1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Sanitização usando Lampada UV

Discussão em 'Sanitização' iniciado por Bohnenberger, 11/3/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 11/3/16 #1

Bohnenberger

Bohnenberger

Bohnenberger

Member

Afiliado:
    2/3/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Olá a todos, hoje eu estava pensando durante a manhã, se aplicação de flashes de luz U.V., seriam benéficos na sanitização de equipamentos, já ouvi relatos de que existem estações de tratamento de água no exterior que utilizam sistemas com base em radiação U.V. para tratar da água ao invés de usarem cloro.
    Se alguém tiver uma idéia, pode comentar =D
    Obrigado.

2. 11/3/16 #2

Rins

Rins

Rins

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    70
    Tem até piscina que é tratada assim.
    É uma ideia interessante. Só nao sei quanto seria o custo....

3. 11/3/16 #3

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    703
    O custo é baixo pra montar um de pequeno porte. Eu tinha nos meus aquários plantados.

Funciona se você conseguir expor o micro organismo à radiação UV por tempo suficiente para que a radiação cause danos no núcleo da célula.

O desafio seria conseguir uma maneira eficiente de fazer isso com fermentadores, garrafas e mangueiras.

Abraços.

4. 11/3/16 #4

Ronaldo

Ronaldo

Ronaldo

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    184
    Lá na cervejaria (Unika e Bruxa) a água vem de nascentes no próprio terreno e nos livramos de clorar a água (tratar) por meio do uso de uma lâmpada de UV.

5. 13/3/16 #5

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,290
    A radiação UV-C é eficiente. Pelo que ja vi, num sistema fechado, dentro de um cano onde a água passa pela luz UV bastam uns décimos ou centésimos de segundo pra eliminar 90%+ das bactérias...

Só que a lâmpada UV não livra vc de utilizar um pré-filtro, como de carvão ativado, pra eliminar impurezas. Outra questão é que as lâmpadas UV-C tem uma vida útil relativamente curta. A troca deve ser feita anualmente, se não me engano.

A fervura é uma forma muito eficiente de matar os microorganismos, então se a intenção é usar essa água somente pra brassagem, não vejo muita necessidade da sanitização UV. Se for para beber, aí é outra história.

Abraço

6. 13/3/16 #6

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    144
    Pois é, julgo que para a água seria desnecessário, os filtros já dariam conta. Mas seria interessante saber a eficácia para a sanitização dos fermentadores, especialmente esses em polipropileno cujas emendas são pontos de contaminação. Se não me falha a memória, e ela falha bastante portanto me corrijam, a UV seria prejudicial a esses materiais em polipropileno, isso procede?

7. 14/3/16 #7

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,290
    Não sei. Acredito que não seja muito prejudicial ao polipropileno, mas é chute. Eu sei que ele resseca o acrílico com o tempo...

Mas em relação às ranhuras, vale a mesma coisa que pra outros sanitizantes, se tem sujeira ou se a superficie não ficar exposta, não adianta, não vai sanitizar.

8. 15/3/16 #8

Andreguetti

Andreguetti

Andreguetti

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/14
    Curtidas Recebidas:
    48
    Exatamente isso, a luz UV é usada em laboratório de microbiologia para esterilização de capelas de fluxo laminar, mas essas são feitas de superficies extremamente lisas tipo chapas de inox. Vai ser menos efetivo que sanitizantes líquidos.
    Se mesmo assim for usar, tome cuidado pq a lampada UV ligada por muito tempo gera ozônio, que é tóxico quando respirado.

9. 16/8/19 #9

MACIERA

MACIERA

MACIERA

Member

Afiliado:
    2/1/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa tarde, o que acham da ideia de ter uma lampada uv em uma câmara de fermentação? Ela seria ligada um minuto após a saída da sala. Usando fermentadores tipo bombona seria problema para leveduras?

10. 17/8/19 #10

Collier

Collier

Collier

New Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    Uso nos fermentadores de inox para reforçar a sanitização.

Compartilhe esta Página