Sanitização e Higienização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Como vocês higienizam/sanitizam os equipamentos/garrafas de vocês?
O certo é utilizar o produto químico depois lavar com água e secar?
 
Material de alumínio e plástico, agua e sabão depois iodo. Inox e vidros, soda e depois iodo...
 
Esse negócio de usar vanish nas garrafas e panelas dá certo?
 
Para lavar as garrafas eu uso detergente (já usei vanish tb). Depois é só enxaguar.
Eu faço a sanitização com ácido peracético. Na concentração correta, basta escorrer o excesso. Não precisa enxaguar novamente. Faço assim para garrafas, bombonas, materiais de plástico e inox.
Se tu enxaguar depois de sanitizar, corre um grande risco de contaminar novamente.
Com iodophor o processo é o mesmo.
Para as panelas, eu só uso água e esponja.
 
Para sanitizar fermentador, pá, voil, termômetro e tudo o mais que vier entrar em contato com o mosto depois da fervura, eu uso álcool 70%.

Mangueiras de silicone, eu fervo na chaleira.

O auto-syphon, que se esfarela caso tu passe álcool nele, eu uso iodo (Kalyclean S390), vencido em outubro do ano passado (quase 1 ano vencido). Uso 1ml p/ 1 litro de água da torneira. Mesmo assim fica um cheiro muito forte de iodo, aí eu me encabreiro e acabo enxagüando o auto-syphon com água da torneira mesmo. Tenho dúvidas se isso tem alguma eficiência, até mesmo pq o iodo tá vencido, e também devido ao fato de lavar depois com água da torneira. Acho brabo que contamine assim, até porque a água da Corsan aqui na Praia do Cassino é cheia de cloro. Lavo pq fico cabreiro de ficar algum resquício ou cheiro de iodo, que é forte pra burro esse negócio. O que vocês acham?

Esse que é o problema com esses sanitizantes. A data de validade é muito curta e vem muito na embalagem. Esse 1 litro de S390, não cheguei a usar nem 50ml dele. Tô aqui com o tubão quase cheio (e vencido). Ruim isso! Acho foda usar o negócio vencido, mas p*, tenho quase 1 litro desse treco! Será que tô fazendo muito errado ou não dá nada?

Quanto às garrafas: eu lavo imediatamente após beber e deixo escorrendo. As comerciais, beleza, sempre ficam limpinhas. As que a gente já usou pra engarrafar, às vezes ficam com uma mancha de fermento no fundo. Aí eu deixo de molho por uns dias com detergente clorado (Kalyclean S330), só o fundo, numa concentração de 2% a 3% (20g a 30g p/ 1 litro de água).

No dia de engarrafar, eu encho elas com água fervente, deixo ali um minuto no máximo, e depois escorro. Também tenho minhas dúvidas da eficiência dessa "esterilização". Essa, pra mim, é parte mais medonha do processo… sempre queimo os dedos…


Nunca tive leva contaminada.

Acho muito toscas essas minhas práticas sanitizantes e gostaria de.. passar de fase…..


Abraços
Rodrigo
 
Olá,
Sou novato. Estou terminando meu equipamento para ir para a 1a leva. Aproveitei a ida de um amigo aos EUA e ele me trouxe 1 garrafa de StarSan. O que vcs acham ?? Alguém usa??
Valeu,
José Carlos
 
Eu uso bastante StarSan, e sempre acho que é o mais fácil de usar. A espuma ajuda disinfetar lugares mais inacessíveis. Também não corre nenhum risco de off-flavor mesmo se sobrar espuma. A cerveja pode ir direto por cima, só precisa tirar o líquido.

Quando feita com agua destilada a solução dura um bom tempo, já ouvi que dura mais de um mês. Eu uso com uma bombinha spray pra sempre ter disinfetante pronto. Mas já que no Brasil é facil achar álcool etílico 70% sem desnaturante não tem tanta necessidade.
 
Eu faço algo parecido com o zerosa e nunca tive problemas no fermentador ou mesmo em qualquer garrafa.

Até, no fermentador, minutos antes de usá-lo para fermentar jogo pelo menos uns 2L de água fervente e sempre parece ter resolvido, nas minhas 3 brassagens, nenhuma contaminação. Claro que já o deixo devidamente lavado a cada fermentação/maturação!

E também, nessa próxima leva que devo engarrafar já vou usar o Peracético ao invés do Iodo, vamos ver como irá se comportar.
 
Nas primeiras quatro brassagens, esterilizei uma com água fervente e as outras com iodophor.

