Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hamilcar

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2017
Messages
107
Reaction score
15
Gostaria das opiniões dos colegas para uma receita que pretendo brassar logo, o estilo seria uma saison,

30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,054 FG - 1,008
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6%

5,2kg Malte Pilsen agrária
1kg Malte de trigo
300g Caramunich II
200g Malte acidificado - Final da mostura
300g Açúcar - 15' fervura

9g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

40g semente de coento - 5'
40g casca de laraja - 10'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 67ºc
Temperatura fermentação - 20ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc

Gostaria de opiniões nas quantidades e maltes usado, bem como na casca de laranja que talvez troque por casca de limão, nunca usei estes adjuntos. Os lúpulos são lúpulos que possuo e gostaria de usá-los, tenho também o columbus(AA 15,7%) e o styrian golding(AA 5%), mas pouca quantidade. Usarei
 
Last edited:
Gostaria das opiniões dos colegas para uma receita que pretendo brassar logo, o estilo seria uma saison,

30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,054 FG - 1,008
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6%

5,2kg Malte Pilsen agrária
1kg Malte de trigo
300g Caramunich II
200g Malte acidificado - Final da mostura
300g Açúcar - 15' fervura

9g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

40g semente de coento - 5'
40g casca de laraja - 10'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 67ºc
Temperatura fermentação - 20ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc

Gostaria de opiniões nas quantidades e maltes usado, bem como na casca de laranja que talvez troque por casca de limão, nunca usei estes adjuntos. Os lúpulos são lúpulos que possuo e gostaria de usá-los, tenho também o columbus(AA 15,7%) e o styrian golding(AA 5%), mas pouca quantidade. Usarei

Me parece tudo ok!
Só faria uma observação:
Com esse fermento pode esperar uma FG em torno de 1.000, então se você quer uma saison de 6% pode baixar a OG e talvez dispensar o uso de açúcar, mesmo usando só maltes ele vai atenuar nesse nível.
Na minha última usando-o, minha og foi 1.053 e a FG:0,997!!!
 
Me parece tudo ok!
Só faria uma observação:
Com esse fermento pode esperar uma FG em torno de 1.000, então se você quer uma saison de 6% pode baixar a OG e talvez dispensar o uso de açúcar, mesmo usando só maltes ele vai atenuar nesse nível.
Na minha última usando-o, minha og foi 1.053 e a FG:0,997!!!

O que ele disse!

Minha Saison atenuou ate 1.000 com o M29 da Mangrove. Imagino que o belle seja assim tambem.

A respeito da casca de laranja, lembre-se de colocar somente a casca mesmo, sem aquela parte branca que vem logo depois, pois senao voce corre o risco de dar um amargor ruim e adstringencia.

Baseado no volume da sua brassagem minha sugestao seria para voce aumentar a quantidade de casca para cerca de 50g e adicionar aos 5" ao inves dos 10".
 
Já utilizei esse fermento, e a FG vai ficar bem próxima de 1.000, pra mim ficou em 1.003, e quanto a temperatura de
fermentação, também fermentei em 20°, mas não obtive muita esterificação esperada para uma saison, e recentemente
recebi uma dica de um cervejeiro profissional dizendo que esse fermente precisa de uma temperatura mais alta para
liberar todo o seu potencial, ele comentou que a fermentação deve ocorrer acima de 25°.
Ainda não consegui realizar teste, pois aqui no RS nos últimos dias a temperatura está mais propicia para produzir lager.
No mais as dicas já foram dadas, o teu grist de maltes parece estar bom, e como o amigo acima falou, acho que o açucar
é dispensável.
 
Obrigado a todos por me orientar nesta cerveja, vou retirar o açúcar e baixar a OG, calculando a FG em mais ou menos 1,000 de densidade, com relação a casca de laranja vou aumentar um pouco também, vou colocar a temperatura de sacarificação entre 60ºc e 65ºc, vou fermentar por volta dos 23ºc que é o que devo conseguir por aqui.
 
