Sanitizante Metabissulfito de Potássio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dryfon

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2013
Messages
192
Reaction score
45
Boa tarde, pessoal! Tudo certo?

No próximo sábado, se tudo ocorrer bem, farei minha primeira brassagem sozinho (fiz há alguns anos com uns amigos e desde então nunca mais produzi cerveja) e estou com uma dúvida quanto a sanitização.

Comprei na Alquimia da Cerveja um sanitizante em pó a base de Metabissulfito de Potássio. Alguém já utilizou?

O site sugere a seguinte utilização:

1 grama de pó diluido em 1 litro de água e colocado no borrifador.
Borrifar os equipamentos e deixar descansar por 2 a 3 minutos.

Não precisa de enxague.

Pode ser utilizado em todos os equipamentos, inclusive de alumínio ou cobre (Caldeirões, Baldes, Termômetro, Densímetro, Proveta, Garrafas e demais utensílios de lida com a cerveja).


Será que eu realmente posso utilizar ele dessa forma para sanitizar tudo? Inclusive borrifando dentro das garrafas antes de envasar?

Quem já tiver usado esse santizante, compartilha a experiência, por favor. :)

Desde já, muito obrigado a todos.
Abraços!
 
Cara, eu creio que dê pra utilizar sim. Metabissulfito é muito utilizado, pelo que eu saiba, na indústria de vinho.

Com cerveja geralmente utilizamos ácido peracético, iodofor, ou álcool 70.

Particularmente, eu faria uma bela pesquisa em relação às quantidades indicadas, tempo de ação, e necessidade de enxágue, pois deve-se ter um pé atrás com qualquer coisa relacionada à loja "Alquimia da Cerveja". Conheço inúmeras pessoas que já se deram mal comprando coisas deles, ou mesmo fazendo cerveja como eles ensinam.

Abraço,
 
Obrigado pelo retorno, Guenter!

Li relatos de gente que teve problema comprando cursos com eles. Eu adquiri boa parte do meu equipamento com eles na semana passada, nada muito sofisticado, apenas o bastante para produzir 10 litros em casa e, pelo que analisei, está tudo em ordem. Os insumos também parecem estar ok.

Acho que num primeiro momento vou utilizar o alcool 70 mesmo, pelo menos enquanto não descubro certinho como funciona esse Metabissulfito de Potássio. Li em alguns fóruns americanos pessoas utilizando ele e dizendo que é sem problemas, mas vou pesquisar melhor antes.

O alcool 70 é aquele ventido em super mercado?

Aproveitando, eu posso usar aquele vidrinho de iodo 2% que tem pra vender na farmácia para fazer o teste de iodo e também sanitizar os equipamentos? Se sim, qual quantidade de tintura de iodo devo utilizar por litro de água e como devo proceder?

Muito obrigado novamente.
Abraço!
 
Não, no supermercado não costuma vender alcool 70, tu pode encontrar em farmacia ja que é utilizado pra limpar ferimentos etc, só não sei se eles vendem em quantidade grande.

Pode usar o iodo 2% pra fazer o teste de iodo sim, é só pingar 1 a 2 gotas na amostra. Para sanitizar equipamentos eu não tenho certeza, mas não usaria.
 
Luz, muito obrigado pelo retorno.

Só não entendi o que seria a amostra que tu se refere. A minha ideia seria utilizar X ml de tintura de iodo 2% em X ml de água e utiliza em um borrifador pra poder sanitizar meu equipamento, garrafas, baldes, mangueiras, etc sem enxague, utilizando o iodo.

É possível assim?

Muito obrigado novamente.
Abraço!
 
Cara, pra utilizar iodo sem enxágüe a mistura tem que ficar entre 12 a 24 ppm (partes por milhão). Aí tu tens que fazer as contas.

Por que não compra um Iodofor da Kalyclean? Funciona perfeitamente, e vai te durar um tempão.

Abraço!
 
Pois é, Guenther, acho que vou comprar esse Iodofor mesmo. Mas possivelmente pra primeira brassagem que vai ocorrer esse fim de semana ainda não vou conseguir comprar ele, aí vou usar a tintura de iodo 2% pra sanitizar o equipamento. Posso sanitizar tudo com ela, né?

Vou fazer as contas pra descobrir a concentração ideal. Qualquer coisa posto aqui novamente.

Muito obrigado por todos os esclarecimentos!
Abraço!
 
Olha, pelo q eu ouvi os metabissulfitos não são bons sanitizantes pra nós porque a efetividade deles é dependente de baixo pH, então ou teria que fazer uma solução ácida ou utilizar uma quantidade grande.
Imagino que nao deve ser bom ter concentração elevada de sulfito.

Realmente, negócio é comprar um iodofor, é facil de usar, barato e vc não vai desistir do hobby pq não vai ter frustração com contaminação...

Ainda assim é interessante ter o sulfito a mão, ele é bom removedor dos cloretos da água

M
 
Pois é, Tiago, eu acabei optando por deixar o metabissulfito de lado. Coloquei o pacotinho junto com outros produtos de limpeza e lá vai ficar até que eu aprenda a forma certa e segura de aplicar ele.

Vou utilizar iodo mesmo (num primeiro momento, a tintura de iodo 2% porque não vou conseguir comprar agora o iodofor) pra não ter riscos. Melhor usar algo mais popular e difundido do que correr riscos desnecessários.

Muito obrigado pelas informações!
Abraço!
 
Aparentemente é... vai fazer enxague depois de usar a solução?

Só como alternativa, que já usei muito e ainda uso pra algumas coisas, é alcool 70%. Comprando qualquer alcool 92,8 (de preferencia sem desnaturante) vc pode diluir usando a formula (Concentração inicial X volume inicial) = (concentração final X volume final).

