• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Sanitização com iodophor

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
------

Nas duas últimas cervejas que eu fiz... usei àlcool 70 pra sanitizar as garrafas. Nesse caso sem "esfregar".

Tenho aquele aparelho de plástico "sanitizante" que coloco álcool e quando aperto com a garrafa de ponta cabeça o aparelho joga àlcool até o fundo da garrafa e vai escorrendo.

Deixo a garrafa de ponta cabeça pra escorrer o álcool.

Quando vou engarrafar a garrafa já está seca.

Você acha que teria algum problema?
também já usei assim, colocava álcool dentro da garrafa, agitava ela bem e depois escorria. Nunca deu problema. É claro que as garrafas estavam previamente lavadas com escova e detergente.

Não que vá dar problema, mas tenha em mente que não é uma sanitização 100%.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
A medida que vc usa do idofor e ml por litro de água? Esta e a mistura segura? Valeu
A segura para se usar sem enxague, usando o S390 (a concentração varia em outras apresentações), é de 0.8 ml por litro.

1 ml é um pouco acima do recomendado, mas não dever fazer muita diferença.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?

thiagodifoiz

Well-Known Member
Afiliado
8/4/16
Mau não vai fazer nessa quantidade, pode ocorrer de deixar um leve gosto, o que acredito que também não irá ocorrer, antes eu ficava controlando a quantidade de ml do iodo na água, hoje vai no olhometro mesmo kkkkk e nunca tive problemas.

johnsonbio

Well-Known Member
Afiliado
10/6/18
Pessoal, pelo que estou lendo aqui e deveria ter lido antes, fiz uma M grande ma sanitização das minhas garrafas, eu entendi que a diluição seria 8ml por litro, e pelo que vi são 8mls para 10 litros no caso do Biofor, eu usei a solução borrifando na garrafa e nas tampinhas, deixei escorrer bem, não abri nenhuma ainda, então não sei o efeito sensorial, mas minha dúvida é com relação a proporção tão maior, seria perigoso para saúde ?
ok mas iodo nao usa borrifando. tem que ficar em contato em torno de 30s a 1min. só alcool 70 que se usa borrifando. quanto a proporçao, nao tem problema, só gastou mais do que o necessario.

FernandoPetry

Well-Known Member
Afiliado
30/8/16
Geralmente utilizo 5 litros de água para 4 ml de iodo, nunca tive problemas e fica mais fácil de medir.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Pra aumentar a treta, já botei mais de 1ml/l sem problema nenhum.
#paz
O quê tu chama de "sem problema" ? a questão da concentração para não usar enxágue é deixar uma quantidade de iodo residual que não vá ser nocivo a saúde a longo prazo. Quanto maior a quantidade de iodofor por litro, maior seu poder de sanitização, mas também maior a quantidade de residual. A concentração de .8ml/l deixa ele ainda efetivo, mas com um residual mínimo.