• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Saison

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

joao_vinicius

New Member
Afiliado
30/7/18
No domingo brassei essa receita com pequenas modificações:
- não utilizei açúcar nem whirlfloc;
- ao invés de coentro e laranja, fui de cascas de limão siciliano (25g - 15 min) e pimenta dedo de moça (8g - 10min) na fervura;
- cepa TeckBrew11, com fermentação primária variando entre 25º e 26º
OG 1.056, densidade aferida em 20/08 foi de 1.030, em 21/08 1.010

pretendo editar esse post a medida que o tempo for passando com mais informações

Última edição:

Hamilcar

Well-Known Member
Afiliado
21/6/17
Galera, estou atualizando como foi minha experiência

Receita que fiz:
30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,051 FG - 1,008 (conseguido OG - 1,047 FG - 1,003)
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6% (Conseguido 5,7%)

5 kg Malte Pilsen agrária
1,300 kg Malte de trigo
300 g Caramunich II
200 g Malte acidificado - Final da mostura

8 g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24 g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35 g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

26 g hortelã - 1 dia antes do cold crash (7 dias de infusão, folhas jogada na cerveja)
60 g casca de casca de laraja - 5'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 65ºc
Temperatura fermentação - 23ºc por 4 dias e após deixei subir espontaneamente mas só chegou a 24ºc, queria 25ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc por 4 dias, depois gelatina e mais dois dias.

Tive alguns problemas na mostura por causa do equipamento e também acabei esquecendo de colocar o malte acidificado no momento correto, o que fez a eficiência cair um pouco, embora tenha conseguido um total de 33,5 litros no fermentador, minha OG foi de 1,047 e FG de 1.003, a fermentação primária durou mais ou menos uns 5 dias, o cheiro da fermentação bem forte, bem diferente das que já fiz, bastante esterificado, minha secundária foi de 7 dias, quando tirei a primeira mostra, mais ou menos uns 7 dias de fermentação, tinha um cheiro de enxofre mas o sabor estava bem cítrico, dava pra sentir aroma e gosto da casca de laranja, depois de mais dois dias tirei novamente mais uma amostra e o cheiro de enxofre tinha desaparecido e o sabor e aroma da casca de laranja ainda aparecia bem leve, a cerveja estava quase redonda, um esterificado presente e uma acidez bem prazeirosa, então no 11º dia de fermentação coloquei o hortelã e no dia seguinte a temperatura foi abaixada para próximo de 0ºc, a geladeira demora um 24 horas mais ou menos para chegar a esta temperatura, a cerveja ficou gelada por mais ou menos uns 3 dias, foi tirada uma amostra no primeiro dia da clarificação, não havia ainda aroma ou sabor que pudessem vir do hortelã, depois de 3 dias com temperatura baixa, foi tirada outra amostra e nesta sim tinha bastante presença do hortelã, estava bem aparente, pra meu gosto ficou muito gostosa a combinação que se formou, esterificado leve + cítrico leve + acidez leve + hortelã média, joguei a gelatina e esperei por dois dia, então envasei em barril, retirado uma a mostra a cerveja continha as mesma características com exceção do hortelã que ficou com presença mais leve, fiz a carbonatação forçada e está a temperatura de 1ºc para finalizar a carbonatação, assim que estiver pronta retorno e posto mais o que consegui observar nesta experiência.

joao_vinicius

New Member
Afiliado
30/7/18
No domingo brassei essa receita com pequenas modificações:
- não utilizei açúcar nem whirlfloc;
- ao invés de coentro e laranja, fui de cascas de limão siciliano (25g - 15 min) e pimenta dedo de moça (8g - 10min) na fervura;
- cepa TeckBrew11, com fermentação primária variando entre 25º e 26º
OG 1.056, densidade aferida em 20/08 foi de 1.030, em 21/08 1.010

pretendo editar esse post a medida que o tempo for passando com mais informações
cheguei em 1.009g em 24/08

iniciei ontem o cold crash, 10 dias a 5 graus e 15 dias a 0 graus

limão aparentemente inexistente e leve (bem leve mesmo) picância da pimenta

Justlucky

Well-Known Member
Afiliado
23/4/15
E ai Hamilcar, como ficou sua Saison com Hortelã? Qual foi a carbonatação que você escolheu?

Afiliado
18/7/18
Eu ja usei casca de laranja bahia importada e ficou maravilhoso! Também usei gengibre o que deu um frescor muito agradável Fica a dica! Só não usa muito gengibre
Quanto de gengibre usou? E pra qual quantidade de mosto?
Estou querendo usar algo em torno de 50 g para 20 litros, 15 min antes do final da fervura. O que acha?
Desde já agradeço.