Last edited:
Bom dia!
Apenas como ponto de atenção, cuidado com o pH na fervura. Com adição de frutas ácidas corremos o risco de baixar muito o pH e ter problemas na formação do trub. O pH ideal para a coagulação é 5,3
Outro ponto é a temperatura de fermentação. o ideal seria fermentar a 25°C para ter a esterificação característica do estilo.
Minha dica seria inocular a 23°C e subir para 25°C no dia seguinte. Aí mantém nessa temp. até atenuar, depois deixa mais uns 3 dias para consumo do diacetil.... por fim baixa a temperatura de 8 em 8°C por dia para ter uma clarificação bacana.

Abraços e boas Brassagens.
 
Bom dia!
Apenas como ponto de atenção, cuidado com o pH na fervura. Com adição de frutas ácidas corremos o risco de baixar muito o pH e ter problemas na formação do trub. O pH ideal para a coagulação é 5,3
Outro ponto é a temperatura de fermentação. o ideal seria fermentar a 25°C para ter a esterificação característica do estilo.
Minha dica seria inocular a 23°C e subir para 25°C no dia seguinte. Aí mantém nessa temp. até atenuar, depois deixa mais uns 3 dias para consumo do diacetil.... por fim baixa a temperatura de 8 em 8°C por dia para ter uma clarificação bacana.

Abraços e boas Brassagens.
Estive vendo algumas informações sobre o estilo e vi observações para colocar o malte acidificado justamente para baixar o ph para ficar mais ácida, então devo mudar isso ?
 
Estive vendo algumas informações sobre o estilo e vi observações para colocar o malte acidificado justamente para baixar o ph para ficar mais ácida, então devo mudar isso ?

Olá Hamilcar, não é necessário mudar. A quantidade que você está colocando de malte acidificado é bem baixa (coloquei 300g na minha leva de 20L e não resultou em característica ácida no paladar) e as cascas de laranja ao final da fervura não irão baixar consideravelmente o PH a ponto de influenciar a formação do trub durante o whirpool. Além disto, você usará whirfloc e isto já ajuda bastante!
 
Olá Hamilcar, não é necessário mudar. A quantidade que você está colocando de malte acidificado é bem baixa (coloquei 300g na minha leva de 20L e não resultou em característica ácida no paladar) e as cascas de laranja ao final da fervura não irão baixar consideravelmente o PH a ponto de influenciar a formação do trub durante o whirpool. Além disto, você usará whirfloc e isto já ajuda bastante!
Ok, obrigado.
 
Olá Hamilcar, não é necessário mudar. A quantidade que você está colocando de malte acidificado é bem baixa (coloquei 300g na minha leva de 20L e não resultou em característica ácida no paladar) e as cascas de laranja ao final da fervura não irão baixar consideravelmente o PH a ponto de influenciar a formação do trub durante o whirpool. Além disto, você usará whirfloc e isto já ajuda bastante!

Exato.... o problema pode ser se vc adicionar alguma fruta mais acida.... já usei limão em uma brassagem de 300 litros e acabei tendo problemas de formação de trub e consequentemente entupimos a bomba de transferência e Chiller... foi um parto pra finalizarmos.. kkkk

Mais no caso do colega aí acho que a laranja não vai dar problema não.
 
Exato.... o problema pode ser se vc adicionar alguma fruta mais acida.... já usei limão em uma brassagem de 300 litros e acabei tendo problemas de formação de trub e consequentemente entupimos a bomba de transferência e Chiller... foi um parto pra finalizarmos.. kkkk

Mais no caso do colega aí acho que a laranja não vai dar problema não.
Penso em adicionar como na receita, sementes de coento e cascas de laranja.
 
Uma outra dúvida, qual laranja seria a melhor para esta nova experiência ?
 
Uma outra dúvida, qual laranja seria a melhor para esta nova experiência ?

A última que fiz usei laranja seleta, que é naturalmente menos ácida. Quando coloquei ela na fervura, parecia que estava fazendo um doce de laranja da terra kkkk. Não gostei muito do resultado, pois apesar do sabor dela aparecer no retrogosto (bem leve), o aroma sumiu por completo. Para parâmetro, foram 35g aos 10 minutos em uma leva de 20L.

