Sanitizar Choppeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jinacio1978

New Member
Joined
Nov 22, 2020
Messages
2
Reaction score
1
Location
Ribeirão Preto
Bom dia
Não sou do mundo da cerveja, somente tenho uma chopeira a gelo da Memo que uso para beber chopp que eu compro. Não entendo nada desse mundo.
Será a primeira vez que vou sanitiza-la, mas não foi fornecido com a chopeira qualquer recipiente e acessórios para injetar o liquido ssnitizante dentro da serpentina.
Vi um vídeo no YouTube que utiliza uma garrafa pet com um carbonator. Ele faz a solução ssnitizante dentro da pet, após injeta o CO2 na garrafa e por último transfere a solução para dentro da serpentina.
Não tenho o carbonator e os dois connector ball lock necessários para reproduzir a ideia do vídeo (um para gás e outro para o liquido). Achei no mercado livre esses equipamentos, mas não sei se os espigões são compatíveis com as mangueiras da minha chopeira (pelo que vi eles são para aquelas mangueiras bem estreitas).
Estou mandando as fotos dela em anexo.

Não sou do ramo, quero gastar o mínimo possível para fazer um sisteminha sanitizante e aproveitar o máximo o que tenho. Por favor me deem umas dicas de como faze-lo. Obrigado!
 

Attachments

  • 20201122_230805.jpg
    20201122_230805.jpg
    41.7 KB · Views: 54
  • 20201122_230749.jpg
    20201122_230749.jpg
    51.2 KB · Views: 56
  • 20201122_224142.jpg
    20201122_224142.jpg
    58.7 KB · Views: 54
  • 20201122_224132.jpg
    20201122_224132.jpg
    35.8 KB · Views: 51
  • 20201122_224128.jpg
    20201122_224128.jpg
    43 KB · Views: 56
  • 20201122_171913.jpg
    20201122_171913.jpg
    59.9 KB · Views: 55
Se a tua ideia é pra gastar pouco, sugiro fazer o seguinte:
- Montar um balde com torneira (tipo esse aqui: Balde Fermentador 12L Completo (Airlock Lateral) - Cerveja da Casa). Use algum balde que vc já tenha e coloque uma torneira de filtro;
- Preparar a solução de sanitizante dentro desse balde e deixa ele mais alto do que a chopeira para poder circular a solução por gravidade;
- Colocar uma mangueira para interligar as torneiras e deixa elas na posição aberta;
- Colocar uma mangueira entre a torneira do balde e uma entrada da chopeira. A outra entrada dela funcionará como saída da solução sanitizante. Para aproveitar a solução, coloque um recipiente logo abaixo dessa saída da chopeira;
- Para tirar a solução que está na serpentina, use o próprio CO2 ou usa uma bomba de bicicleta com alguma adaptação para poder conectar ela na chopeira.
 
Compra um pulverizado de 1,5l ou 2l, encha de sanitizante, adapte a mangueira no bico do pulverizador/entrada da chopeira, abra o fluxo e bico da chopeira, aperte o botão do pulverizado e voala!
 
Cara, eu sanitizo minha chopeira usando um barril mesmo, coloco agua, dou uma leve pressão de gás, passo na chopeira até sair água limpa.
Já usei detergente neutro em pouquíssima quantidade na segunda passagem de água.
Na terceira passagem eu passo uma mistura de agua com Iodofor, igual quando sanitizo garrafas
na quarta passagem eu passo água novamente, depois injeto só o CO2 para purgar a água do sistema. Funciona perfeitamente bem dessa forma.
 
Faço como Luciano disse, faço um preparado com iodofor e utilizo o próprio sistema. Coloco no barril, o preparado de iodofor mais ou menos 1L /1,5L, extraio a toda a solução, desmonto e guardo. Quando vou utilizar novamente o sistema (barril, serpentina, torneira, conexões, etc...), sempre coloco mais ou menos 1L de água e extraio pra meio que deixar o sistema OK, e depois é partir pra festa!!
 
Last edited:
Bom dia. Eu faço solução de iodofor num recipiente plástico e recirculo no sistema da chopeira com bombinha de aquário e torneiras abertas.
 
Valeu galera
Fui numa loja de cervejeiros aqui na minha cidade, gastei uns 170 pilas, comprei um carbonator para colocar numa garrafa pet, dois ball lock, um para mandar gás na Pet, outro para mandar o conteúdo da pet para a serpentina, tudo com as mangueiras e adaptadores.
para desencrustar comprei soda e para sanitizar ácido peracetico.
 
Valeu galera
Fui numa loja de cervejeiros aqui na minha cidade, gastei uns 170 pilas, comprei um carbonator para colocar numa garrafa pet, dois ball lock, um para mandar gás na Pet, outro para mandar o conteúdo da pet para a serpentina, tudo com as mangueiras e adaptadores.
para desencrustar comprei soda e para sanitizar ácido peracetico.
Só cuida com a serpentina da chopeira, se for de alumínio é contra indicado soda.....
Na realidade, cerveja tem que ser limpa na hora, sem deixar secar, aí só água msm já resolve boa parte dos problemas, depois um peracético ou iodo e já era.
 
Só cuida com a serpentina da chopeira, se for de alumínio é contra indicado soda.....
Na realidade, cerveja tem que ser limpa na hora, sem deixar secar, aí só água msm já resolve boa parte dos problemas, depois um peracético ou iodo e já era.
Ia falar nisso também, mas pela foto parece ser de inox.
Outra coisa que ajuda é água quente pra limpar depois do uso
 
Back
Top