Sanitização com iodophor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Comprei uma garrafa de Kalyclean com a WE e tenho uma dúvida básica: a água que eu vou utilizar para sanitizar deve ser fervida ou basta acrescer o iodophor à água comum (potável)?

Abs!
 
Um mL de Kaliclean por litro de água da torneira. Imersão durante 2 min, certo?
 
Não precisa deixar de molho. Um borrifador resolve o problema.

Abraço!
 
Alguém já notou algum gosto sobressalente do Iodophor?

Comprei um litro do Biofor no Lamas, e utilizo na concentração de 0,8mL/L H20, que é recomendada no site deles.

Eu diria que, mesmo sem enxague, a concentração é baixíssima pra passar algo pra breja final, mas algumas pessoas tem relatado um gosto "químico" nas minhas últimas levas...

Abraços!
 
Comecei faz pouco tempo mas não notei nada nem com as cervejas que fiz até agora e nem com as que um amigo que me influenciou aqui faz. Uso o mesmo Biofor da Lamas mas comprei aqui mesmo em Fortaleza. Fácil de encontrar em lojas do ramo agropecuário.

Sobre a espuma que ele deixa eu fico receoso e tento tirar ela na hora de escorrer o iodofor mas tem vezes que é difícil! Se não tem dado problema como vocês dizem vou tentar relaxar com isso.

Agora sobre o tempo de contato, eu deixo um tempo imerso e depois deixo escorrer. Não sabia que dava só para borrifar. Realmente fica bem mais fácil assim. A sanitização é um daqueles processos que o pessoal prefere pecar pelo excesso do que pela negligência! É um tal de lavar, usar vanish, ferver e ainda usar o sanitizante! rsrsrsrs
 
É, nunca ouvi relatos disso mesmo, o pessoal usa tranquilo. Mas quem sabe né, temos que testar as hipóteses....

O que tenho feito pra tirar a espuma que fica é borrifar Álcool 70% por cima das sobras do Iodofor pra facilitar o escorrimento. Será que pode ser essa a fonte desse gosto estranho?
 
Este relatório, sobre a incapacidade de sentir concentrações de iodofor 8x maiores que esperadas em homebrew, já virou um clássico: http://www.bayareamashers.org/wp-content/uploads/2013/07/Iodophor.pdf

15ml de iodofor (medido em tampa medidora de xarope) misturado em 20 litros dá aproximadamente 12,5 ppm. Um cuidado com seu uso, porém, é que o iodofor não deveria ser utilizado com água muito quente (como a que sai do chiller de imersão) pois fica inativo (e com aparência leitoso).
 
Franco,

eu já senti um gosto estranho na cerveja devido ao uso do álcool 70, eu havia borrifado em um copo e depois provei a cerveja que coloquei nele, senti um gosto de perfume.

Para sanitizar as garrafas, eu coloco elas imersas em água com iodophor (0.8 ml por litro de água), para evitar a formação de espuma esvazio devagar, depois deixo escorrer por alguns minutos de cabeça para baixo (coloco dentro de panelas também sanitizadas), não fica nenhum resquício de espuma. Mas pelo jeito a forma mais pratica (e econômica) é o uso do borrifador, vou começar usar daqui pra frente.
Abraço
 
Eu sempre usei borrifador.
Com as garrafas lavadas e escorridas, um pouco antes de engarrafar eu aplico o sanitizante, borrifando e girando a garrafa para a solução cobrir toda a superfície interna. Também aplico externamente, principalmente na região do gargalo.
Na hora do envase é só escorrer para tirar o excesso.
Não lembro de ter tido algum problema de contaminação.
 
Eu sempre usei borrifador.
Com as garrafas lavadas e escorridas, um pouco antes de engarrafar eu aplico o sanitizante, borrifando e girando a garrafa para a solução cobrir toda a superfície interna. Também aplico externamente, principalmente na região do gargalo.
Na hora do envase é só escorrer para tirar o excesso.
Não lembro de ter tido algum problema de contaminação.

  1. Você faz só a limpeza e borrifa? Ou faz a sanitização antes imergindo as garrafas em água?
  2. O que você borrifa? Alcool ou iodo?
 
Garrafas muito sujas, eu coloco de molho com um detergente (uso o Kaliclean S330), escovo e faço um bom enxágue. As que já estão no uso, eu lavo logo após o consumo, escorro bem e ensaco.
A sanitização eu faço só com borrifador.
Imersão só para mangueiras e objetos menores.
Eu uso ácido peracético (PAC200). Mas acredito que com iodophor seja semelhante. Álcool eu praticamente só uso para as mãos.
 