Neste mês que vem vou repetir a mesma receita, porém com 40g aos 5 minutos, pra tentar buscar um pouco mais de aroma. Possivelmente irei alterar o tipo da laranja também.
 
Gostaria das opiniões dos colegas para uma receita que pretendo brassar logo, o estilo seria uma saison,

30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,054 FG - 1,008
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6%

5,2kg Malte Pilsen agrária
1kg Malte de trigo
300g Caramunich II
200g Malte acidificado - Final da mostura
300g Açúcar - 15' fervura

9g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

40g semente de coento - 5'
40g casca de laraja - 10'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 67ºc
Temperatura fermentação - 20ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc

Gostaria de opiniões nas quantidades e maltes usado, bem como na casca de laranja que talvez troque por casca de limão, nunca usei estes adjuntos. Os lúpulos são lúpulos que possuo e gostaria de usá-los, tenho também o columbus(AA 15,7%) e o styrian golding(AA 5%), mas pouca quantidade. Usarei

Tenta utilizar como temperatura de mostura os 65C, pois é um estilo que realmente é necessário ficar seco! Quanto ao coentro e cascas de laranjas, vai dar um perfil de witbier e esconder um pouco o fermento, que deve dominar o estilo...já a lupulagem está tranquila!

Espero ter ajudado!
 
Penso em adicionar como na receita, sementes de coento e cascas de laranja.
Tranquilo usar tanto o malte acidificado quanto a casca de laranja. Eu costumo usar pelo menos 10% de malte acidificado na minha saison.
Nunca usei casca de laranja na saison (já usei sementes de coentro), mas uso nas witbiers mais do que você pretende usar e nunca tive problemas.

E quanto ao tipo de laranja, já usei laranja seleta, mas prefiro usar casca de limão siciliano. Acho que fica excelente!
 
Tranquilo usar tanto o malte acidificado quanto a casca de laranja. Eu costumo usar pelo menos 10% de malte acidificado na minha saison.
Nunca usei casca de laranja na saison (já usei sementes de coentro), mas uso nas witbiers mais do que você pretende usar e nunca tive problemas.

E quanto ao tipo de laranja, já usei laranja seleta, mas prefiro usar casca de limão siciliano. Acho que fica excelente!
Qual a quantidade de limão siciliano utilizar ?
 
Eu ja usei casca de laranja bahia importada e ficou maravilhoso! Também usei gengibre o que deu um frescor muito agradável Fica a dica! Só não usa muito gengibre
 
No domingo brassei essa receita com pequenas modificações:
- não utilizei açúcar nem whirlfloc;
- ao invés de coentro e laranja, fui de cascas de limão siciliano (25g - 15 min) e pimenta dedo de moça (8g - 10min) na fervura;
- cepa TeckBrew11, com fermentação primária variando entre 25º e 26º
OG 1.056, densidade aferida em 20/08 foi de 1.030, em 21/08 1.010

pretendo editar esse post a medida que o tempo for passando com mais informações
 
Last edited:
Galera, estou atualizando como foi minha experiência

Receita que fiz:
30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,051 FG - 1,008 (conseguido OG - 1,047 FG - 1,003)
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6% (Conseguido 5,7%)

5 kg Malte Pilsen agrária
1,300 kg Malte de trigo
300 g Caramunich II
200 g Malte acidificado - Final da mostura

8 g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24 g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35 g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

26 g hortelã - 1 dia antes do cold crash (7 dias de infusão, folhas jogada na cerveja)
60 g casca de casca de laraja - 5'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 65ºc
Temperatura fermentação - 23ºc por 4 dias e após deixei subir espontaneamente mas só chegou a 24ºc, queria 25ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc por 4 dias, depois gelatina e mais dois dias.

