• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Sanitização de garrafas flip top

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Pessoal, beleza?

Queria ajuda de quem tem experiência com essas garrafas. Tenho algumas flip top da Bohemia Imperial, que uso a bastante tempo. Meu processo de limpeza das garrafas é passar água após o uso, até retirar todo fermento. Guardo elas e, no dia do envase, lavo com escova e sanitizo com iodo.

Bom, a questão é que venho fervendo as garrafas normais, pra não ter enchessão de saco. To achando mais fácil assim do que lavar com escova, ficar enxaguando três, quatro vezes pra tirar o sabão, e depois sanitizar. Só que fico receoso de ferver as flip tops, com medo de ressecar ou até derreter a borracha da tampa.

Que vocês acham, vou ter problema se ferver as flip tops?

Abraço.

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Ninguém?! rs

Na verdade, nunca fervi as flip tops com medo principalmente de derreter ou ressecar a borracha da tampa, sacaram? Sempre lavo com escova. Já as garrafas normais há muito tempo venho fervendo...

@jeanpaullopes, vi em posts antigos que você utiliza flip top. Você saberia me dizer se rolava ferver elas?

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Krishna, boa tarde!

Recentemente usei algumas garrafas com flip top e não fervi elas para o reuso. Fiz o procedimento de lavar com água+detergente e escova e depois sanitização com álcool 70%. Não tive nenhum problema de contaminação até o momento.

Att.,

Luis

JPianco

Well-Known Member
Afiliado
30/11/16
Eu também tenho 4 garrafas dessa da Bohemia Imperial, 4 da Hacker Pschorr, 4 long necks de 350ml que não sei da onde surgiram... e 2 growlers de "2L" com tampa flip top. Na minha ultima brassagem utilizei todas e sanitizei da mesma forma que o confrade Lperes27 fez, apenas lavagem com escovação, sabão neutro e álcool 70. Deu tudo certo! Em outra oportunidade fiz o mesmo procedimento, mas substituí o álcool por iodo e pretendo fazer assim das próximas vezes, pois acho que o álcool resseca a maioria das borrachas...

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Fala galera!

Seguinte, é assim que eu faço também com elas, igual vocês fazem!!! Com a diferença que uso solução de iodo ao invés de alcool.

Minha dúvida é se posso ferver, pq quero parar de lavar, sacaram? Queria saber se a borracha vai aguentar, não ressecanto ou derretendo.

Valeu de todo jeito pela resposta.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Ninguém?! rs

Na verdade, nunca fervi as flip tops com medo principalmente de derreter ou ressecar a borracha da tampa, sacaram? Sempre lavo com escova. Já as garrafas normais há muito tempo venho fervendo...

@jeanpaullopes, vi em posts antigos que você utiliza flip top. Você saberia me dizer se rolava ferver elas?
bem, eu nunca fervi.

uso estas garrafas porque tenho algumas. notei que algumas depois de 3 a 4 usos começaram a não vedar bem. Talvez desmontar (retirar a borracha) antes de ferver seja o caminho.

Eu escovo e deixo no iodofor por algum tempo.

Tenho cada vez mais lavado as garrafas logo após beber e depois uma lavagem rápida para usar: enxágue e iodofor com vinator.

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Boas dicas, Jean. Não tinha pensado em tirar a borracha. Me fala um coisa, você lava depois de beber com escova e sabão ou só água?

Cara, pensa numa pessoa que vai adiando o envase dias e dias por preguiça de lavar garrafa? Limbo pra mim...

Obrigado pela ajuda.

Última edição:

JPianco

Well-Known Member
Afiliado
30/11/16
Já vi essas borrachas para vender no Aliexpress tem que verificar se tem no Mercadolivre ou nas brewshops...
Acho que com o tempo de uso é inevitável a reposição.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Boas dicas, Jean. Não tinha pensado em tirar a borracha. Me fala um coisa, você lava depois de beber com escova e sabão ou só água?

Cara, pensa numa pessoa que vai adiando o envase dias e dias por preguiça de lavar garrafa? Limbo pra mim...

Obrigado pela ajuda.
lavagem simples, por enxágue.

regisdessoy

Member
Afiliado
3/10/18
faço igual faço com outras garrafas, alcool 70, e uma borrifada de alcool 70 na flip top antes de fechar, 0 problemas (a não ser uma e outra q não vedam direito as vezes)

Latest posts

Group Builder