Para a última, resolvi inovar e meti as garrafas no forno, deixei 90 minutos a 180ºC e depois deixei lá dentro, resfriando até o dia seguinte.

Engarrafei assim, veremos se vai dar certo. Com certeza, é muito mais prático, pq esteriliza tudo com um trabalho só.

O que estou me forçando a fazer é lavar as garrafas usadas imediatamente após o uso, cobrindo a boca com papel alumínio.

Abs
 
Eu sempre lavo as garrafas logo após o uso e sempre lembro as pessoas que guardam garrafas pra mim de lavar a tampinha também, já que essa pode ficar com alguns resíduos e começar a mofar!
 
Olá pessoal, o que pode acontecer se sanitizar as garrafas com o peracetico em uma proporção maior que o indicado e não escorrer bem as garrafas ?
 
Olá pessoal, o que pode acontecer se sanitizar as garrafas com o peracetico em uma proporção maior que o indicado e não escorrer bem as garrafas ?

Vc pode ter um conteúdo maior de ácido acético na cerveja e talvez alguma degradação dela também.

Como esse ácido tende a degradar em ácido acético depois de um tempo, e também é bastante reativo e vem de um composto orgânico, acredito que mal a saúde não fará.

Abraço
 
Nas garrafas já lavadas e secas, eu faço uma solução de álcool 70 com iodo, coloco uns 100 ml dentro da garrafa, agito algumas vezes e deixo escorrendo uns minutinhos antes de envasar. Borrifo escorredor, bicos das garrafas, mãos arrolhador e pronto!

Vocês estão muito cuidadosos ou eu que estou arriscando?
 
Lavo tudo com água e detergente neutro, lavando bem pra não deixar resíduos de detergente.

Em um balde, preparo uma solução com 10ml de iodo (Kalyclean S390 vendido na WE) e 10 litros de água da torneira. Coloco um pouco dessa solução dentro de um borrifador (500ml) e o resto fica no balde.

Nas etapas da brassagem que antecedem a fervura, me preocupo apenas em lavar tudo bem lavado, mas raramente aplico iodofor em algo. Faltando 10 min pro final da fervura eu coloco o chiller de imersão (já lavado e limpo, mas sem iodo) dentro do mosto e, em todas etapas seguintes, borrifo iodofor em TUDO.

Nos fermentadores eu coloco uns 2 litros da solução de iodo, fecho ele e sacudo bem. Depois devolvo a solução pro balde e deixo o fermentador escorrendo de cabeça pra baixo. Nesse momento, já lavo bem o auto sifão, coloco ele dentro do balde com iodo e bombeio algumas vezes, circulando iodo por dentro dele. Depois escorro um pouco e guardo o auto sifão dentro do fermentador que já foi preparado. Fecho ele e aguardo a hora da transfega.

No envase faço o mesmo procedimento (balde+borrifador). Lavo as garrafas com água e detergente neutro, lavando bem até tirar todo detergente. É imprescindível não deixar resíduos de detergente. Coloco as garrafas lavadas dentro dos engradados e tampo cada uma delas com papel laminado. Lavo a árvore de garrafas e borrifo iodo. Então eu pego cada garrafa, mergulho ela no iodo até que entre uns 50/100ml da solução, sacudo bem pra que entre em contato com todo interior da garrafa, devolvo a solução pro balde e coloco a garrafa na árvore pra escorrer. Dentro de uma panela pequena, coloco todas as tampinhas que irei usar e cubro com a solução de iodo. Preparo o auto sifão (da forma que citei antes) e faço o envase, borrifando iodo sempre que achar necessário ...

Obs: No início eu usava ácido peracético... Mesmo usando na proporção recomendada, ficava um cheiro muito forte. Tem que cuidar muito a pele e os olhos, não dá pra ficar borrifando que nem louco. Quando passei a usar o iodo só vi vantagens. É muito mais fácil, prático e seguro. Já fiz 20 brassagens com iodo, do modo que descrevi acima, e nunca tive contaminação... recomendo!
 
Obs: No início eu usava ácido peracético... Mesmo usando na proporção recomendada, ficava um cheiro muito forte. Tem que cuidar muito a pele e os olhos, não dá pra ficar borrifando que nem louco. Quando passei a usar o iodo só vi vantagens. É muito mais fácil, prático e seguro. Já fiz 20 brassagens com iodo, do modo que descrevi acima, e nunca tive contaminação... recomendo!
Justamente estou tendo mesmo problema. Estou usando Vortexx que e um acido peracetico, uso na proporcao que vem escrito na embalagem e mesmo assim sinto um cheiro muito forte.
 