Tive alguns problemas na mostura por causa do equipamento e também acabei esquecendo de colocar o malte acidificado no momento correto, o que fez a eficiência cair um pouco, embora tenha conseguido um total de 33,5 litros no fermentador, minha OG foi de 1,047 e FG de 1.003, a fermentação primária durou mais ou menos uns 5 dias, o cheiro da fermentação bem forte, bem diferente das que já fiz, bastante esterificado, minha secundária foi de 7 dias, quando tirei a primeira mostra, mais ou menos uns 7 dias de fermentação, tinha um cheiro de enxofre mas o sabor estava bem cítrico, dava pra sentir aroma e gosto da casca de laranja, depois de mais dois dias tirei novamente mais uma amostra e o cheiro de enxofre tinha desaparecido e o sabor e aroma da casca de laranja ainda aparecia bem leve, a cerveja estava quase redonda, um esterificado presente e uma acidez bem prazeirosa, então no 11º dia de fermentação coloquei o hortelã e no dia seguinte a temperatura foi abaixada para próximo de 0ºc, a geladeira demora um 24 horas mais ou menos para chegar a esta temperatura, a cerveja ficou gelada por mais ou menos uns 3 dias, foi tirada uma amostra no primeiro dia da clarificação, não havia ainda aroma ou sabor que pudessem vir do hortelã, depois de 3 dias com temperatura baixa, foi tirada outra amostra e nesta sim tinha bastante presença do hortelã, estava bem aparente, pra meu gosto ficou muito gostosa a combinação que se formou, esterificado leve + cítrico leve + acidez leve + hortelã média, joguei a gelatina e esperei por dois dia, então envasei em barril, retirado uma a mostra a cerveja continha as mesma características com exceção do hortelã que ficou com presença mais leve, fiz a carbonatação forçada e está a temperatura de 1ºc para finalizar a carbonatação, assim que estiver pronta retorno e posto mais o que consegui observar nesta experiência.
 
No domingo brassei essa receita com pequenas modificações:
- não utilizei açúcar nem whirlfloc;
- ao invés de coentro e laranja, fui de cascas de limão siciliano (25g - 15 min) e pimenta dedo de moça (8g - 10min) na fervura;
- cepa TeckBrew11, com fermentação primária variando entre 25º e 26º
OG 1.056, densidade aferida em 20/08 foi de 1.030, em 21/08 1.010

pretendo editar esse post a medida que o tempo for passando com mais informações

cheguei em 1.009g em 24/08

iniciei ontem o cold crash, 10 dias a 5 graus e 15 dias a 0 graus

limão aparentemente inexistente e leve (bem leve mesmo) picância da pimenta
 
Eu ja usei casca de laranja bahia importada e ficou maravilhoso! Também usei gengibre o que deu um frescor muito agradável Fica a dica! Só não usa muito gengibre
Quanto de gengibre usou? E pra qual quantidade de mosto?
Estou querendo usar algo em torno de 50 g para 20 litros, 15 min antes do final da fervura. O que acha?
Desde já agradeço.
 
Galera, estou atualizando como foi minha experiência

Receita que fiz:
30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,051 FG - 1,008 (conseguido OG - 1,047 FG - 1,003)
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6% (Conseguido 5,7%)

5 kg Malte Pilsen agrária
1,300 kg Malte de trigo
300 g Caramunich II
200 g Malte acidificado - Final da mostura

8 g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24 g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35 g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

26 g hortelã - 1 dia antes do cold crash (7 dias de infusão, folhas jogada na cerveja)
60 g casca de casca de laraja - 5'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 65ºc
Temperatura fermentação - 23ºc por 4 dias e após deixei subir espontaneamente mas só chegou a 24ºc, queria 25ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc por 4 dias, depois gelatina e mais dois dias.

