Sanitizante com água da rede

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Pessoal, quando vou preparar minhas soluções sanitizantes (iodo e peracético), uso a água da rede sem passar por filtro pra remover o cloro.
Como vcs fazem? Eu uso água mineral pra fazer cerveja e por isso não tenho filtro.

Será possível que um sanitizante preparado com água com cloro possa deixar algum off na cerveja?
Eu borrifo a solução no fermentador e deixo escorrer, mas nem sempre consigo evitar que sobre algum resíduo.

Fico na dúvida se uma quantidade tão baixa de cloro pode afetar a cerveja.
Tenho implicado um pouco com minhas levas e estou tentando eliminar os possíveis culpados.

Agradeço desde já
 
Eu sempre fervo a água pra evitar problemas.
Não só por causa do cloro.. mas também de contaminantes.
 
Pessoal, quando vou preparar minhas soluções sanitizantes (iodo e peracético), uso a água da rede sem passar por filtro pra remover o cloro.
Como vcs fazem? Eu uso água mineral pra fazer cerveja e por isso não tenho filtro.

Será possível que um sanitizante preparado com água com cloro possa deixar algum off na cerveja?
Eu borrifo a solução no fermentador e deixo escorrer, mas nem sempre consigo evitar que sobre algum resíduo.

Fico na dúvida se uma quantidade tão baixa de cloro pode afetar a cerveja.
Tenho implicado um pouco com minhas levas e estou tentando eliminar os possíveis culpados.

Agradeço desde já
Boa tarde!!! Vou acompanhar o comentário dos mais experientes, entretanto meu procedimento é igual ao seu, usando água da rede para solução sanitizante!!!
Vamos aguardar!!!!
 
vai depender mto da rede de distribuição na qual a agua chega à sua casa, caso tenha muita matéria orgânica pode sim reagir com iodo, geralmente matéria orgânica costuma dar coloração amarela na agua, mas de qlqr forma é bem raro ter esse problema na agua de distribuição.

eu continuaria fazendo desta forma, so tente escorrer o maximo que puder da soluçao antes de colocar em contato com o mosto
 
Obrigado pelas respostas, pessoal.
Continuarei acompanhando o tópico, caso alguém tenha algo a mais para adicionar.
 
Já tive problemas graves de Clorofenol por não filtrar exatamente a água da limpeza e sanitização. Usava água mineral para brassar e água da rede para lavar e preparar o sanitizante. Todas as cervejas saiam com gosto "medicinal". Depois da dica dos avaliadores de uma cerveja minha em um concurso, comprei um medidor de cloro em loja de aquário (< R$ 20,00) e fiquei assustado com o volume de cloro que tinha na água.

Comprei um filtro daqueles de três estágios e os problemas sumiram. Observe que usava a água da rede só na lavagem e sanitização, portanto o impacto era todo destes passos. E obvio, isso varia de cidade para cidade, até mesmo de bairro para bairro. Aqui no Rio, água superclorada já é comum. Minha sugestão é sempre usar o filtro e sempre que possível medir como está sua água (mesmo a do filtro, para ver se não é hora de trocar os elementos filtrantes).
 
eu uso iodofor como sanitizante utilizo agua da caixa dágua em geral fica mais limpa nunca tive problemas
 
Last edited:
Pessoal, quando vou preparar minhas soluções sanitizantes (iodo e peracético), uso a água da rede sem passar por filtro pra remover o cloro.
Como vcs fazem? Eu uso água mineral pra fazer cerveja e por isso não tenho filtro.

Será possível que um sanitizante preparado com água com cloro possa deixar algum off na cerveja?
Eu borrifo a solução no fermentador e deixo escorrer, mas nem sempre consigo evitar que sobre algum resíduo.

Fico na dúvida se uma quantidade tão baixa de cloro pode afetar a cerveja.
Tenho implicado um pouco com minhas levas e estou tentando eliminar os possíveis culpados.

Agradeço desde já
Buena gevaudan...

Em Canoas, RS, tive o mesmo problema...
Fazia varias tentativas, mas por um ano inteiro, minhas cervejas saíram com gosto de esparadrapo... Quase desisti!

Até que achei em um fórum, não sei qual agora, que o possível problema era o cloro. Comecei a ferver a água de sanitizar antes do uso... Normalmente, um dia antes pra usá-la fria.

A partir daí chegaram a surgir boas levas..

Bom deixar a informação para que outros cervejeiros resolvam o quanta antes esse o problema.
 
Acho que vou comprar o filtro e o medidor de cloro, como o colega @hmteixeira sugeriu.
Já havia pensado na possibilidade do filtro, já que poderia usá-lo na brassagem, no futuro.
@fdalpizzol seu comentário só reforça essa ideia.

Aos demais, muito obrigado também. É curioso ver como os processos afetam as produções de cada um, de forma diferente.
 
Back
Top