Aproveitando o tópico, alguém usa ácido peracético em panelas de alumínio?
Achei algumas recomendações de não usar, por ser corrosivo.
Uso o PAC200, e tenho uma outra embalagem com solução pronta, na qual diz que é seguro pra uso em alumínio.
E depois de buscar muito, achei artigos técnicos dizendo que não tem problema.
Alguém por aqui restringe o uso do peracético em equipamentos com esse metal?
Me parece que o pior é com cobre, nesse não pode mesmo.
 
Aproveitando o tópico, alguém usa ácido peracético em panelas de alumínio?
Achei algumas recomendações de não usar, por ser corrosivo.
Uso o PAC200, e tenho uma outra embalagem com solução pronta, na qual diz que é seguro pra uso em alumínio.
E depois de buscar muito, achei artigos técnicos dizendo que não tem problema.
Alguém por aqui restringe o uso do peracético em equipamentos com esse metal?
Me parece que o pior é com cobre, nesse não pode mesmo.
Nas panelas, eu uso vanish para tirar tudo o que fica pregado, funciona muito bem. Depois disso, limpo com agua e uma esponja nova. Estou dormindo na minha sanitizacao das panelas? :(
 
Panelas de mostura e fervura não necessitam de sanitização, basta uma lavagem simples, como a louça de casa.
Uma hora fervendo o mosto já faz o trabalho.
Sanitização só é necessária depois de terminada a fervura.
Minhas panelas são lavadas com lavadora de pressão, somente com água pura.
 
IODO - Acido peracetico - Alcool.

Todos tem a mesma finalidade na sanitizacao ou cada um tem algum papel diferente?
 
Não usem Vanish em panelas de alumínio. Assim terminou a minha :(
Posso seguir usando a problemas não? Eram novas estavam na segunda brassagem.
20181203_181841.jpg
20181203_181837.jpg
 
Nas panelas, eu uso vanish para tirar tudo o que fica pregado, funciona muito bem. Depois disso, limpo com agua e uma esponja nova. Estou dormindo na minha sanitizacao das panelas? :(
No curso que fiz como um alemão raiz aqui em Brasília, ele aconselhou a deixar a "pátina" do alumínio, essa oxidação, pra diminuir o quanto passa de metal pra cerveja.
No entanto uso minha panela de mostura que tem torneira pra engarrafar também.
E fermento/maturo em latões de alumínio.
Quando é pra isso, depois de lavar com a parte amarela da buxa, só com água, geralmente borrifo bastante sanitizante e deixo um tempo.
Usava o iodo, mas achei que estava indo gosto pra cerveja.
Escorro perto do momento de encher, e não enxaguo.
Tenho achado melhor.
No momento uso o peracético pra desinfetar tudo.
 
No momento uso o peracético pra desinfetar tudo.
Vc não sente que fica muito cheiro de peracetico não? Uso na proporção indicada mas mesmo assim acho o cheiro muito forte.
Não entendi o que vc quis dizer com deixar a patina do alumínio. Abraço
 
Galera, tudo bem? Uma dúvida. Acho que não estou levando muito a sério o quesito sanitizacao. Estou para iniciar minha 3ra brassagem e até agora não tive sinais de contaminação mas mesmo assim queria tirar umas duvidas.
1 - como vcs costumam sanitizar as mangueiras da bomba e até mesmo a bomba, fermentador (tenho um conico) ?
2- Como vcs costumam guardar esses materiais? Mangueira, balde que uso para algum auxílio na brassagem, bomba de recirculacao etc?
Tenho tudo ai no cantinho da minha garagem e sempre que vejo algo me diz que estou fezendo alguma coisa errada.
Abraço e cheers
 
IODO - Acido peracetico - Alcool.

Todos tem a mesma finalidade na sanitização ou cada um tem algum papel diferente?

A finalidade é a mesma, sanitizar. Mas há diferenças importantes entre eles, as principais que lembro de cabeça são:

Iodo - tem atuação em uma grande quantidade de micro organismos e precisa de pouco tempo de contato. O inconveniente é que espuma muito. Outro problema é ficar resquícios de iodo e causar problemas em alguém que seja alérgico.
Peracético - é o que precisa de mais tempo de contato e tem um odor muito forte que pode incomodar durante o uso. Agride alguns tipos de material, como o cobre, por exemplo;
Álcool 70 - tempo de contato baixíssimo, mas precisa de fricção, tipo usar em spray ou sacudir a garrafa, só mergulhar as coisas nele vai aumentar o tempo de contato necessário. É importante usar álcool 70, algumas pessoas se enganam achando que se usar o 92 vai ser melhor por ser mais forte. O maior problema do álcool é que agride alguns equipamentos de acrílico e plástico que usamos, ressecando e deixando quebradiço.
 
