Sanitização com iodophor

Discussão em 'Sanitização' iniciado por jdeiro, 5/7/13.

1. 5/7/13 #1

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Caros,

Comprei uma garrafa de Kalyclean com a WE e tenho uma dúvida básica: a água que eu vou utilizar para sanitizar deve ser fervida ou basta acrescer o iodophor à água comum (potável)?

Abs!

2. 5/7/13 #2

paulo

paulo

paulo

Moderador Moderador

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    347
    Pode usar água da torneira sem problemas.

3. 6/7/13 #3

Leonardo

Leonardo

Leonardo

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    11
    Um mL de Kaliclean por litro de água da torneira. Imersão durante 2 min, certo?

4. 6/7/13 #4

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,015
    Não precisa deixar de molho. Um borrifador resolve o problema.

Abraço!

5. 17/9/13 #5

FrancoPicarelli

FrancoPicarelli

FrancoPicarelli

Member

Afiliado:
    17/9/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Alguém já notou algum gosto sobressalente do Iodophor?

Comprei um litro do Biofor no Lamas, e utilizo na concentração de 0,8mL/L H20, que é recomendada no site deles.

Eu diria que, mesmo sem enxague, a concentração é baixíssima pra passar algo pra breja final, mas algumas pessoas tem relatado um gosto "químico" nas minhas últimas levas...

Abraços!

6. 17/9/13 #6

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Não notei não e inclusive já engarrafei por cima da espuma que ele deixa.

Abs

leandroblunk curtiu isso.
  7. 17/9/13 #7

RodrigoCampos

RodrigoCampos

RodrigoCampos

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    103
    Comecei faz pouco tempo mas não notei nada nem com as cervejas que fiz até agora e nem com as que um amigo que me influenciou aqui faz. Uso o mesmo Biofor da Lamas mas comprei aqui mesmo em Fortaleza. Fácil de encontrar em lojas do ramo agropecuário.

Sobre a espuma que ele deixa eu fico receoso e tento tirar ela na hora de escorrer o iodofor mas tem vezes que é difícil! Se não tem dado problema como vocês dizem vou tentar relaxar com isso.

Agora sobre o tempo de contato, eu deixo um tempo imerso e depois deixo escorrer. Não sabia que dava só para borrifar. Realmente fica bem mais fácil assim. A sanitização é um daqueles processos que o pessoal prefere pecar pelo excesso do que pela negligência! É um tal de lavar, usar vanish, ferver e ainda usar o sanitizante! rsrsrsrs

FranciscoDS curtiu isso.
  8. 18/9/13 #8

FrancoPicarelli

FrancoPicarelli

FrancoPicarelli

Member

Afiliado:
    17/9/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    É, nunca ouvi relatos disso mesmo, o pessoal usa tranquilo. Mas quem sabe né, temos que testar as hipóteses....

O que tenho feito pra tirar a espuma que fica é borrifar Álcool 70% por cima das sobras do Iodofor pra facilitar o escorrimento. Será que pode ser essa a fonte desse gosto estranho?

9. 18/9/13 #9

John66

John66

John66

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    33
    Este relatório, sobre a incapacidade de sentir concentrações de iodofor 8x maiores que esperadas em homebrew, já virou um clássico: http://www.bayareamashers.org/wp-content/uploads/2013/07/Iodophor.pdf

15ml de iodofor (medido em tampa medidora de xarope) misturado em 20 litros dá aproximadamente 12,5 ppm. Um cuidado com seu uso, porém, é que o iodofor não deveria ser utilizado com água muito quente (como a que sai do chiller de imersão) pois fica inativo (e com aparência leitoso).

10. 18/9/13 #10

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

Well-Known Member

Afiliado:
    17/6/13
    Curtidas Recebidas:
    43
    Franco,

eu já senti um gosto estranho na cerveja devido ao uso do álcool 70, eu havia borrifado em um copo e depois provei a cerveja que coloquei nele, senti um gosto de perfume.

Para sanitizar as garrafas, eu coloco elas imersas em água com iodophor (0.8 ml por litro de água), para evitar a formação de espuma esvazio devagar, depois deixo escorrer por alguns minutos de cabeça para baixo (coloco dentro de panelas também sanitizadas), não fica nenhum resquício de espuma. Mas pelo jeito a forma mais pratica (e econômica) é o uso do borrifador, vou começar usar daqui pra frente.
    Abraço

11. 19/9/13 #11

drelimainacio

drelimainacio

drelimainacio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    218
    Borrifador para sanitizar garrafas? Como?