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Galera, estou atualizando como foi minha experiência

Receita que fiz:
30 Litros - 72% de eficiência

47 litros de água
OG - 1,051 FG - 1,008 (conseguido OG - 1,047 FG - 1,003)
IBU - 22
COR - 12,6
ABV - 6% (Conseguido 5,7%)

5 kg Malte Pilsen agrária
1,300 kg Malte de trigo
300 g Caramunich II
200 g Malte acidificado - Final da mostura

8 g Lúpulo Nugget (AA - 12,6) - FWH
24 g lúpulo Tradition (AA - 7%) - 20'
35 g Lúpulo Saaz (AA - 2,8) - 0'
1 Whirlfloc

26 g hortelã - 1 dia antes do cold crash (7 dias de infusão, folhas jogada na cerveja)
60 g casca de casca de laraja - 5'

Fermento - Belle Saison - Lallemand

Temparatura brassagem - 65ºc
Temperatura fermentação - 23ºc por 4 dias e após deixei subir espontaneamente mas só chegou a 24ºc, queria 25ºc
Temperatura Clarificação - 0,5ºc por 4 dias, depois gelatina e mais dois dias.

Tive alguns problemas na mostura por causa do equipamento e também acabei esquecendo de colocar o malte acidificado no momento correto, o que fez a eficiência cair um pouco, embora tenha conseguido um total de 33,5 litros no fermentador, minha OG foi de 1,047 e FG de 1.003, a fermentação primária durou mais ou menos uns 5 dias, o cheiro da fermentação bem forte, bem diferente das que já fiz, bastante esterificado, minha secundária foi de 7 dias, quando tirei a primeira mostra, mais ou menos uns 7 dias de fermentação, tinha um cheiro de enxofre mas o sabor estava bem cítrico, dava pra sentir aroma e gosto da casca de laranja, depois de mais dois dias tirei novamente mais uma amostra e o cheiro de enxofre tinha desaparecido e o sabor e aroma da casca de laranja ainda aparecia bem leve, a cerveja estava quase redonda, um esterificado presente e uma acidez bem prazeirosa, então no 11º dia de fermentação coloquei o hortelã e no dia seguinte a temperatura foi abaixada para próximo de 0ºc, a geladeira demora um 24 horas mais ou menos para chegar a esta temperatura, a cerveja ficou gelada por mais ou menos uns 3 dias, foi tirada uma amostra no primeiro dia da clarificação, não havia ainda aroma ou sabor que pudessem vir do hortelã, depois de 3 dias com temperatura baixa, foi tirada outra amostra e nesta sim tinha bastante presença do hortelã, estava bem aparente, pra meu gosto ficou muito gostosa a combinação que se formou, esterificado leve + cítrico leve + acidez leve + hortelã média, joguei a gelatina e esperei por dois dia, então envasei em barril, retirado uma a mostra a cerveja continha as mesma características com exceção do hortelã que ficou com presença mais leve, fiz a carbonatação forçada e está a temperatura de 1ºc para finalizar a carbonatação, assim que estiver pronta retorno e posto mais o que consegui observar nesta experiência.
Depois conta para nós como ficou! Fiquei surpreso por você ter falado de cheiro de enxofre. A última Saison que fiz usei o Belle e não tive essa percepção, mas ainda bem que já passou!

cheguei em 1.009g em 24/08

iniciei ontem o cold crash, 10 dias a 5 graus e 15 dias a 0 graus

limão aparentemente inexistente e leve (bem leve mesmo) picância da pimenta
João, pela quantidade que você usou imaginei que iria desaparecer mesmo. Recentemente fiz um Saison com limão siciliano e coloquei cerca de 35g para 20L nos cinco minutos finais. Simplesmente desapareceu no aroma e sabor. Daí, fiz um infusão de +30g de casca na Vodka (1 dia na geladeira) e joguei tudo dentro do balde fermentador. Ficou sensacional!! Gosto e aroma presente, sem pungência.

Fica a dica aí caso ainda dê tempo e queira esse sabor.

Hamilcar

Well-Known Member
Afiliado
21/6/17
E ai Hamilcar, como ficou sua Saison com Hortelã? Qual foi a carbonatação que você escolheu?
A cerveja ficou com um esterificado médio, a acidez ficou leve e o hortelã aparente, ficou muito gostosa, gostei bastante, estou pensando em fazer novamente a receita mas desta vez no lugar da casca de laranja colocar o abacaxi, estou pensando em fazer três amostras, em uma colocar o abacaxi na fervura, outra com abacaxi na fervura e final da primária e outra com abacaxi na fervura, final da primária e na clarificação.
A carbonatação coloquei por volta de 1,5 kg/cm2 a mais ou menos 0,5ºc, carbonatação forçada.

Última edição:

Hamilcar

Well-Known Member
Afiliado
21/6/17
Depois conta para nós como ficou! Fiquei surpreso por você ter falado de cheiro de enxofre. A última Saison que fiz usei o Belle e não tive essa percepção, mas ainda bem que já passou!
A cerveja ficou com um esterificado médio, a acidez ficou leve e o hortelã aparente, ficou muito gostosa, pena não ter tirado nenhuma foto, foi colocado em um barril de 30 litros e bebemos ela em uma chácara no Rio Araguaia.

joao_vinicius

New Member
Afiliado
30/7/18
Acabei de envasar a minha, depois de quase 30 dias de maturação; A expectativa era de 28 litros mas acabei envasando "apenas" 24. FG conforme o esperado, 1.010 mas ela está com um gosto muito alcoólico; Espero que o tempo de maturação na garrafa melhore essa situação, se não acabei cometendo erros no dia da brassagem.

