Sanitização das garrafas com água fervente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Dá-lhe, galera!

Nas minhas 39 levas, sempre "esterilizei" as garrafas com água fervente.
Boto pra ferver na panela de brassagem (c/ válvula) e encho garrafa por garrafa com o auxílio da mangueira de silicone.

Encho um lote, deixo - sei lá - no máximo um minuto, e esvazio de volta pra panela, pra voltar a ferver. Tampo as garrafas com papel-alumínio.

Me pergunto até que ponto isso que eu tô fazendo é eficiente mesmo. Tenho minhas dúvidas. Acho que tô tendo um trabalho árduo desnecessário. Demora e é um pé no saco. Queimo os dedos. Queimo os braços com vapor. Mais de uma hora só pra essa funça. Sem contar que gasto um gás da por**! (sensação de I'm doing it wrong.)

Nunca tive contaminação. Mas isso que eu tô fazendo sanitiza mesmo, adianta alguma coisa, ou é só efeito placebo? :)

Me pergunto se eu teria contaminação caso eu simplesmente enchesse as garrafas e pronto, dando no máximo uma enxagüada com água da torneira pra tirar qualquer resquício de pó ou algo assim.


--

Mas vamos dizer que sim, que sanitiza. Rola de fazer isso um dia antes, deixando elas tampadinhas, com papel-alumínio? Elas permaneceriam sanitizadas por muitas horas?

--

PS: vou "migrar" para o peracético mas... só nas futuras levas (leia-se próxima ida a Porto Alegre, na WE)


Abraços!
 
Grupis,

deixa eu perguntar, pq não usar biofor, acido paracetico ou álcool 70?

Acho tão fácil, barato e rápido usar um dos 3...

Só agua fervendo eu acho que não deve ser 100% efetivo, até pq dependendo da sua altitude a fervura não se dá em 100C, e existem microorganismos que só são exterminados depois de 120C...
 
Dá-lhe, galera!

Nas minhas 39 levas, sempre "esterilizei" as garrafas com água fervente.
Boto pra ferver na panela de brassagem (c/ válvula) e encho garrafa por garrafa com o auxílio da mangueira de silicone.

Encho um lote, deixo - sei lá - no máximo um minuto, e esvazio de volta pra panela, pra voltar a ferver. Tampo as garrafas com papel-alumínio.

Me pergunto até que ponto isso que eu tô fazendo é eficiente mesmo. Tenho minhas dúvidas. Acho que tô tendo um trabalho árduo desnecessário. Demora e é um pé no saco. Queimo os dedos. Queimo os braços com vapor. Mais de uma hora só pra essa funça. Sem contar que gasto um gás da por**! (sensação de I'm doing it wrong.)

Nunca tive contaminação. Mas isso que eu tô fazendo sanitiza mesmo, adianta alguma coisa, ou é só efeito placebo? :)

Me pergunto se eu teria contaminação caso eu simplesmente enchesse as garrafas e pronto, dando no máximo uma enxagüada com água da torneira pra tirar qualquer resquício de pó ou algo assim.


--

Mas vamos dizer que sim, que sanitiza. Rola de fazer isso um dia antes, deixando elas tampadinhas, com papel-alumínio? Elas permaneceriam sanitizadas por muitas horas?

--

PS: vou "migrar" para o peracético mas... só nas futuras levas (leia-se próxima ida a Porto Alegre, na WE)


Abraços!
Cara, te respondendo com toda a sinceridade que tu provavelmente queres.... sim, tu estás tendo um trabalho do @#$@# sem precisar.

Seja usando Iodophor, ácido peracético ou alcool 70, bastaria ter poucos litros do sanitizante, encher UMA garrafa, e então despejar uma na outra (esvaziando a anterior) até ter passado sanitizante em todas, e então deixar escorrer e pronto, sem enxaguar.

Bem mais fácil, né?

Já fiz isso que tu fez no começo, já usei vapor (e quebrei algumas garrafas) até me dar conta das técnicas mais fáceis.

Se tu usar um Vinator, que já tem pra vender no Brasil, aí a coisa fica absurdamente mais fácil (http://ecommerce.lamasbrewshop.com....uto_6387_9879_Lavador-Sanitizador-de-Garrafas) pois basta colocar um pouco de sanitizante no recipiente, e pressionar 2 ou 3 vezes a garrafa nele..... ele "cospe" sanitizante pra cima, sanitiza a garrafa, e o sanitizante volta pro recipiente, reaproveitando tudo. Eu recomendo MUITO!

