Sanitização - Esterilização Garrafas - Dúvida

Discussão em 'Sanitização' iniciado por GIUSEPPE_MARTINI, 13/10/15.

1. 13/10/15 #1

GIUSEPPE_MARTINI

GIUSEPPE_MARTINI

GIUSEPPE_MARTINI

Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, bom dia!

Ainda sou iniciante, e nos três primeiros lotes que eu envasei, eu tinha garrafas novas, portanto fiz uma breve lavagem nas garrafas e depois passei Iodofor com o Vinator. Nunca tive problemas.

Ontem fui envasar o meu quarto lote. Uma American IPA, bastante lupulada (244g de lúpulos) para 40 litros, considerando as adições na fervura e no dryhoping.

Como as minhas garrafas estavam sujas, eu as lavei cuidadosamente com o S330 em uma concentração até maior que a recomendada. Lavei com aquelas escovas, de forma realmente cuidadosa, e fiz o enxague com jatos de água da torneira. Eu tenho aquele acessório para fazer o engate na torneira que cria um jato com se coloca a garrafa nele.

Após enxaguar muito bem todas as garrafas, eu as fui colocando naquelas "árvores" para secagem. Entretanto, quando eu ia utiilizar o Iodofor, eu percebi que eu estava sem o produto porque tinha emprestado para um amigo que estava viajando... Enfim, como era feriado, e já estava tu preparado para engarrafar, fiz o envase sem passar o vinator com o Iodofor nas garrafas...

Será que terei problemas de contaminação em razão de ter feito a sanitização somente com S330 e água? Posso garantir que a limpeza que fiz foi 100%, entretanto, o fato de eu não ter usado álcoool, peracético ou iodofor poderá me trazer problemas?

Agradeço qualquer opinião dos mais experientes.

Giuseppe.

2. 13/10/15 #2

Fagner

Fagner

Fagner

Well-Known Member

Afiliado:
    12/12/13
    Curtidas Recebidas:
    202

Pode ter problemas de contaminação, mas não quer dizer que vá ter. O uso de sanitizante nas garrafas é um procedimento de segurança, para você reduzir as chances de ter contaminação. Mas não sanitizando nenhuma, você pode no final ter todas garrafas sem contaminação, ou algumas ter e outras não. Tudo depende do tipo de bactéria que poderia ter no ambiente e agua e se alguma consegue sobreviver e recriar nesse ambiente fechado da garrafa.

Então boa sorte, acompanhe elas para não explodir nenhuma por contaminação, mas tem boas chances de não contaminar nenhuma.

GIUSEPPE_MARTINI curtiu isso.
  3. 29/11/15 #3

maurezini

maurezini

maurezini

Member

Afiliado:
    13/8/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Sera que deixando a garrafa por um minuto no micro ondas esterilizaria?

4. 30/11/15 #4

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

GuilhermeCunha

Well-Known Member

Afiliado:
    31/7/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Eae Giuseppe,

Eu espero que não tenha nenhum problema, mas tu só vai descobrir após abrir as garrafas. Quando precisar de ajuda manda uma mensagem, não tem problema nenhum já que somos da mesma cidade.

Eu tinha Iodofor em casa e poderia te emprestar sem problemas.

Grande abraço,

Guilherme

5. 30/11/15 #5

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,254
    Não... nem sequer sanitiza.

Abraço

6. 10/12/15 #6

raupp

raupp

raupp

Well-Known Member

Afiliado:
    30/10/15
    Curtidas Recebidas:
    7
    Até o momento engarrafei 55 garrafas onde esterilizei por 1h em um forno a 180ºC e não houve problemas, claro que elas já estava limpas quando coloquei no forno, mas não esterilizadas.

Levando em consideração que jogando água fervendo dentro delas para enxague pode estourar garrafas, e fazendo enxague com água da torneira vai vir bactérias, protozoários, fungos etc. (embora em baixa concentração) resolvi fazer esse método de assar as garrafas e funcionou bem até agora, com 55 testadas então da para dizer quem tem 98% chance de não contaminar.

Obs: Tampei as garrafas com papel alumínio para não entrar ar até começar a engarrafar, coisa de 3h depois.

7. 29/1/16 #7

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    Da próxima vez, você pode cuidadosamente colocar as garrafas no forno a 180º para esterelizar.

Depois muito cuidado ao tirá-las, primeiro para não se queimar e em segundo, para não colocá-las em contato diretamente com água ou qualquer outro material que possa causar o choque térmico, pois a garrafa se quebraria.

Nunca fiz essa esterelização, mas já li em alguns posts. O forno fará a esterelização por ESTUFA, similar aos realizados em clínicas, manicures e etc...

8. 29/1/16 #8

melecajou

melecajou

melecajou

Well-Known Member

Afiliado:
    7/1/16
    Curtidas Recebidas:
    19
    Isso aí. Quando comecei engarrafei várias vezes sem sanitizar, só lavando bem, e não tive problemas de contaminação... talvez tenha tido mais sorte do que juízo...

9. 29/1/16 #9

Cipriani

Cipriani

Cipriani

Well-Known Member

Afiliado:
    27/11/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    Poderia ter feito a esterilização com solução de água sanitária e depois enxaguado com água fervida.

Dá trabalho, já que o enxague é obrigatório, mas na falta do iodophor é uma opção.

10. 12/4/16 #10

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Galera,

Depois que eu uso a solução com o iodofor, kalyclean no meu caso, preciso enxaguar baldes e garrafas de novo? para tirar algum resíduo da solução? Ou é só deixar secar?

11. 12/4/16 #11

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    126
  12. 12/4/16 #12

muanis

muanis

muanis

Active Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    Muto bom. Valeu. Então a principio estando bem diluído não preciso enxaguar. Mas ao mesmo tempo pelo que li, pode-se enxaguar tb. E seguindo o que já ali por aqui sobre o tema é sempre melhor exageros quando o tema é sanitização.
    Abs!

13. 12/4/16 #13

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    126
    O problema de enxaguar é que se houver algum contaminante na água, vc põe a perder a sanitização.
    Vc poderia ferver a água, mas eu, pessoalmente, acho que não se ganha nada ao fazer o enxágue. Pelo contrário: acho que são tempo e esforço desperdiçados.

Compartilhe esta Página