Sanitização de garrafas flip top

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Pessoal, beleza?

Queria ajuda de quem tem experiência com essas garrafas. Tenho algumas flip top da Bohemia Imperial, que uso a bastante tempo. Meu processo de limpeza das garrafas é passar água após o uso, até retirar todo fermento. Guardo elas e, no dia do envase, lavo com escova e sanitizo com iodo.

Bom, a questão é que venho fervendo as garrafas normais, pra não ter enchessão de saco. To achando mais fácil assim do que lavar com escova, ficar enxaguando três, quatro vezes pra tirar o sabão, e depois sanitizar. Só que fico receoso de ferver as flip tops, com medo de ressecar ou até derreter a borracha da tampa.

Que vocês acham, vou ter problema se ferver as flip tops?

Abraço.
 
Ninguém?! rs

Na verdade, nunca fervi as flip tops com medo principalmente de derreter ou ressecar a borracha da tampa, sacaram? Sempre lavo com escova. Já as garrafas normais há muito tempo venho fervendo...

@jeanpaullopes, vi em posts antigos que você utiliza flip top. Você saberia me dizer se rolava ferver elas?
 
*******, boa tarde!

Recentemente usei algumas garrafas com flip top e não fervi elas para o reuso. Fiz o procedimento de lavar com água+detergente e escova e depois sanitização com álcool 70%. Não tive nenhum problema de contaminação até o momento.

Att.,

Luis
 
Eu também tenho 4 garrafas dessa da Bohemia Imperial, 4 da Hacker Pschorr, 4 long necks de 350ml que não sei da onde surgiram... e 2 growlers de "2L" com tampa flip top. Na minha ultima brassagem utilizei todas e sanitizei da mesma forma que o confrade Lperes27 fez, apenas lavagem com escovação, sabão neutro e álcool 70. Deu tudo certo! Em outra oportunidade fiz o mesmo procedimento, mas substituí o álcool por iodo e pretendo fazer assim das próximas vezes, pois acho que o álcool resseca a maioria das borrachas...
 
Fala galera!

Seguinte, é assim que eu faço também com elas, igual vocês fazem!!! Com a diferença que uso solução de iodo ao invés de alcool.

Minha dúvida é se posso ferver, pq quero parar de lavar, sacaram? Queria saber se a borracha vai aguentar, não ressecanto ou derretendo.

Valeu de todo jeito pela resposta.
 
Ninguém?! rs

Na verdade, nunca fervi as flip tops com medo principalmente de derreter ou ressecar a borracha da tampa, sacaram? Sempre lavo com escova. Já as garrafas normais há muito tempo venho fervendo...

@jeanpaullopes, vi em posts antigos que você utiliza flip top. Você saberia me dizer se rolava ferver elas?
bem, eu nunca fervi.

uso estas garrafas porque tenho algumas. notei que algumas depois de 3 a 4 usos começaram a não vedar bem. Talvez desmontar (retirar a borracha) antes de ferver seja o caminho.

Eu escovo e deixo no iodofor por algum tempo.

Tenho cada vez mais lavado as garrafas logo após beber e depois uma lavagem rápida para usar: enxágue e iodofor com vinator.
 
Boas dicas, Jean. Não tinha pensado em tirar a borracha. Me fala um coisa, você lava depois de beber com escova e sabão ou só água?

Cara, pensa numa pessoa que vai adiando o envase dias e dias por preguiça de lavar garrafa? Limbo pra mim...

Obrigado pela ajuda.
 
Last edited:
Já vi essas borrachas para vender no Aliexpress tem que verificar se tem no Mercadolivre ou nas brewshops...
Acho que com o tempo de uso é inevitável a reposição.
 
Boas dicas, Jean. Não tinha pensado em tirar a borracha. Me fala um coisa, você lava depois de beber com escova e sabão ou só água?

Cara, pensa numa pessoa que vai adiando o envase dias e dias por preguiça de lavar garrafa? Limbo pra mim...

Obrigado pela ajuda.
lavagem simples, por enxágue.
 
faço igual faço com outras garrafas, alcool 70, e uma borrifada de alcool 70 na flip top antes de fechar, 0 problemas (a não ser uma e outra q não vedam direito as vezes)
 
Back
Top