Sanitização - Esterilização Garrafas - Dúvida

Discussão em 'Sanitização' iniciado por GIUSEPPE_MARTINI, 13/10/15.

1. 13/10/15 #1

GIUSEPPE_MARTINI

GIUSEPPE_MARTINI

GIUSEPPE_MARTINI

Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, bom dia!

Ainda sou iniciante, e nos três primeiros lotes que eu envasei, eu tinha garrafas novas, portanto fiz uma breve lavagem nas garrafas e depois passei Iodofor com o Vinator. Nunca tive problemas.

Ontem fui envasar o meu quarto lote. Uma American IPA, bastante lupulada (244g de lúpulos) para 40 litros, considerando as adições na fervura e no dryhoping.

Como as minhas garrafas estavam sujas, eu as lavei cuidadosamente com o S330 em uma concentração até maior que a recomendada. Lavei com aquelas escovas, de forma realmente cuidadosa, e fiz o enxague com jatos de água da torneira. Eu tenho aquele acessório para fazer o engate na torneira que cria um jato com se coloca a garrafa nele.

Após enxaguar muito bem todas as garrafas, eu as fui colocando naquelas "árvores" para secagem. Entretanto, quando eu ia utiilizar o Iodofor, eu percebi que eu estava sem o produto porque tinha emprestado para um amigo que estava viajando... Enfim, como era feriado, e já estava tu preparado para engarrafar, fiz o envase sem passar o vinator com o Iodofor nas garrafas...

Será que terei problemas de contaminação em razão de ter feito a sanitização somente com S330 e água? Posso garantir que a limpeza que fiz foi 100%, entretanto, o fato de eu não ter usado álcoool, peracético ou iodofor poderá me trazer problemas?

Agradeço qualquer opinião dos mais experientes.

Giuseppe.

2. 13/10/15 #2

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    202