• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Salvar cerveja com Off Flavor

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

George A Mellios Jr

New Member
Afiliado
29/4/18
Mensagens
2
Localização
Colombia
Boa tarde.
Deixei o sensor do termostato fora da geladeira e no 1o dia de maturação a temperatura baixou a 5 graus, no 2o dia, percebi o erro e mandei p dentro o sensor, mas deve ter deixado as leveduras fracas, ou a subida da temperatura foi rápida. O resultado é que infelizmente gerou um cheiro de álcool quase como solvente na cerveja. Vi muitos posts como evitar off-flavor, mas como corrigir, só vi o vídeo do Leandro ( cerveja fácil), que ele ensina a usar frutas, extratos, etc, para disfarcar o cheiro. E não encontrei nada mais sobre como salvar uma cerveja.
Queria saber se já tiveram problemas com off flavor e como salvaram sua breja.
 

jahnke

Member
Afiliado
28/12/18
Mensagens
9
Localização
São Paulo, Brasil
Maturar a cerveja pode resolver alguns problemas. Aroma de álcool "ruim" pode ser um deles, mas depende do estilo. Algumas vezes você tem que deixar ela bastante tempo na garrafa.

Eu fiz uma que tinha um aroma muito bom de lúpulo, mas um retrogosto ruim causado, eu acho, por fermentação em temperatura muito alta (uns dias fermentando em temperatura com mais de 30C!). Depois de dois anos na garrafa a cerveja até que ficou boa, mas sem nenhum aroma de lúpulo.

De qualquer maneira, dê mais informações sobre o estilo e receita para o pessoal poder te ajudar melhor.
 

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Mensagens
385
George,
Se isto foi de fato na maturação (após o término da fermentação primária, que é onde a grande maioria dos compostos de sabor são gerados), não acredito que a variação de temperatura seja a causa. Sei que sua pergunta é como corrigir, não sobre a causa. Mas fica a sugestão para experiências futuras.

De qualquer forma, sim, existem relatos e estudos que sugerem que estes diminuem com longas maturações (aqui estamos falando de meses).

Este é um tópico que aborda o tema:
 

Leonardo Mantoani

Active Member
Afiliado
16/9/18
Mensagens
31
Localização
videira
aconteceu comigo de uma receita ficar com aroma/gosto de ferrugem, não era exatamente um gosto metálico, de alumínio, mas de ferrugem mesmo.
obviamente que nao joguei fora, pq seria punido por alguma entidade divina, então engarrafei e deixei em temperatura ambiente por 40 dias, e mais 20 dias na geladeira.

algumas garrafas não alteraram tanto, mas todas diminuíram esse offlavor, e algumas (por incrível que pareça) ficaram excelentes, sem offlavor nenhum.

agora, se isso funciona pro teu caso, não sei dizer, são offlavors diferentes.

no teu lugar envasaria e faria diversos testes. maturando a frio, a quente, mais tempo, menos tempo.
vai abrindo e testando o paladar.

boa sorte
 
Topo