Abração!
 
Esse Vinator junto com a árvore (para escorrer as garrafas) valem o investimento! Tenho ele desde a primeira leva e nunca tive problema de contaminação em uma garrafa sequer. Uso o Peracético como sanitizante!
 
Realmente o Vinator parece ser algo que torna a vida do cervejeiro muito mais prática. pena que seja tão caro. tem uns vídeos do youtube de DIY mas nunca tentei.

Mas minha vida mudou e já ficou bem mais prática quando comecei a usar o borrifador, uso Biofor, umas 3 espirradas e já era! Com 500ml eu já consegui sanitizar 250 garrafas.

Abraço!
 
Realmente o Vinator parece ser algo que torna a vida do cervejeiro muito mais prática. pena que seja tão caro. tem uns vídeos do youtube de DIY mas nunca tentei.

Mas minha vida mudou e já ficou bem mais prática quando comecei a usar o borrifador, uso Biofor, umas 3 espirradas e já era! Com 500ml eu já consegui sanitizar 250 garrafas.

Abraço!
André, o problema é que com borrifador não há garantia que o sanitizante entrou em contato com toda a superfície interna da garrafa.

Agora, se tu simplesmente encher a garrafa de sanitizante, e esvaziar, pronto! Garantia total. Nesse caso, pode-se simplesmente fazer alguns litros de sanitizante num balde, encher uma garrafa, e despejar em outra vazia. A primeira já vai estar sanitizada quando escorrer tudo, e a segunda, caso não tenha enchido completamente, é só mergulhar no balde pra completar, e fazendo isso em cima do balde não se perde uma gota de sanitizante.

Abraço!
 
Guenther, quando fui usar essa técnica do borrifador pela primeira vez (depois de ler aqui que alguém usa, acho que o Zé Rosa), pensei o mesmo. Mas quando testei, o fiz da seguinte maneira: Dou 3 ou 4 borrifadas dependendo do tamanho da garrafa, o suficiente para deixar um pouco de sanitizante dentro, giro ela várias vezes e coloco para escorrer. Assim tenho certeza de contato total. Não tive problemas de contaminação.

Antes eu mergulhava elas tbm, enchia minha panela de 100 litros, cabiam bastante garrafas. Também nunca tive problemas, mas com o borrifador, ficou mais ágil e com menos gasto de água.

Eu só tive problema de contaminação bacteriana uma vez, quando meu amigo cismou de deixar o irmão de 14 anos dele fechar as garrafas. O garoto ficou com medo de apertar o arrolhador, as tampas ficaram mal fechadas...já imagina o resultado né.

Agora contaminação por levedura selvagem, essa já tive diversas vezes quando comecei a usar a cozinha de fora da casa da minha sogra, era um local muito úmido e embolorado. Só resolveu quando sai de lá, o desgraça que não morre com nada (o bolor, não a sogra, kkkk)

Abraços!
 
Sim, eu entendo, o que quis comparar é que com uma técnica, não há com o que se preocupar... é só encher a garrafa com a mão, mergulhando-a, e depois esvaziá-la dentro de outra garrafa, já enchendo a próxima, o que é super rápido, talvez mais que borrifar e girar, e garantido, ou seja, não precisa ficar girando... nem corre o risco de alguma das vezes ter "girado errado" ou coisa do tipo.

Conheço cervejaria que sanitiza barris só com borrifador, e eles nunca tem problema, mas te digo, eles nunca tem problema porque a cerveja nunca está contaminada, o barril permanece sempre fechado, e eles lavam com água isenta de contaminantes, ou seja, o barril "permanece" descontaminado, porque sem dúvida um borrifador não é suficiente para sanitizar todo o barril por dentro.

Lembre-se que a frase "nunca tive problemas" não é sinônimo de uma técnica 100%. :)

Pra exemplificar, conheço gente que fazia cerveja há mais de ano usando álcool 90% como sanitizante, e nunca teve contaminação, ou seja, ele também nunca teve problemas. :)

Abração!
 
Não tem que deixar um tempo o sanitizante (eu uso iodofor) em contato com a garrafa?
 
Mas ele continuará em contato, pois não houve enxágue para remover o sanitizante.

Deixar a garrafa mergulhada, ou mergulhar e esvaziar, dá exatamente o mesmo resultado, bem como borrifar uma superfície de forma homogênea.

Abraço!
 
