Sanitização usando Lampada UV

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bohnenberger

Member
Joined
Mar 2, 2016
Messages
19
Reaction score
3
Olá a todos, hoje eu estava pensando durante a manhã, se aplicação de flashes de luz U.V., seriam benéficos na sanitização de equipamentos, já ouvi relatos de que existem estações de tratamento de água no exterior que utilizam sistemas com base em radiação U.V. para tratar da água ao invés de usarem cloro.
Se alguém tiver uma idéia, pode comentar =D
Obrigado.
 
Olá a todos, hoje eu estava pensando durante a manhã, se aplicação de flashes de luz U.V., seriam benéficos na sanitização de equipamentos, já ouvi relatos de que existem estações de tratamento de água no exterior que utilizam sistemas com base em radiação U.V. para tratar da água ao invés de usarem cloro.
Se alguém tiver uma idéia, pode comentar =D
Obrigado.

Tem até piscina que é tratada assim.
É uma ideia interessante. Só nao sei quanto seria o custo....
 
O custo é baixo pra montar um de pequeno porte. Eu tinha nos meus aquários plantados.

Funciona se você conseguir expor o micro organismo à radiação UV por tempo suficiente para que a radiação cause danos no núcleo da célula.

O desafio seria conseguir uma maneira eficiente de fazer isso com fermentadores, garrafas e mangueiras.

Abraços.
 
Lá na cervejaria (Unika e Bruxa) a água vem de nascentes no próprio terreno e nos livramos de clorar a água (tratar) por meio do uso de uma lâmpada de UV.
 
Olá a todos, hoje eu estava pensando durante a manhã, se aplicação de flashes de luz U.V., seriam benéficos na sanitização de equipamentos, já ouvi relatos de que existem estações de tratamento de água no exterior que utilizam sistemas com base em radiação U.V. para tratar da água ao invés de usarem cloro.
Se alguém tiver uma idéia, pode comentar =D
Obrigado.

A radiação UV-C é eficiente. Pelo que ja vi, num sistema fechado, dentro de um cano onde a água passa pela luz UV bastam uns décimos ou centésimos de segundo pra eliminar 90%+ das bactérias...

Só que a lâmpada UV não livra vc de utilizar um pré-filtro, como de carvão ativado, pra eliminar impurezas. Outra questão é que as lâmpadas UV-C tem uma vida útil relativamente curta. A troca deve ser feita anualmente, se não me engano.

A fervura é uma forma muito eficiente de matar os microorganismos, então se a intenção é usar essa água somente pra brassagem, não vejo muita necessidade da sanitização UV. Se for para beber, aí é outra história.

Abraço
 
A radiação UV-C é eficiente. Pelo que ja vi, num sistema fechado, dentro de um cano onde a água passa pela luz UV bastam uns décimos ou centésimos de segundo pra eliminar 90%+ das bactérias...

Só que a lâmpada UV não livra vc de utilizar um pré-filtro, como de carvão ativado, pra eliminar impurezas. Outra questão é que as lâmpadas UV-C tem uma vida útil relativamente curta. A troca deve ser feita anualmente, se não me engano.

A fervura é uma forma muito eficiente de matar os microorganismos, então se a intenção é usar essa água somente pra brassagem, não vejo muita necessidade da sanitização UV. Se for para beber, aí é outra história.

Abraço
Pois é, julgo que para a água seria desnecessário, os filtros já dariam conta. Mas seria interessante saber a eficácia para a sanitização dos fermentadores, especialmente esses em polipropileno cujas emendas são pontos de contaminação. Se não me falha a memória, e ela falha bastante portanto me corrijam, a UV seria prejudicial a esses materiais em polipropileno, isso procede?
 
Pois é, julgo que para a água seria desnecessário, os filtros já dariam conta. Mas seria interessante saber a eficácia para a sanitização dos fermentadores, especialmente esses em polipropileno cujas emendas são pontos de contaminação. Se não me falha a memória, e ela falha bastante portanto me corrijam, a UV seria prejudicial a esses materiais em polipropileno, isso procede?

Não sei. Acredito que não seja muito prejudicial ao polipropileno, mas é chute. Eu sei que ele resseca o acrílico com o tempo...

Mas em relação às ranhuras, vale a mesma coisa que pra outros sanitizantes, se tem sujeira ou se a superficie não ficar exposta, não adianta, não vai sanitizar.
 
Mas em relação às ranhuras, vale a mesma coisa que pra outros sanitizantes, se tem sujeira ou se a superficie não ficar exposta, não adianta, não vai sanitizar.

Exatamente isso, a luz UV é usada em laboratório de microbiologia para esterilização de capelas de fluxo laminar, mas essas são feitas de superficies extremamente lisas tipo chapas de inox. Vai ser menos efetivo que sanitizantes líquidos.
Se mesmo assim for usar, tome cuidado pq a lampada UV ligada por muito tempo gera ozônio, que é tóxico quando respirado.
 
Boa tarde, o que acham da ideia de ter uma lampada uv em uma câmara de fermentação? Ela seria ligada um minuto após a saída da sala. Usando fermentadores tipo bombona seria problema para leveduras?
 
Em outubro de 2017 criei esse tópico mostrando os resultados que tenho tido com sanitização usando lâmpadas UV.
Funciona bem.

Esse tópico é para mostrar o resultado da experiência que estou tendo usando Lâmpada Ultravioleta para sanitizar recipientes onde possamos colocar a lâmpada dentro, como fermentadores, barris, baldes e coisas parecidas.
Já estou usando a alguns meses e até hoje não tive nenhum problema com contaminação.
Tenho apenas lavado os recipientes com água (as vezes uso sabão, as vezes não) e exponho à luz UV, depois uso.
Segue o vídeo de uma das vezes que usei.

 
Back
Top