Tive alguns problemas na mostura por causa do equipamento e também acabei esquecendo de colocar o malte acidificado no momento correto, o que fez a eficiência cair um pouco, embora tenha conseguido um total de 33,5 litros no fermentador, minha OG foi de 1,047 e FG de 1.003, a fermentação primária durou mais ou menos uns 5 dias, o cheiro da fermentação bem forte, bem diferente das que já fiz, bastante esterificado, minha secundária foi de 7 dias, quando tirei a primeira mostra, mais ou menos uns 7 dias de fermentação, tinha um cheiro de enxofre mas o sabor estava bem cítrico, dava pra sentir aroma e gosto da casca de laranja, depois de mais dois dias tirei novamente mais uma amostra e o cheiro de enxofre tinha desaparecido e o sabor e aroma da casca de laranja ainda aparecia bem leve, a cerveja estava quase redonda, um esterificado presente e uma acidez bem prazeirosa, então no 11º dia de fermentação coloquei o hortelã e no dia seguinte a temperatura foi abaixada para próximo de 0ºc, a geladeira demora um 24 horas mais ou menos para chegar a esta temperatura, a cerveja ficou gelada por mais ou menos uns 3 dias, foi tirada uma amostra no primeiro dia da clarificação, não havia ainda aroma ou sabor que pudessem vir do hortelã, depois de 3 dias com temperatura baixa, foi tirada outra amostra e nesta sim tinha bastante presença do hortelã, estava bem aparente, pra meu gosto ficou muito gostosa a combinação que se formou, esterificado leve + cítrico leve + acidez leve + hortelã média, joguei a gelatina e esperei por dois dia, então envasei em barril, retirado uma a mostra a cerveja continha as mesma características com exceção do hortelã que ficou com presença mais leve, fiz a carbonatação forçada e está a temperatura de 1ºc para finalizar a carbonatação, assim que estiver pronta retorno e posto mais o que consegui observar nesta experiência.

Depois conta para nós como ficou! Fiquei surpreso por você ter falado de cheiro de enxofre. A última Saison que fiz usei o Belle e não tive essa percepção, mas ainda bem que já passou!

cheguei em 1.009g em 24/08

iniciei ontem o cold crash, 10 dias a 5 graus e 15 dias a 0 graus

limão aparentemente inexistente e leve (bem leve mesmo) picância da pimenta

João, pela quantidade que você usou imaginei que iria desaparecer mesmo. Recentemente fiz um Saison com limão siciliano e coloquei cerca de 35g para 20L nos cinco minutos finais. Simplesmente desapareceu no aroma e sabor. Daí, fiz um infusão de +30g de casca na Vodka (1 dia na geladeira) e joguei tudo dentro do balde fermentador. Ficou sensacional!! Gosto e aroma presente, sem pungência.

Fica a dica aí caso ainda dê tempo e queira esse sabor.
 
E ai Hamilcar, como ficou sua Saison com Hortelã? Qual foi a carbonatação que você escolheu?
A cerveja ficou com um esterificado médio, a acidez ficou leve e o hortelã aparente, ficou muito gostosa, gostei bastante, estou pensando em fazer novamente a receita mas desta vez no lugar da casca de laranja colocar o abacaxi, estou pensando em fazer três amostras, em uma colocar o abacaxi na fervura, outra com abacaxi na fervura e final da primária e outra com abacaxi na fervura, final da primária e na clarificação.
A carbonatação coloquei por volta de 1,5 kg/cm2 a mais ou menos 0,5ºc, carbonatação forçada.
 
Last edited:
Depois conta para nós como ficou! Fiquei surpreso por você ter falado de cheiro de enxofre. A última Saison que fiz usei o Belle e não tive essa percepção, mas ainda bem que já passou!
A cerveja ficou com um esterificado médio, a acidez ficou leve e o hortelã aparente, ficou muito gostosa, pena não ter tirado nenhuma foto, foi colocado em um barril de 30 litros e bebemos ela em uma chácara no Rio Araguaia.
 
Acabei de envasar a minha, depois de quase 30 dias de maturação; A expectativa era de 28 litros mas acabei envasando "apenas" 24. FG conforme o esperado, 1.010 mas ela está com um gosto muito alcoólico; Espero que o tempo de maturação na garrafa melhore essa situação, se não acabei cometendo erros no dia da brassagem.

Para o priming, 5 g/L de açúcar, achei que usando 8 ou até 11.5 (como vi em alguns lugares) as garrafas explodiriam. Optei por carbonatação média apesar do estilo pedir alta.
 
Boa tarde a todos.

Estou ressuscitando o tópico, para pedir uma ajuda quanto ao uso de limão siciliano em Witbier.

Ontem brassei uma witbier (apenas 10 litros), e para isso utilizei 10g de coentro e 12 gramas de cascas de limão siciliano, descascado com todo o cuidado para não vir junto da casca a parte branca.