Quando eu faço, sempre encho as garrafas com solução com peracetico e vou passando de uma para outra.
depois, quando terminei todas, enxágue com água quente/fervida
 
tbksly,

Paracético não precisa de enxágue se usar na proporção correta. Enxaguando vc só estará dando mais chance de levar novos microorganismos para as garrafas já sanitizadas.
 
Foi por essas e outras que eu desisti de garrafas, e fui pro post mix.
Lava só um barril e pronto.
Fora ficar guardando garrafas, morava em apartamento e tinha mais de 50 garrafas guardadas, era uma bagunça danada.
 
Hehehe, ainda bem que tenho um sotão separado só pra bagunças, tenho mais de 600 garrafas lá guardadas, limpinhas! A idéia do post mix ainda não me atraiu muito. Por enquanto vou tentar começar com os barris de 5 litros, serão bacanas para churrascos onde uma quantidade maior de cerveja é consumida.

E de tanta parte mais trabalhosa no processo de produção, sanitizar as garrafas nem é tão complicado e chato assim. No borrifador, na imersão ou simplesmente passando de uma para outra, é bem tranquilo.
 
Pra mim era a parte mais trabalhosa, pois morava em apartamento, e com os barris o espaço usado era menor. Fora o risco de garrafas explosivas, hehehehe.
Abs
 
Pra mim era a parte mais trabalhosa, pois morava em apartamento, e com os barris o espaço usado era menor. Fora o risco de garrafas explosivas, hehehehe.
Abs

fora o risco de nao ter um kegerator tambem... :D
 
Pessoal, eu tenho um Vinator e gostei muito do produto, mas antes dele eu fervia umas 20 garrafas (o suficiente para os 10L que fiz) de cada vez no caldeirão e as escorria. Na verdade só fiz duas levas de cerveja, sou bem iniciante, uma sem o vinator e outra com.

Geralmente assim que bebo/esvazio cada garrafa, eu as lavo em água corrente e as deixo escorrer na árvore que também adquiri e ali as deixo até utilizá-las novamente (também moro em apartamento e isso economiza um espaço, pois numa única árvore cabem 81 garrafas) mas não sem antes dar outra enxaguada e sanitizá-las no Vinator com Star San, que recomendo, pois rende muito e dispensa enxágue. Já li que nem precisa deixar secar (acabo deixando um pouco) pois ele não deixa nenhum gosto nem cheiro, e foi desenvolvido justamente para sanitizar equipamentos cervejeiros / alimentícios.

Mas lendo os popsts fiquei curioso, alguém sanitiza, guarda adequadamente claro, e engarrafa a cerveja sem nenhum processo próximo ao envase?

Saudações cervejeiras.
 
Por falar nisto, ontem falando com um amigo cervejeiro ele comentou que faz a sanitização colocando as garrafas por 30 segundos no microondas.

Será?
 
Pessoal, eu comecei usando peracetico com vinator. Não tive problema, mas não estava muito seguro com o peracético. Parti então para o Biofor (1 mL/L) conjugado com o von ator. Não enxaguo e uma vez "lavado" no vinator, vou direto para o envase.
 
bom dia
na minha primeira leva engarrafei duas garrafas após a primeira semana de fermentação para poder experimenta-las quando fosse engarrafar toda a cerveja. como eram apenas duas garrafas achei melhor ferve-las que preparar sanitizantes. estas ficaram otimas todos ficaram contentes com o primeiro resultado. engarrafamos o restante após sanitizar as garrafas com iodofor… a cerveja ficou com um gosto horrivel e nada me tira da cabeca que o gosto é do iodo…. agora vou enchaguar as garrafas com agua fervendo, e vai ser dificil me convencer do contrario… já até preparei um balde de 17l com uma mangueira onde vou por a água fervendo para encher as garrafas.
abraços!
 
tbksly,

Paracético não precisa de enxágue se usar na proporção correta. Enxaguando vc só estará dando mais chance de levar novos microorganismos para as garrafas já sanitizadas.

Rodrigo, qual seria a proporção correta de peracético? Eu uso peracético líquido, que compro em uma loja de equipamentos e componentes químicos. Vem na concentração de 2% e 20%.

Valeu!
 
Qual é a real vantagem do "Star San"???

Pergunto isso porque ele é quase 6X mais caro que o Biofor...
 
Aproveitando o tópico.
ganhei 50 garrafas de um amigo.
tirei os rótulos e lavei com sabonete neutro.
tenho que fazer mais algum procedimento ou só guardar pra sanitizar?
 