Garrafas muito sujas, eu coloco de molho com um detergente (uso o Kaliclean S330), escovo e faço um bom enxágue. As que já estão no uso, eu lavo logo após o consumo, escorro bem e ensaco.
A sanitização eu faço só com borrifador.
Imersão só para mangueiras e objetos menores.
Eu uso ácido peracético (PAC200). Mas acredito que com iodophor seja semelhante. Álcool eu praticamente só uso para as mãos.

Você sanitiza fermentador com borrifador também?
 
Os fermentadores (bombonas de água mineral) eu encho de água com detergente clorado, deixo umas 24 horas de molho, e faço a escovação. Para sanitizar eu coloco mais ou menos meio litro de solução, fecho e agito para cobrir toda a superfície. Normalmente faço isto no início da brassagem e vou agitando durante o trabalho. No final é só escorrer.
Por fora uso o borrifador.
 
Para sanitizar eu coloco mais ou menos meio litro de solução

Zé Rosa,

É pac200 que vc usa, certo?

Vc usa na diluição padrão de 1g por litro mesmo? não são necessários os 10 minutos de atuação?

Questiono isso pois eu comprei um Vinator e estava em dúvida se poderia utilizá-lo com o pac200 para não ter que deixar as garrafas de molho antes de engarrafar.

Não tenho problemas em manter o fermentador cheio da solução por 10 minutos, porém, me incomoda fazer isso com as garrafas, pois não tenho nenhum balde muito grande que comporte todas as garrafas de molho.


Obrigado
 
Exato. PAC200 à 1g/l.
Na verdade, depois de banhar a superfície interna com a solução, deixo descansando por algum tempo (em geral mais de 15 minutos).
Acho que se tu usar este equipamento (Vinator), vai ser semelhante. Aplica a solução e aguarda o tempo indicado para a conclusão da sanitização.
 
uma dúvida sobre sanitização com iodofor em chiller de contra-fluxo:

como faço para sanitizar o interior do tubo de alumínio onde o mosto resfriando passa? pensei em fazer uma soluçao de iodofor e fazer passá-la por dentro do tubo, depois utilizar para resfriar o mosto e para limpar novamente passar o iodofor por dentro, só que me falaram que o iodofor depois de 30min em contato com o alumínio ele torna corrosivo... é verdade? se for assim, adianta eu apenas passar água por dentro do tubo?
 
Eu tenho um chiller de contra-fluxo de cobre e tenho o mesmo problema. Eu costumo deixar uma panela com água fervendo com detergente industrial ( Saniclean ) e coloco a bomba para recircular esta água passando pelo chiller por uns 15 minutos. Sai muita sujeira e ainda não tive contaminação do mosto. Acho que só o iodofor não adianta, pois onde ficar alguma sujidade dentro do tubo ele não consegue desinfetar adequadamente.
 
Acredito que se usar água fervida não tem problema. Mas o aconselhável é não enxaguar após a sanitização.
 
Quando fica muita espuma e você não tem tempo (ou paciência) para esperar que ela se dissipe, dá pra borrifar um pouco de álcool (pode ser aquele comum de supermercado, 42%).
 
Eu costumo fazer a sanitização das garrafas com o iodofor mergulhando as garrafas (não deixo imersas por determinado tempo) e já saio escovando internamente e vou deixando as garrafas cheias de lado até escovar a ultima garrafa.
Depois da última eu começo esvaziando da primeira a ultima. Depois eu passo aquela plastico filme e quando vou engarrafar (geralmente no outro dia) eu fervo uma panela d'água e deixo as garrafas imersas e vou pegando da panela direto para o envase. Nunca notei nenhum problema. Alguém desaconselha fazer deste modo?
 
Se está dando certo, é complicado desaconselhar mas eu acho que tu tá trabalhando de mais. O iodofor deve ser aplicado com a garrafa já limpa, portanto não é necessário escovação. Além disto, depois de aplicado o iodofor, bastaria escorrer e colocar uma proteção no gargalo da garrafa, dispensando a imersão das garrafas em água depois de sanitizadas. No momento do envase, seria só escorrer o excesso (provavelmente já sem espuma) e pronto.
 
Entendi. E no caso que produto é o mais aconselhável para fazer a lavagem das garrafas? Sabão neutro ?
 
