Safbrew Abbaye ??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Também não consegui muitas respostas, vou acompanhar esse tópico
 
Segue o release da Fermentis (tenho a ficha do fermento original, mas excede o tamanho de arquivo permitido pelo fórum):

We are pleased to announce the addition of a new yeast to the Fermentis range of products.

Safbrew™ Abbaye is the eleventh yeast strain specifically selected for beer.

This new strain will allow fast Fermentation, very high attenuation, high alcohol content (up to 11 % v/v) with subtle aroma and a well-balanced profile.

With Safbrew Abbaye, brewers will be able to brew refreshing session beers and stronger Abbaye styles and IPAs.
 

Attachments

  • SFB_Abbaye M.pdf
    221.2 KB · Views: 473
Este fermento foi lançado hoje! Também me chamou a atenção, se alguém utilizar favor comente.
Abraços cervejeiros
 
Usei esse fermento em uma Tripel, ela está maturando, quando a fermentação, foi muito eficaz 55% de atenuação nas primeiras 24 horas e com 5 dias mais de 80% a breja saiu de 1,084 para1,009
Quanto estiver pronta comento o perfil de aroma
 
Qual a temperatura que está fermentando, alex?
Como está controlando a temperatura ?
 
Pois então, eu também tenho uma Dubbel fermentando com esse fermento.

Eu fiz mais por curiosidade pra ver o perfil da levedura, eu não configo muito nesses fermentos da classe safbrew (s-33 por exemplo), assim como aquele workhorse da mangrove.

A minha utilização com o S-33 foi decepcionamente, o perfil de sabor ficou estranho, mesmo tomando todo o cuidado de prache na fermentação, temperatura e materia prima escolhida.

Enfim... resolvi então dar uma chance pra esse abbaye e ver o resultado, é difícil conseguir fazer uma belga com esses fermentos secos, com exceção de saison, que tem aquele bele saison da lallemand especifico pra ela. Senão o único é o T-58, que é extremamente condimentado e sempre deixa sua característica genérica.

Fiz a dubbel no domingo e não medi a densidade após o inoculo do fermento ocorrer, mas está borbulhando sem parar a criança. Quanto a atenuação dele, eu não tenho dúvidas de que é excelente. A grande questão é o perfil de sabor mesmo, isso que me interessa, senão será outra levedura puramente genérica, ou pra bottle conditioning mesmo :s
 
Update 18/08

Ontem peguei uma amostra do mosto para medir a densidade. FG 1011

Eu sei que aquilo ainda não é o resultado final, apesar de já parecer completamente atenuada para o estilo de cerveja que fiz (Dubbel), no entanto, o cheiro é muito próximo do S-33, bem como, o sabor também, é muito, mas muito próximo.

Eu não voltarei a utilizar essa levedura.
 
Eu gostei bastante do S-33 numa Dry Stout q fiz (e ainda faço)... fica bem bacana
 
Atenua muito bem, mas gera muito off-flavor.
Atividade no airlock 4 horas após inoculação.
Fiz uma Belgian IPA com açúcar na receita... Levou uns 12 dias de secundária pra tirar aquele cheiro de azedo, e mesmo assim ainda ficou um pouco... O que resta é tentar mascarar um pouco no dry hopping.
Não voltarei a usar, pois não gosto desse aroma que ele gera, mas, é questão de gosto. Esse aroma, pra dubbel, trippel, etc... Pode ser interessante.
 
É... o único jeito pra salvar mesmo é encher de lúpulo.
Que gosto bem horrível que essa levedura deixa... Vai saber o que eu vou fazer com 20lts dessa merda agora... que raiva, caprichei nas escolhas de malte e lúpulo, carinho no processo, na fermentação, mas essa levedura arruina a tua cerveja facinho.
 
Kkkk... Cara... O cheiro é tão ruim que eu pensei que minha cerveja estivesse contaminada.
Olha... Quando terminou a primária, deixei 12 dias a 23 graus e o cheiro e gosto horrorosos diminuíram bastante.
 
Pessoal, alguém tem mais informações sobre o fermento? Tentaram um tempo maior no fermentador para consumir os off flavors?
Tenho dois pacotes do Abbaye, estava pensando em testar na minha Dubbel, mas encontrei pouquíssima informação sobre este fermento.
 
é, também estou com 2 pacotes dela e estou com medo de usar... Acho que vou fazer uma cerva com o OG bem alta e usar ele, ja que vai ficar maturando bastante tempo, deve ajudar a acabar com os off flavors
 
Eh crazychicken... O que eu posso afirmar por experiencia propria e que foi a pior levedura que já utilizei.
 
Os off-flavors que vocês perceberam são condimentos e pimentas em excesso como no T-58?

Quais foram, melhoraram com o tempo?

Comprei um envelope pra testar e agora estou em dúvida pois não gosto muito do T-58.
 
ahhh... Não acredito que to lendo essas coisas...

Eu fiz uma Belgian Blond Ale e usei o M-27 da Mangrove jacks.. ficou muito boa...
Depois eu repeti a receita e usei o T-58 da fermentis.. ficou boa, mas a outra ficou melhor...