Eu utilizo soda cáustica pra lavar garrafas antigas, aquelas crostas de sujeira saem tudo!

Basta 4 colheres de sopa bem cheia pra aprox. 20lts de agua e ta feito o serviço. Só mergulhar as garrafas dentro do recipiente, deixar agir por uma tarde e sai tudo!
 
Eu utilizo soda cáustica pra lavar garrafas antigas, aquelas crostas de sujeira saem tudo!

Basta 4 colheres de sopa bem cheia pra aprox. 20lts de agua e ta feito o serviço. Só mergulhar as garrafas dentro do recipiente, deixar agir por uma tarde e sai tudo!

O dificil é lugar pra lavar 100 Garrafas.
Se bem que dá pra lavar de 20 em 20 ou algo do tipo
 
Eu utilizo soda cáustica pra lavar garrafas antigas, aquelas crostas de sujeira saem tudo!

Basta 4 colheres de sopa bem cheia pra aprox. 20lts de agua e ta feito o serviço. Só mergulhar as garrafas dentro do recipiente, deixar agir por uma tarde e sai tudo!

Mas a soda não reage com o vidro?
 
Tiago, não é bem assim.
a soda (NaOH) reage com o vidro sim, formando silicatos, que podem gerar contaminação.

Isso pode ser desconsiderado. É uma reação muito lenta, a soda provavelmente vai perder suas propriedades reagindo com as sujeiras muito antes de reagir com silício, que tá bem firme ali.

Ainda se quiser considerar essa reação, contaminação química também pode ser desconsiderada, porque a resultante é um sal Na2(SiO3) + H2O, solúvel em água. Vai ser diluído e descartado no enxague.
Se não realizar um enxague duma limpeza com soda, com certeza esse composto vai ser o menos problemático.

Silicato de sódio também é usado como agente clarificante na cerveja e vinho, precipita coloides.

Abraço
 
Isso pode ser desconsiderado. É uma reação muito lenta, a soda provavelmente vai perder suas propriedades reagindo com as sujeiras muito antes de reagir com silício, que tá bem firme ali.

Ainda se quiser considerar essa reação, contaminação química também pode ser desconsiderada, porque a resultante é um sal Na2(SiO3) + H2O, solúvel em água. Vai ser diluído e descartado no enxague.
Se não realizar um enxague duma limpeza com soda, com certeza esse composto vai ser o menos problemático.

Silicato de sódio também é usado como agente clarificante na cerveja e vinho, precipita coloides.

Abraço
Sempre me preocupei com essa possível contaminação. Muito obrigado pela aula de química! hehe
abraço
 
Não é preciso se preocupar com isso... pelo que li, um indicativo dessa reação é a perda do brilho no vidro, mas é preciso contato muito prolongado e com temperatura elevada pra isso...

O perigo da soda são resíduos de soda. Se usar deve fazer um bom enxague. Se usou a quente, fazer um enxague com agua quente também. Um reagente interessante pra assegurar um bom enxague é a fenoftaleína, que fica rosada quando tem resquício de soda.

Abraço
 
ImageUploadedByTapatalk1396450638.701594.jpg lavei com sabonete neutro, deixei secando no angulo de 45graus, mais como n tenho a chamada "arvore" deixei em uma caixa de papelao no sol, apos secadas, passei um pano com alcool 98% nas bocas e logo apos vedei as tampas com papel aluminio...ja que nao vou satinitizar agora.ImageUploadedByTapatalk1396450809.967754.jpg
Procedimento ta correto?
 
Eu preciso improvisar uma arvore pra secar as garrafas. Esses dias guardei fechei elas e nao estava bem seco. tive que lavar tudo de novo.. encheu de mofo.
 
Eu estava pensando em fazer uma mesa com tábuas, e furar ela com serra copo com um diametro que passe o bico da garrafa mas não passe o corpo. O problema é, que não é meu caso, quando o cara for envasar muitas garrafas, mais de 150, vai faltar espaço! HASDUIHASD
 
Uma pergunta quanto ao alcool 70º... É possível também usar o 92º, aquele que antigamente se encontrava nos supermercados?
 
Uma pergunta quanto ao alcool 70º... É possível também usar o 92º, aquele que antigamente se encontrava nos supermercados?

É possível diluir ele pra 70%. Usar em 92,8% não adianta, porque a desinfecção não é efetiva.

Pode fazer a diluição com água filtrada, se precisar calcular é:
Concentração1 x Volume1 = Concentração2 x Volume2

Abraço
 
Back
Top