Para o priming, 5 g/L de açúcar, achei que usando 8 ou até 11.5 (como vi em alguns lugares) as garrafas explodiriam. Optei por carbonatação média apesar do estilo pedir alta.

Glauber Gallo

Member
Afiliado
6/1/20
Boa tarde a todos.

Estou ressuscitando o tópico, para pedir uma ajuda quanto ao uso de limão siciliano em Witbier.

Ontem brassei uma witbier (apenas 10 litros), e para isso utilizei 10g de coentro e 12 gramas de cascas de limão siciliano, descascado com todo o cuidado para não vir junto da casca a parte branca.

Mesmo com o cuidado acima, após o término da fervura e resfriamento, fiz uma prova e senti um amargor forte e ruim, acredito que da casca do limão. O que será que deu errado? Será que após fermentação, maturação e carbonatação na garrafa isso melhora? Ou esse amargor ruim irá permanecer?

Muito obrigado a todos.

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Boa tarde a todos.

Estou ressuscitando o tópico, para pedir uma ajuda quanto ao uso de limão siciliano em Witbier.

Ontem brassei uma witbier (apenas 10 litros), e para isso utilizei 10g de coentro e 12 gramas de cascas de limão siciliano, descascado com todo o cuidado para não vir junto da casca a parte branca.

Mesmo com o cuidado acima, após o término da fervura e resfriamento, fiz uma prova e senti um amargor forte e ruim, acredito que da casca do limão. O que será que deu errado? Será que após fermentação, maturação e carbonatação na garrafa isso melhora? Ou esse amargor ruim irá permanecer?

Muito obrigado a todos.

Glauber, boa noite!

Muito estranho vir todo este amargor forte sendo pela quantidade que utilizou..

Algumas perguntas para entendermos melhor:

Qual o IBU que você planejou?
Quais lúpulos/quantidade/tempo que você utilizou?
Quantos minutos ferveu as cascas?

ps: meus melhores resultados obtive utilizando as cascas durante a maturação (como um dry hopping).

Att.,

Luis

Glauber Gallo

Member
Afiliado
6/1/20
Boa noite Luis. Agradeço sua resposta e interesse.

Respondendo seus questionamentos:

Segundo o BeerSmith o IBU é de 13;
Quanto ao lúpulo, utilizei apenas 6g de Galena a 60 minutos (inicio da fervura);
As cascas foram adicionadas nos últimos 5 minutos de fervura.

Acredito que numa próxima oportunidade, irei utilizar as cascas fazendo um esquema (dry hopping) também.

Muito obrigado e um abraço!

Última edição:

Paolo_P

Member
Afiliado
27/12/19
Glauber, boa tarde, não acredito que seja a casca de limão , porem quando utilizo, utilizo nessa proporção tambem ou 10 g que geralmente dá um limão inteiro. Todavia, utilizo um ralador de Queijo, que é mais prático para descascar o limão ou laranja, evitando pegar a parte branca da casca, voce pode tentar fazer meio a meio Limão e Laranja Pera .
No "Dry Hopping" se vc utilizar depois da fermentação primária, pouca coisa de aroma/sabor vc vai extrair . Se não quiser utilizar nos 5 minutos finais , experimente fazer um Extrato com Vódka e raspas de limão . deixe na geladeira por uma semana, e coloque 1/8 de um copo americano , na maturação 7 horas antes do Envase da sua Wit.

glaubergallo

Member
Afiliado
7/1/20
Glauber, boa tarde, não acredito que seja a casca de limão , porem quando utilizo, utilizo nessa proporção tambem ou 10 g que geralmente dá um limão inteiro. Todavia, utilizo um ralador de Queijo, que é mais prático para descascar o limão ou laranja, evitando pegar a parte branca da casca, voce pode tentar fazer meio a meio Limão e Laranja Pera .
No "Dry Hopping" se vc utilizar depois da fermentação primária, pouca coisa de aroma/sabor vc vai extrair . Se não quiser utilizar nos 5 minutos finais , experimente fazer um Extrato com Vódka e raspas de limão . deixe na geladeira por uma semana, e coloque 1/8 de um copo americano , na maturação 7 horas antes do Envase da sua Wit.
Boa tarde Paolo! Muito obrigado pelas dicas e interesse.

A dica do ralador é realmente muito válida, pois evite extrair qualquer parte branca do limão.

Quanto ao "dry hopping", eu não sabia que a eficiência era tão baixa assim, mas a sugestão de fazer um extrato das cascas utilizando vodka é muito interessante.

Grande abraço.

Glauber Gallo

Member
Afiliado
6/1/20
Boa tarde Paolo! Muito obrigado pelas dicas e interesse.

A dica do ralador é realmente muito válida, pois evite extrair qualquer parte branca do limão.

Quanto ao "dry hopping", eu não sabia que a eficiência era tão baixa assim, mas a sugestão de fazer um extrato das cascas utilizando vodka é muito interessante.

Grande abraço.