Abç
 
Tiago, a ideia é fazer sem enxague. Pelo que o Guenther disse, a solução tem que ser de 12 a 24 ppm pra não ter enxague.

Eu pensei em comprar álcool 70 também, mas achei que o iodo pudesse ser mais prático. Antigamente, há uns 2-3 anos, quando eu fazia cerveja com alguns amigos, utilizávamos álcool gel para limpar tudo, mas não era muito prático ficar utilizando panos e esponjas, melhor simplesmente poder borrifar.

Será que devo diluir mais minha solução de iodo?

Abraço!
 
Estou fazendo agora uma leva de 5l usando o tal produto da alquimia da cerveja pra sanitizar tudo.. Se der alguma contaminação aviso pra vcs.. mas acredito que não deve dar não.
 
Cara, pra utilizar iodo sem enxágüe a mistura tem que ficar entre 12 a 24 ppm (partes por milhão). Aí tu tens que fazer as contas.

Por que não compra um Iodofor da Kalyclean? Funciona perfeitamente, e vai te durar um tempão.

Abraço!
Como o Guenther explicou, você quer uma solução com cerca de 20 ppm de iodo para fazer a limpeza sem enxague.
ppm é partes por milhão ou mg por L. A solução de iodo 2% corresponde a 2 g de iodo em 100 mL de etanol. Ou 2.000 mg por 100 mL de etanol. Ou ainda 20.000 mg por 1 L de etanol.
Para uma solução com 20 ppm (20 mg/L), tome 1 mL da solução de iodo e dilua em 1000 mL (1 L) de água.
Superfácil: é 1 mL de tintura de iodo para 1 L de água, e pronto!!
Abraços.
 
Bruno, eu, por via das dúvidas e falta de informação sobre esse sanitizante, acabei deixando ele de lado mesmo. Tu usou da forma que o pessoal da Alquimia sugeriu?

Carlos, eu usei essa mesma proporção, só que pela metade: 0,5ml para 500ml de água para sanitizar tudo. Não tive nenhuma contaminação.

Aproveitando, eu poderia utilizar essa mesma solução para deixar as tampinhas de molho por alguns minutos antes de fechar as garrafas? E a solução pronta, quanto tempo ela pode ser conservada no borrifador?

Muito obrigado!
Abraços!
 
Bruno, eu, por via das dúvidas e falta de informação sobre esse sanitizante, acabei deixando ele de lado mesmo. Tu usou da forma que o pessoal da Alquimia sugeriu?

Carlos, eu usei essa mesma proporção, só que pela metade: 0,5ml para 500ml de água para sanitizar tudo. Não tive nenhuma contaminação.

Aproveitando, eu poderia utilizar essa mesma solução para deixar as tampinhas de molho por alguns minutos antes de fechar as garrafas? E a solução pronta, quanto tempo ela pode ser conservada no borrifador?

Muito obrigado!
Abraços!

Segui as instrunções que vieram com o pó 1 grama pra 1 litro se não me engano. Vamos ver no que dá. Fermentando está :) agora é ver se vai dar algum problema quando baixar a fermentação ou depois ao envasar.
 
Bruno,
Basta lavar as tampas e deixar escorrer o excesso. Pode usar em tudo, nas tampas e nas garrafas.
Quanto ao tempo, eu recomendo sempre fazer uma solução nova. O Iodo é bem estável, mas é melhor garantir. No momento em que você dilui ele em água, começa a degradar.
Assim, uma solução nova sempre é melhor.
Abraços.
 
Carlos Frederico, eu fiz dessa forma que tu disse mesmo. Botei as tampas em um prato com a parte que vai em contato com a garrafa pra cima e borrifei o iodo e deixei agindo durante uns 10 minutos. Nas garrafas a mesma coisa.

Abraço!
 
Ae galera, dando um update sobre o tal do Metabissulfito de Potássio comprado na Alquimia da Cerveja. Hoje engarrafei minha Golden Ale (receita de 5 litros, deu 3 de 600ml e 7 de 330ml). Toda brassagem foi sanitizada com o produto. Aparentemente não teve problema nenhum. Dei uma provada e ta com gosto de cerveja então agora é carbonar, gelar e beber. Depois digo como ficou o resultado final (daqui a 2 semanas).

Estou utilizando a dosagem recomendada de 1g por 1L.

abs.
 
Também comprei o metabissulfito da Alquimia da Cerveja, fiz minha primeira leva agora dia 16/12 então ainda não conheço o resultado. Li que tiveram alguns problemas com a loja, o que me dizem?
 
Mesmo se não der certo como sanitizante, o metabissulfito é util para tirar o cloro da água (funciona muito bem), ou para controlar oxidação na mosturação. Quando eu faço cervejas com algum tipo de decocção, eu sempre uso um pouco só por via das dúvidas. Se realmente faz alguma diferença, não sei.
 
Não tive problema algum com a loja. Provei a cerva que fiz utilizando metabissulfito e não notei nada de anormal então vou continuar usando.. Meu processo é lavar com sabao de coco e depois com metabissulfito.. fiz uma chocolate porter agora.. vamos ver em 3 semanas como vai ficar :)
 
Eu fiz 3 levas e as 3 com um sabor e aroma muito forte e ruim, primeiro eu achei que fosse fermentação, mas a 3ª eu fiz totalmente controlada e parecia ok. Porém quando engarrafei e depois abri a primeira achei horrível, com todo aquele sabor e aroma forte de novo, alguns dizem que lembra azeitona.
Alguém tem alguma idéia? será que é contaminação ou o próprio gosto do metabissulfito? Eu acho que usei uma concentração muito elevada do produto porque ainda não chegou minha balança de precisão.
 
Back
Top