Sanitização de garrafas usadas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Giriolli

New Member
Joined
Feb 6, 2019
Messages
1
Reaction score
0
Boa Tarde pessoal, meu nome é Victor e esse é meu primeiro post aqui no fórum.

Recentemente iniciei no mundo da produção de cervejas artesanais e comecei com uma Pale Ale bem básica.

O processo deu tudo certo (eu acho) só que estou com duvida quanto a utilização de garrafas usadas. Pode? Como sanitizar bem? Como tirar a cola do rótulo de maneira eficaz?

Agradeço a atenção
 
Olá amigo, bem vindo!

Sim, pode garrafa usada. Eu costumo lavar todas , no tanque com sabão e escova de garrafa, para tirar alguma sujeita interna.

Pra tirar o rótulo eu deixo a garrafa de molho por duas ou três horas, ou mais tempo, o papel sai fácil, pra tirar a cola é só esfregar com bucha de cozinha.
No dia de engarrafar sanitizo todas.

Abs.
 
Fala Victor! Beleza?! Seja bem vindo! Eu também uso garrafas para envasar minhas brejas. Já usei muita garrafa "velha" e essas a gente tem que ter um cuidado redobrado. Eu lavo com sabão e escova, com aquelas escovas de crina, deixo de molho no iodo e depois passo o álcool 70 pra finalizar e escorrer a espuma do iodo. É importante sempre fazer uma inspeção visual, olhar pela boca da garrafa pra dentro observando as laterais e o fundo pra ver se não ficou nada... em caso de garrafas muito sujas o melhor mesmo é descartar, pois além de toda trabalheira pra limpar ainda vai correr risco de perder a sua tão esperada produção.
 
Assim como já falaram, também uso garrafas velhas, algumas com talvez 20 anos. O primeiro uso deixo de molho uns dias em água para soltar o rótulo e afrouxar a sujeira grossa de dentro. Depois lavo com detergente e uma esponja dessas de cozinha junto com uma de aço, para tirar o rótulo sem muito esforço. Por dentro uso uma escova de garrafas dessas de crina e esfrego, enxáguo e olho contra a luz, até não ter mais resquícios sólidos de sujeira. Satinizo com iodophor (na proporção sem enxague de 0,08%, ou seja 1ml para 1250ml de agua). Para mim tem funcionado bem.

O bom é que em algum tempo você terá garrafas em condições de uma lavagem mais simples, assim que retornarem ;)
 
Back
Top