1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Sanitização somente com álcool 70

Discussão em 'Sanitização' iniciado por zde, 9/6/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 14/12/19 #21

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

Active Member

Afiliado:
    9/1/19
    Curtidas Recebidas:
    32
    Meu deus, de onde vocês estão tirando isso?
    Cloro de piscina? Sério?

Faz assim, lava um copo plástico com cloro de piscina, e em seguida coloque água para beber. Você vai ter coragem de beber essa água?
    Pra cerveja é a mesma coisa.

Sugestão: Se o galão estiver muito sujo, troca ele por um limpo.

Gente, não economizem nesse processo. Se vocês querem fazer cerveja na casa, tenham o mínimo cuidado com o que fazem, qualquer coisa irresponsável pode até matar alguém.
    E outra, parem de economizar com isto, quer fazer cerveja, invista, se acha caro, compre a cerveja pronta.

2. 14/12/19 #22

Juangiovannino

Juangiovannino

Juangiovannino

New Member

Afiliado:
    9/10/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Lave o garrafão com uma solução de água com Vanish branco. Enxague bem e sanitize com Iodofor diluído na proporção de 1 ml por litro de água. Em 1 minuto estará sanitizado. Cloro jamais!!!

3. 17/12/19 #23

pwiens

pwiens

pwiens

Well-Known Member

Afiliado:
    22/3/18
    Curtidas Recebidas:
    31
    Cara, calma, tem gente que não tem o nivel de conhecimento que você tem, paciencia.

O cloro é bom para tirar as "cracas", deixar de molho 1 dia pra depois lavar bem, sanitizar, e aí utilizar. O cloro oxida a matéria orgânica, por isso ele consegue soltar a sujeira que está menos acessível.

4. 17/12/19 #24

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

New Member

Afiliado:
    15/8/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Cara, sempre faço a sanitização só com Álcool 70°, tanto dentro como fora! Nunca tive problemas...

santanapc e (deletar usuário) curtiram isso.
  5. 17/12/19 #25

Paulo Ramas

Paulo Ramas

Paulo Ramas

New Member

Afiliado:
    6/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Num garrafão de água 20 L basta pulverizar ??

6. 17/12/19 #26

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

New Member

Afiliado:
    15/8/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Cara, por fora(no bocal) eu dou duas ou três borrifadas e esfrego com papel toalha, dentro eu jogo mais ou menos dois dedos e chacoalho bem. Álcool é um puta sanitizante, mata tudo na hora!
    Isso levando em consideração que o garrafão esteja novo, né!?(sem manchas, borras, crecas e etc.)

santanapc curtiu isso.
  7. 17/12/19 #27

Icaro Monteiro

Icaro Monteiro

Icaro Monteiro

New Member

Afiliado:
    4/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa pergunta, também quero saber!

8. 18/12/19 #28

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

Active Member

Afiliado:
    9/1/19
    Curtidas Recebidas:
    32
    A questão não é ter conhecimento, e sim entender aquilo o que estamos fazendo, e se isto é benéfico.
    Veja bem, o galão é feito de plástico, que pode sofrer uma reação química em contato com o cloro, e por consequência poderá interferir no resultado final da cerveja.
    Quando digo resultado final, não é só off-flavor ou qualquer outro defeito da cerveja, mas sim a ingestão de algum componente nocivo a saúde. Então a longo prazo, o consumo pode sim trazer malefícios a sua saúde.

Como disse acima, economizar nesse passo é um erro. Um balde fermentador, atóxico, que seja fácil para fazer a limpeza, não custa mais que R$ 30,00!
    Eu sou da opinião de que não vale a pena o esforço em reutilizar um garrafão de água. Se eu fosse utilizar, seria apenas uma única vez, e depois troco em uma distribuidora de água, a fábrica que se vire para limpar ou descartar o mesmo.

Sei que muitos não compactuam com esta linha de raciocínio, e querem economizar o máximo possível para fazer a sua cerveja, mas é importante que as pessoas possam estar cientes dos riscos que isto pode ocasionar. E o mais importante, é não passar informações errôneas ou até incentivar os iniciantes a começar da maneira errada.

Já disse isso uma vez, neste mesmo tópico, em outra consideração, mas vou repetir novamente: Qualquer descuido pode fazer o hobby virar um pesadelo.

Não quero que isto soe como uma "dura" ou até mostrar que eu tenho mais conhecimento que os outros (que não é o caso), mas sim deixar exposto os riscos, mesmo que ocultos.

Um grande abraço a todos.

santanapc e Paulo Ramas curtiram isso.
  9. 18/12/19 #29

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

Thiago Ferrari

New Member

Afiliado:
    15/8/19
    Curtidas Recebidas:
    3

Cara, sua preocupação é válida mas, relaxe! Plástico de garrafão também é atóxico. É só limpar direitinho!

10. 18/12/19 #30

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

GuilhermeAlmeida

Active Member

Afiliado:
    9/1/19
    Curtidas Recebidas:
    32
    Sim, mas não com cloro de piscina.

santanapc curtiu isso.
  11. 19/12/19 #31

Jose Coratto

Jose Coratto

Jose Coratto

Active Member

Afiliado:
    3/11/18
    Curtidas Recebidas:
    10
    @Paulo Ramas , uma boa opção seria usar o Vanish branco . Faca uma solução e deixe de molho, agitando o garrafão varias vezes, depois, no meu caso, eu uso alcool 70 mesmo. Jogo uns 1/2 litro dentro, dou varias agitadas, e depois, deixo ele virado de boca para baixo, para poder escorrer bem. Se for usar em seguida, aguarde pelo menos uns 3 minutos para ele ficar em contato . Se for para uso posterior, espere acabar de escorrer, e vede a boca do mesmo com papel aluminio.

santanapc curtiu isso.
  12. 19/12/19 #32

pwiens

pwiens

pwiens

Well-Known Member

Afiliado:
    22/3/18
    Curtidas Recebidas:
    31
    Eu também, nunca usei galão e nunca usaria, concordo que um balde é bem barato, voce instala torneira, não tem que ficar sifonando que nem o galão, fora que é ótimo pra guardar malte.

santanapc curtiu isso.
  13. 20/12/19 #33

Paulo Ramas

Paulo Ramas

Paulo Ramas

New Member

Afiliado:
    6/12/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Estou no PAC200...tranquilo e obrigado !

14. 28/12/19 #34

santanapc

santanapc

santanapc

Member

Afiliado:
    10/2/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Verdade!!! Usei em uma experiência de uma chopeira que fiz, como se fosse etileno glicol para gelar o sistema de tanque da serpentina. dilui o álcool de posto com água a 70%. Moral da história minha serpentina era de alumínio depois de mais ou menos 2 meses aparecerão uns 500 micro furos na serpentina e acabei tendo que comprar duas coisas, uma serpentina de 30 metros em inox que quase tive que vender um rim kkkkk e o etileno glicol verdadeiro. Como disse nosso colega, se quer economizar e não ter trabalho, compre sua cerveja pronta... Essa foi uma das piores viagem que fiz e custou bem caro...

Jose Coratto curtiu isso.

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página