Secagem de mangueiras e tubos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuiSpin

Well-Known Member
Joined
May 18, 2020
Messages
100
Reaction score
51
Location
Sorocaba
Pessoal..

Voces podem me dizer como fazem para secar mangueira, tubos e outras conexoes usados no processo de produçao apos a higienizaçao dos mesmos?

Tenho muito problema principalmente com um tubo de enchimento de garrafas que uso e que nao consigo fazer com que seque totalmente. Tenho medo de que a umidade que sobrou possa gerar mofo e depois contaminar as cervejas no momento do envase.
Tambem tive esse problema com a mangueira que utilizei para o blowoff na ultima leva.

Enfim... sugestoes?
 
Simplesmente deixo secar ao ar livre antes de guardar, sem stress e sem problema.

Tubo de blowoff a dica é deixar de molho em agua com um pouco de Vanish em pó sem cheiro, desgruda toda a craca que ressecou lá dentro. Depois disso enxagua, deixa secar e guarda.

O tubo enchedor eu desmonto pra lavar. Esse sim , se não desmontado, retém resíduo que depois de uns dias fica feio...

Abs
 
Costumo também lavar as mangueiras e conexões, borrifar álcool 70 e deixar elas ao ar livre de um dia para o outro penduradas em um tipo de "varal" e depois guardo com os demais apetrechos... Mesmo assim uma vez tive mofo em uma mangueira cristal que usava para tu transferir o mosto da panela pro fermentador. Acabei jogando fora. Por isso acho importante antes do próximo uso passar uma água e álcool de novo. Se usar bomba, recomendo desmontar para lavar bem e deixar desmontada até a proxima brassagem
 
Costumo também lavar as mangueiras e conexões, borrifar álcool 70 e deixar elas ao ar livre de um dia para o outro penduradas em um tipo de "varal" e depois guardo com os demais apetrechos... Mesmo assim uma vez tive mofo em uma mangueira cristal que usava para tu transferir o mosto da panela pro fermentador. Acabei jogando fora. Por isso acho importante antes do próximo uso passar uma água e álcool de novo. Se usar bomba, recomendo desmontar para lavar bem e deixar desmontada até a proxima brassagem

Legal Edgar.
A bomba é complicada mesmo. Eu apenas lavo bem. Na brassagem seguinte, aqueço um pouco mais de água do que o necessário para a brassagem e "corro" pelo sistema, descartando em seguida. Tem um efeito bom , na minha opinião.

Abs
 
Pessoal..

Voces podem me dizer como fazem para secar mangueira, tubos e outras conexoes usados no processo de produçao apos a higienizaçao dos mesmos?

Tenho muito problema principalmente com um tubo de enchimento de garrafas que uso e que nao consigo fazer com que seque totalmente. Tenho medo de que a umidade que sobrou possa gerar mofo e depois contaminar as cervejas no momento do envase.
Tambem tive esse problema com a mangueira que utilizei para o blowoff na ultima leva.

Enfim... sugestoes?
Bom dia amigo. Com relação ao tubo de encher a garrafa, eu não utilizo. com relação as mangueiras, coloque na maquina de lavar com pouco de agua sanitária e depois de lavar seque ao sol.
abraço
 
Eu sempre passo água e depois solução de iodo logo após o uso pra não grudar nada e deixo secando ao ar livre.

Tem gente que guarda as mangueiras cheias de álcool e usam uma união ou emenda igual da foto pra deixar ela fechada.


1594400436866.png
 
O problema nao e nem a higienizacao, mas a secagem depois pra nao ter problemas...

Fiz o que falaram aqui de deixar no sol e consegui que secasse bem.. Tambem tentei desmontar o enchedor de garrafas e com um pouco mais de confiança ele abriu e foi bem de boa pra secar.

Valeu pelas respostas.

PS. Com certeza antes de utilizar eu vou higienizar e sanitizar novamente... :D
 
Legal Edgar.
A bomba é complicada mesmo. Eu apenas lavo bem. Na brassagem seguinte, aqueço um pouco mais de água do que o necessário para a brassagem e "corro" pelo sistema, descartando em seguida. Tem um efeito bom , na minha opinião.

Abs
cara, eu também pensava assim, sempre lavo após a brassagem, ligo ela só com água e às vezes até deixo com álcool dentro. Até que um dia antes da brassagem resolvi desmontar a bomba, e ela estava ainda com resquícios da última brassagem. E por coincidência, hoje resolvi desmontar ela inteira (Eu uso aquelas de máquina de lavar) e descobri que na parte de trás (onde vai o motor) Acumula líquido, pois a bomba é refrigerada pelo mesmo. E, por mais que circule água sempre fica mosto lá. Está desmontada, em uma solução sanitizante neste momento.
 
cara, eu também pensava assim, sempre lavo após a brassagem, ligo ela só com água e às vezes até deixo com álcool dentro. Até que um dia antes da brassagem resolvi desmontar a bomba, e ela estava ainda com resquícios da última brassagem. E por coincidência, hoje resolvi desmontar ela inteira (Eu uso aquelas de máquina de lavar) e descobri que na parte de trás (onde vai o motor) Acumula líquido, pois a bomba é refrigerada pelo mesmo. E, por mais que circule água sempre fica mosto lá. Está desmontada, em uma solução sanitizante neste momento.

Entendi , acho que varia mesmo de bomba pra bomba.
No meu caso uso a Chugger Pump, cabeça de inox, desmontei uma vez após ~30 brassagens , estava bastante limpa. Esse tipo de bomba existe desacoplamento mecânico com o motor, é tudo magnético, então existem menos áreas de depósito.

Abs
 
Eu costumo lavar, rodando água quente. Depois dou umas sprayzadas boas de alcool dentro, que ajuda a evaporar a agua e acaba secando rápido.

abs
 
Pessoal..

Voces podem me dizer como fazem para secar mangueira, tubos e outras conexoes usados no processo de produçao apos a higienizaçao dos mesmos?

Tenho muito problema principalmente com um tubo de enchimento de garrafas que uso e que nao consigo fazer com que seque totalmente. Tenho medo de que a umidade que sobrou possa gerar mofo e depois contaminar as cervejas no momento do envase.
Tambem tive esse problema com a mangueira que utilizei para o blowoff na ultima leva.

Enfim... sugestoes?
Amigo. Faça enxágue com água fervendo e deixa em local arejado. A água fervendo evapora e não deixa gotículas e um local arejado ajuda com o restante do processo.
 
Back
Top