordura" que tantos dizem... Mas enfim, fiz uma porter hoje sem trigo. Foi Pale Ale, cara Gold, melano e Black... Vou botar extrato de cacau, vamos ver se ficará como no seu caso!
Fui sim, certeza! Haha toop, conta depois como ficou a breja! Vou fazer uma nova tentativa esse fim de semana.
 
Fiz uma porter final de semana, e daqui uns dias posto o resultado de como ficou a espuma;
Utilizei
3800 viking pilsner malt light
0,500 malte munique
0,250 malte chateau crystal
0,250 malte chocolate
0,500 malte chateau special B
0,250 flocos de aveia tipo grosso
0,100nibs de cacau (5 minutos ao final da fervura)

Espero que fique com boa espuma
Tomara mesmo amigo! Embora ja li alguns relatos de que na fervura os nibs ficam meio apagados.. Mas conta aí depois! Vai que...
 
Olá confrades, final de semana irei brassar minha primeira Porter.
Malte Pilsen 82%
Malte Café 4.5%
Malte Cara Gold 4.5%
Malte Chocolate 4,5 %
Malte de trigo 4,5%

Lúpulo fuggle 20 IBU (50min e 10 Min)
Levedura S-04

Vamos ver como vai ficar.
 

Latest posts

Back
Top