Mesmo com o cuidado acima, após o término da fervura e resfriamento, fiz uma prova e senti um amargor forte e ruim, acredito que da casca do limão. O que será que deu errado? Será que após fermentação, maturação e carbonatação na garrafa isso melhora? Ou esse amargor ruim irá permanecer?

Muito obrigado a todos.
 
Boa tarde a todos.

Estou ressuscitando o tópico, para pedir uma ajuda quanto ao uso de limão siciliano em Witbier.

Ontem brassei uma witbier (apenas 10 litros), e para isso utilizei 10g de coentro e 12 gramas de cascas de limão siciliano, descascado com todo o cuidado para não vir junto da casca a parte branca.

Mesmo com o cuidado acima, após o término da fervura e resfriamento, fiz uma prova e senti um amargor forte e ruim, acredito que da casca do limão. O que será que deu errado? Será que após fermentação, maturação e carbonatação na garrafa isso melhora? Ou esse amargor ruim irá permanecer?

Muito obrigado a todos.


Glauber, boa noite!

Muito estranho vir todo este amargor forte sendo pela quantidade que utilizou..

Algumas perguntas para entendermos melhor:

Qual o IBU que você planejou?
Quais lúpulos/quantidade/tempo que você utilizou?
Quantos minutos ferveu as cascas?

ps: meus melhores resultados obtive utilizando as cascas durante a maturação (como um dry hopping).

Att.,

Luis
 
Boa noite Luis. Agradeço sua resposta e interesse.

Respondendo seus questionamentos:

Segundo o BeerSmith o IBU é de 13;
Quanto ao lúpulo, utilizei apenas 6g de Galena a 60 minutos (inicio da fervura);
As cascas foram adicionadas nos últimos 5 minutos de fervura.

Acredito que numa próxima oportunidade, irei utilizar as cascas fazendo um esquema (dry hopping) também.

Muito obrigado e um abraço!
 
Last edited:
Glauber, boa tarde, não acredito que seja a casca de limão , porem quando utilizo, utilizo nessa proporção tambem ou 10 g que geralmente dá um limão inteiro. Todavia, utilizo um ralador de Queijo, que é mais prático para descascar o limão ou laranja, evitando pegar a parte branca da casca, voce pode tentar fazer meio a meio Limão e Laranja Pera .
No "Dry Hopping" se vc utilizar depois da fermentação primária, pouca coisa de aroma/sabor vc vai extrair . Se não quiser utilizar nos 5 minutos finais , experimente fazer um Extrato com Vódka e raspas de limão . deixe na geladeira por uma semana, e coloque 1/8 de um copo americano , na maturação 7 horas antes do Envase da sua Wit.
 
Glauber, boa tarde, não acredito que seja a casca de limão , porem quando utilizo, utilizo nessa proporção tambem ou 10 g que geralmente dá um limão inteiro. Todavia, utilizo um ralador de Queijo, que é mais prático para descascar o limão ou laranja, evitando pegar a parte branca da casca, voce pode tentar fazer meio a meio Limão e Laranja Pera .
No "Dry Hopping" se vc utilizar depois da fermentação primária, pouca coisa de aroma/sabor vc vai extrair . Se não quiser utilizar nos 5 minutos finais , experimente fazer um Extrato com Vódka e raspas de limão . deixe na geladeira por uma semana, e coloque 1/8 de um copo americano , na maturação 7 horas antes do Envase da sua Wit.

Boa tarde Paolo! Muito obrigado pelas dicas e interesse.

A dica do ralador é realmente muito válida, pois evite extrair qualquer parte branca do limão.

Quanto ao "dry hopping", eu não sabia que a eficiência era tão baixa assim, mas a sugestão de fazer um extrato das cascas utilizando vodka é muito interessante.

Grande abraço.
 
Boa tarde Paolo! Muito obrigado pelas dicas e interesse.

A dica do ralador é realmente muito válida, pois evite extrair qualquer parte branca do limão.

Quanto ao "dry hopping", eu não sabia que a eficiência era tão baixa assim, mas a sugestão de fazer um extrato das cascas utilizando vodka é muito interessante.

Grande abraço.
 
Back
Top