12. 19/9/13 #12

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    222
    Eu sempre usei borrifador.
    Com as garrafas lavadas e escorridas, um pouco antes de engarrafar eu aplico o sanitizante, borrifando e girando a garrafa para a solução cobrir toda a superfície interna. Também aplico externamente, principalmente na região do gargalo.
    Na hora do envase é só escorrer para tirar o excesso.
    Não lembro de ter tido algum problema de contaminação.

Carbobiach curtiu isso.
  13. 19/9/13 #13

dericeira

dericeira

dericeira

Well-Known Member

Afiliado:
    27/8/13
    Curtidas Recebidas:
    15
    1. Você faz só a limpeza e borrifa? Ou faz a sanitização antes imergindo as garrafas em água?
    2. O que você borrifa? Alcool ou iodo?

14. 19/9/13 #14

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    222
    Garrafas muito sujas, eu coloco de molho com um detergente (uso o Kaliclean S330), escovo e faço um bom enxágue. As que já estão no uso, eu lavo logo após o consumo, escorro bem e ensaco.
    A sanitização eu faço só com borrifador.
    Imersão só para mangueiras e objetos menores.
    Eu uso ácido peracético (PAC200). Mas acredito que com iodophor seja semelhante. Álcool eu praticamente só uso para as mãos.

15. 23/9/13 #15

dericeira

dericeira

dericeira

Well-Known Member

Afiliado:
    27/8/13
    Curtidas Recebidas:
    15
    Você sanitiza fermentador com borrifador também?

16. 23/9/13 #16

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    222
    Os fermentadores (bombonas de água mineral) eu encho de água com detergente clorado, deixo umas 24 horas de molho, e faço a escovação. Para sanitizar eu coloco mais ou menos meio litro de solução, fecho e agito para cobrir toda a superfície. Normalmente faço isto no início da brassagem e vou agitando durante o trabalho. No final é só escorrer.
    Por fora uso o borrifador.

17. 23/9/13 #17

rodrigo

rodrigo

rodrigo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    99
    Zé Rosa,

É pac200 que vc usa, certo?

Vc usa na diluição padrão de 1g por litro mesmo? não são necessários os 10 minutos de atuação?

Questiono isso pois eu comprei um Vinator e estava em dúvida se poderia utilizá-lo com o pac200 para não ter que deixar as garrafas de molho antes de engarrafar.

Não tenho problemas em manter o fermentador cheio da solução por 10 minutos, porém, me incomoda fazer isso com as garrafas, pois não tenho nenhum balde muito grande que comporte todas as garrafas de molho.

Obrigado

18. 23/9/13 #18

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    222
    Exato. PAC200 à 1g/l.
    Na verdade, depois de banhar a superfície interna com a solução, deixo descansando por algum tempo (em geral mais de 15 minutos).
    Acho que se tu usar este equipamento (Vinator), vai ser semelhante. Aplica a solução e aguarda o tempo indicado para a conclusão da sanitização.

rodrigo curtiu isso.
  19. 25/9/13 #19

luidlh

luidlh

luidlh

Active Member

Afiliado:
    25/9/13
    Curtidas Recebidas:
    4
    uma dúvida sobre sanitização com iodofor em chiller de contra-fluxo:

como faço para sanitizar o interior do tubo de alumínio onde o mosto resfriando passa? pensei em fazer uma soluçao de iodofor e fazer passá-la por dentro do tubo, depois utilizar para resfriar o mosto e para limpar novamente passar o iodofor por dentro, só que me falaram que o iodofor depois de 30min em contato com o alumínio ele torna corrosivo... é verdade? se for assim, adianta eu apenas passar água por dentro do tubo?

20. 26/9/13 #20

Leonardo

Leonardo

Leonardo

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    11
    Eu tenho um chiller de contra-fluxo de cobre e tenho o mesmo problema. Eu costumo deixar uma panela com água fervendo com detergente industrial ( Saniclean ) e coloco a bomba para recircular esta água passando pelo chiller por uns 15 minutos. Sai muita sujeira e ainda não tive contaminação do mosto. Acho que só o iodofor não adianta, pois onde ficar alguma sujidade dentro do tubo ele não consegue desinfetar adequadamente.

zerosa curtiu isso.

Compartilhe esta Página