• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

seuguima

Member
Afiliado
13/10/15
Feito isso, proceda com a clarificação (baixar a temperatura do fermentador o mais baixo possível desde que não congele a cerveja) durante uns 7 dias, e depois vá para o envase.

Bom dia Pessoal!

Logo após os 7 dias da clarificação em baixa temperatura, devo esperar a cerveja ficar em temperatura ambiente ou posso envasar em temperatura próxima de zero?

Obrigado pela ajuda por este post que está ajudando bastante!

Abraço

fcamello

Well-Known Member
Afiliado
17/7/14
Bom dia, seuguima,

Pode e deve envasar com a temperatura baixa! Boa sorte!

Abraço!

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Quanto mais baixa a temperatura menor a oxidação. Manda bala

Julian

Well-Known Member
Afiliado
19/12/15
Virei fã do Fórum só com esse Post. Foi minha primeira leitura do fórum, mas já foi suficiente. Parabéns.

Loujb

New Member
Afiliado
19/12/15
Tenho dúvidas. Após a maturação, quando se engarrafa com priming qual temperatura devo deixar.

Loujb

New Member
Afiliado
19/12/15
No caso após o priming e a refermentação posso guardar a temperatura ambiente ou devo pasteurizar.

Afiliado
14/12/15
Guenther, excelente post! Parabéns!

Sou novo tanto nessa lida, quanto aqui no fórum.
Fiz minha primeira Brassagem no dia 19/12, e com certeza será a primeira de muitas!
Já tive um probleminha, postei minha dúvida em um novo tópico, e o pessoal já está ajudando! Show de bola...

Fóruns como esse, são de grande valia para o aprendizado inicial.
Estou muito satisfeito com o conteúdo, com a maturidade e com o nível de compartilhamento de informações.

Hoje em dia, não há motivos para não divulgar o que você sabe. Existem conteúdos e informações disponíveis por todos os cantos;
Mas a grande diferença está nos pequenos detalhes que cada um irá identificar através da técnica e experiência adquirida.

Um abraço e bora fazer cerveja!

Leo.

Kurt

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
No caso após o priming e a refermentação posso guardar a temperatura ambiente ou devo pasteurizar.
Se vc pasteurizar, vai matar o fermento que utilizaria o priming para gerar o CO2 na garrafa. Aliás, não é recomendado pasteurizar a cerveja em casa, existe muito risco de explosão das garrafas. Isso é sério, causa acidentes graves.

E respondendo sua questão anterior, após engarrafar com priming deixe as garrafas em temperatura ambiente, dentro da faixa de trabalho do fermento, para que ele possa gerar o CO2.

EduRomanos

Member
Afiliado
30/12/15
Opa, nem bem cheguei e já tem um post mega bom para iniciantes hehe, valeu pessoal pelo engajamento e ajuda, espero contribuir e aprender bastante aqui!

FELIPPEBREW

New Member
Afiliado
23/12/15
Primeiramente gostaria de agradecer por tudo que já me ajudou.

Tenho grande admiração pela sua paciência em responder a todos.

Obrigado mesmo

alguma noticia sobre o livro?

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Primeiramente gostaria de agradecer por tudo que já me ajudou.

Tenho grande admiração pela sua paciência em responder a todos.

Obrigado mesmo

alguma noticia sobre o livro?
Parado... atualmente, com trabalho o dia inteiro e filhos pequenos, não consigo escrever.

cariocarj01

New Member
Afiliado
19/1/16
Excelente o seu primeiro post Guenther!!! Já me deu muitas direcões a serem seguidas.
Não consegui guardar tudo na cabeca, mas vou copiar e colar no word e guardar no micro com muito cuidado.
Muito obrigado.

Abracos,
Flávio.

GustavoZambon

New Member
Afiliado
21/1/16
Ja comprei tudo pra fazer cerveja em casa e me veio o Grão inteiro e não tenho moedor, como posso esta fazendo pra moer o grão em casa, tenho liquidificador, triturador, e juice em casa.

Grato

cariocarj01

New Member
Afiliado
19/1/16
Ja comprei tudo pra fazer cerveja em casa e me veio o Grão inteiro e não tenho moedor, como posso esta fazendo pra moer o grão em casa, tenho liquidificador, triturador, e juice em casa.

Grato
Vai dar um trabalho do cão se for muita coisa, mas vc pode fazer com um rolo de abrir massa, pois o objetivo não é triturar o grão de malte, mas apenas quebrá-lo, abrir a casca do grão... e não fazer uma pó de grãos.

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13

Grato
Crie um tópico novo para esse tipo de dúvida.

Abraço,

danielfaria

Member
Afiliado
12/2/16
Primeiramente muito obrigado Guenther pelo texto. Sei que muitos cervejeiros que hoje são experientes, tiveram que começar de alguma forma, e até fazer a primeira cerveja creio que envolve muitas duvidas e até mesmo insegurança com o processo e o medo de errar.

Esse seu texto foi muito esclarecedor e serviu para tirar alguns "mitos". Muito obrigado mesmo, espero começar em breve a minha primeira brassagem. E por sinal eu que conheci esse forum a pouco tempo, estou gostando muito daqui.

Aguetoni

New Member
Afiliado
22/2/16
Obrigado Guenther! Após um amigo achar este post no google, mudamos de patamar! rsrs

Concordo perfeitamente com as suas e ideias e também acho que um livro seu seria muito bem vindo, além do fato de que você seria (até onde eu sei) o primeiro brasileiro a nos disponibilizar um material de qualidade, pois literatura no momento, só estrangeira.

Como sou um iniciante, estou até deixando suas dicas de fermentação anotadas para segui-las à risca! Compramos uma geladeira e um termostato, algo que pensávamos que fosse demorar muito ainda para fazer, mas com seu post entendi que de fato, nós somos meros coadjuvantes no processo em que as leveduras são as verdadeiras estrelas do show.

Valeu pelas dicas, acabo de me cadastrar no fórum, tenho lido muita coisa e espero poder contribuir sempre que possível!

Abs!

vmsouza

Well-Known Member
Afiliado
1/4/16
Grande texto! Obrigado por compartilhar suas experiências e estudos!

abs

Status
Não esta aberto para novas mensagens.