Dá para usar muitos produtos. Eu geralmente uso Kalyclean S330. O preço assusta um pouco mas o bom rendimento compensa. Já usei outros produtos como cloro e vanish, ambos sem perfume, e funcionaram bem. Também tem quem use soda (nas indústrias é comum), mas eu não aconselho por conta dos riscos, tanto de manipulação quanto de resíduos. O bom é manter as garrafas limpas, lavando logo após o consumo. Isto poupa muito trabalho.
 
legal, bom saber Leonardo, vou ferver água amanhã entao e limpar o chiller também assim.

se bem que meu irmao fez apenas uma solução de ácido peracético no dele de alumínio e nao deu problema tambem...
 
legal, bom saber Leonardo, vou ferver água amanhã entao e limpar o chiller também assim.

se bem que meu irmao fez apenas uma solução de ácido peracético no dele de alumínio e nao deu problema tambem...

Não precisa sanitizar o chiller dessa forma. Basta colocar ele no mosto 10 min antes de terminar a fervura que ele fica esterilizado. Apenas, lógico, dá uma boa lavada nele com sabão neutro.
 
Bom, esta é a minha primeira sanitização com Biofor, li todo o post, so queria tirar a seguinte dúvida, o Guenther comentou sobre borrifar a concentração, mas no caso eu so borrifaria e deixaria escorrer? e isso eu poderia fazer nos fermentadores, garrafas? e nas panelas de alumínio? Sei que a concentração é muito baixa, mas quando engarrafar e fazer o priming, existe o risco de matar a levedura em suspensão, atrapalhando a formação do co2 na garrafa?
 
Tenho uma duvida com relação ao iodophor, quando comecei a fazer cerveja usava somente iodophor nem sabia da existência do acido peracetico até eu ter um contaminação, foi aquela tristeza toda de tocar fora, mas logo ja fiz outra e contaminação de novo, fiquei louco e fui atras de outro sanitizante, na epoca eu sanitizava tudo muito bem e era bem neurótico. Dai um amigo meu me deu um acido peracetico que ele tinha sobrando e nunca mais tive problemas.
O iodophor eu comprei na WE e a tampa não estava fechando direito gostaria de saber se pode ter sido este o problema.
 
O iodophor eu comprei na WE e a tampa não estava fechando direito gostaria de saber se pode ter sido este o problema.

Cara, eu comecei a utilizar o Biofor agora, mas pelo que já li e pelo que relatou, provavelmente o iodo presente no seu iodophor tenha sublimado por causa da tampa, ou o mais provavel é que a contaminação esteja acontecendo em algum processo que voce nao esta utilizando o iodophor ou algum ponto em seu fermentador que possa ter crosta de cerveja velha e voce ainda nao reparou.
Eu nunca havia utilizado biofor antes e nunca tive problema de contaminação, sempre tive praticas de sanitização das mais básicas possiveis do tipo lavar e apenas borrifar alcool 70, e nunca tive problema. Vou começar a utilizar o biofor justamente pra diminuir a probabilidade de alguma contaminção futura, mas só.

Mas, tente rever todo seu processo, pois a contaminação deve estar ocorrendo em algum momento em que nao utiliza o iodophor.
 
Ácido Peracético e Iodophor são super efetivos. Mas eu vejo muito mais vantagens de uso e flexibilidade no iodofor... pra mim nem se compara.

Abraço,
 
Eu comecei usando paracetico e depois de um tempo troquei para o biofor, vejo algumas vantagens do biofor:

- apos misturar com água não preciso esperar os 30 min recomendados para o paracetico
- o seu tempo mínimo de contato é de 30 segundos
- posso usar ele em praticamente todos os materiais
- posso guardar a solução e reutilizar
 
Uma dúvida tenho usado PAC para sanitizar tanto o fermentador quanto as garrafas, entretanto após usar PAC nas garrafas aplico o alcool 92,5, teria como sanitizar só borrifando o álcool ?
Estou começando a pensar em sanitizar com o iodophor, essa borrifada que tanto falam é efetiva para baldes fermentadores ?
 
Uma dúvida tenho usado PAC para sanitizar tanto o fermentador quanto as garrafas, entretanto após usar PAC nas garrafas aplico o alcool 92,5, teria como sanitizar só borrifando o álcool ?
Estou começando a pensar em sanitizar com o iodophor, essa borrifada que tanto falam é efetiva para baldes fermentadores ?

É sim, pode ir sem medo. Sanitizo tudo com iodophor, garrafas, baldes, acessórios, tampinhas, emfim, tudo. Nunca tive a menor contaminação sequer.
Lembre somente de usar a proporção correta para não precisar de enxágue.
 
Back
Top