Last edited:
Galera, tudo bem? Uma dúvida. Acho que não estou levando muito a sério o quesito sanitizacao. Estou para iniciar minha 3ra brassagem e até agora não tive sinais de contaminação mas mesmo assim queria tirar umas duvidas.
1 - como vcs costumam sanitizar as mangueiras da bomba e até mesmo a bomba, fermentador (tenho um conico) ?
2- Como vcs costumam guardar esses materiais? Mangueira, balde que uso para algum auxílio na brassagem, bomba de recirculacao etc?
Tenho tudo ai no cantinho da minha garagem e sempre que vejo algo me diz que estou fezendo alguma coisa errada.
Abraço e cheers

O ideal é enxaguar bem com água fria, depois passar detergente a 80ºC, enxaguar, circular sanitizante, enxaguar de novo e guardar tudo seco e tampado, inclusive os bicos e pontas de mangueira para não entrar micro organismos. Os equipamentos que não suportarem a temperatura de 80ºC, vc lava com água e detergente em temperatura ambiente mesmo...
 
O ideal é enxaguar bem com água fria, depois passar detergente a 80ºC, enxaguar, circular sanitizante, enxaguar de novo e guardar tudo seco e tampado, inclusive os bicos e pontas de mangueira para não entrar micro organismos. Os equipamentos que não suportarem a temperatura de 80ºC, vc lava com água e detergente em temperatura ambiente mesmo...
Valeu cara!
Obrigado pela resposta.

Abraco
 
Vc não sente que fica muito cheiro de peracetico não? Uso na proporção indicada mas mesmo assim acho o cheiro muito forte.
Não entendi o que vc quis dizer com deixar a patina do alumínio. Abraço
Ao fim do dia acho que o peracético incomoda menos que o iodo, que vai impregnando em tudo e ficando com cheiro de hospital.
Quando a panela fica escura, é porque formou uma camada oxidada por cima do alumínio (a pátina).
Segundo esse alemão, e artigos que li corroboram, isso evita a passagem do metal pra o alimento, bebida, etc.
Lavar a panela (de alumínio) até ficar brilhante, novinha, deixa ela pronta pra vazar mais partículas no próximo uso.
 
Ao fim do dia acho que o peracético incomoda menos que o iodo, que vai impregnando em tudo e ficando com cheiro de hospital.
Quando a panela fica escura, é porque formou uma camada oxidada por cima do alumínio (a pátina).
Segundo esse alemão, e artigos que li corroboram, isso evita a passagem do metal pra o alimento, bebida, etc.
Lavar a panela (de alumínio) até ficar brilhante, novinha, deixa ela pronta pra vazar mais partículas no próximo uso.
Lorenco, todo bem?
Entao, basicamente e ate melhor que a panela fique escura e isso?
 
Lorenco, todo bem?
Entao, basicamente e ate melhor que a panela fique escura e isso?

Sim, isso se chama oxidação passiva...

Se você colocar água numa panela de alumínio novinha e ferver por uns 30 minutos, vai perceber que onde tinha água a panela vai mudar de cor, uma coloração de cinza mais escuro na parte onde estava a água. Essa camada mais escura é o óxido que está protegendo contra o desprendimento do alumínio, e não deve ser retirada para que não aja a liberação do alumínio.
 
Sim, isso se chama oxidação passiva...

Se você colocar água numa panela de alumínio novinha e ferver por uns 30 minutos, vai perceber que onde tinha água a panela vai mudar de cor, uma coloração de cinza mais escuro na parte onde estava a água. Essa camada mais escura é o óxido que está protegendo contra o desprendimento do alumínio, e não deve ser retirada para que não aja a liberação do alumínio.
Perfeito!
Fico mais tranquilo entao com minha panela "bronzeada" kkk
Abraco
 
Como vocês higienizam/sanitizam os equipamentos/garrafas de vocês?
O certo é utilizar o produto químico depois lavar com água e secar?



Nas minhas brassagens eu sempre lavo os equipamentos com detergente neutro. Pra sanitizar eu prefiro Álcool 70 por ser mais prático. Basta usar com um borrifador e pano perfex ou papel toalha se preferir.


Para limpar as garrafas eu uso água com detergente neutro. Pra sanitizar, também uso àlcool 70.


Não há porque usar corrosivos se você limpar tudo após o uso.
 

Latest posts

Back
Top