Vou repetir a receita na terça-feira de carnaval, mas ao inves de 20 litros vou fazer 100 litros (2 x 50L).. Ai fui comprar o M-27 e não tinha na loja... como eu queria um fermento que secava mais não queria usar o T-58 e a moça me indicou esse abbaye.. to com 6 pacotes disso ai...

Será que vou fazer caquinha...??
 
Exatamente. Nem sequer cervejarias com grande capacidade de produção apostam suas fichas alocando um fermentador titânico pra uma leva experimental. Eu faria no maximo, 20 litros, e analisaria o resultado . cuidando muito de todo o processo, dentre, mosturacao, sanitização, e principalmente, fermentacao.
 
Eu não tenho muita opção.. esses 100 litros são para minha festa de casamento. A lembrança vai ser uma garrafinha de cerveja...!!

Tem que ser feita logo, caso contrário terei que mudar a lembrança...

Vou tomar extremo cuidado na fermentação e ter fé em boa cerveja...
 
Eu não tenho muita opção.. esses 100 litros são para minha festa de casamento. A lembrança vai ser uma garrafinha de cerveja...!!

Tem que ser feita logo, caso contrário terei que mudar a lembrança...

Vou tomar extremo cuidado na fermentação e ter fé em boa cerveja...

Cara, se tu vai usar esse fermento, que pelo que todos falaram, gera muitos off flavors, comece com um pitching rate adequado. Para uma belgian blond ale, que deve ter uma OG moderadamente alta, usar só 6 pacotes (69 gramas) para 100 litros é um tiro no pé. Tu teria que pelo menos dobrar essa quantidade. Em média, OG de 1050 precisa de 1g de fermento / litro de cerveja. OG de 1075, 1,5g/L. Todos os tópicos sobre fermentação aqui no fórum sugerem pitching rate nessa faixa, e pelo que tu colocou, estás na metade do ideal mais ou menos
 
Será que é tão ruim assim?? não estão exagerando um pouco...??

Dei uma olhada em blogs e foruns de outros paises sobre esse fermento, nenhum falou tão mal dele.

Quanto a dosagem eu vou seguir a recomendação da fabrica... no pacote fala 1 sachê para levas de 20 a 30 litros... no site da fermentis de 50 a 80 g/hl..
Para 100 litros isso significa de 5 a 7 sachês...

Acho que a dosagem não está baixa, minha belgian blond fica na faixa dos 7% de ABV... esse fermento permite fazer cerveja com ABV superior a 11%.

Vou fazer essa leva com muita calma e atenção.. cuidar com carinho da fermentação...
 
Será que é tão ruim assim?? não estão exagerando um pouco...??

Dei uma olhada em blogs e foruns de outros paises sobre esse fermento, nenhum falou tão mal dele.

Quanto a dosagem eu vou seguir a recomendação da fabrica... no pacote fala 1 sachê para levas de 20 a 30 litros... no site da fermentis de 50 a 80 g/hl..
Para 100 litros isso significa de 5 a 7 sachês...

Acho que a dosagem não está baixa, minha belgian blond fica na faixa dos 7% de ABV... esse fermento permite fazer cerveja com ABV superior a 11%.

Vou fazer essa leva com muita calma e atenção.. cuidar com carinho da fermentação...

Alex, eu concordo com o tiefensee.

Fermento belga é delicado, gera com facilidade muitos compostos aromáticos, mas com um leve deslize gera muitos off-flavors. Nunca usei esse abbaye, mas duvido que seja diferente (já bebi cerveja feita com ele sem muitos offs). Quanto à opinião das pessoas de se ele é bom ou ruim, não daria tanta importância pra isso, provavelmente se enquadra dentro disso que eu falei, fermentação errada gera off-flavors, em cervejas belgas, com levedura belga, isso é bastante crítico.

Portanto, não cometa deslizes e confie na qualidade dos fermentos da fermentis. Um deslize que já se pode observar, que vc está a ponto de cometer, é a quantidade de fermento. É pouco até pra uma cerveja de baixa OG, pra uma cerveja de alta OG é realmente muito pouco. Sim, as recomendações do fabricante são aquelas, mas de acordo com a literatura cervejeira e com a experiência do pessoal (que está relatada em vários tópicos aqui, basta pesquisar por "quantidade de fermento seco") dizem o contrário. No mínimo 1g/litro tem sido a recomendação habitual pra ales. O que não dá é pra fazer de forma abaixo do ideal e depois culpar o produto.

Abraço
 
Sei lá.. Tenho 6 sachês...

O que eu poderia tentar é fazer um starter... mas não tenho stir plate e tbm nunca fiz starter...

Talvez arriscar seria pior...
 
Sei lá.. Tenho 6 sachês...

O que eu poderia tentar é fazer um starter... mas não tenho stir plate e tbm nunca fiz starter...

Talvez arriscar seria pior...

Tem outras opções também, fazer menos cerveja, 60 litros, ou comprar mais fermento, por sedex deve chegar rapido.
 
Sei lá.. Tenho 6 sachês...

O que eu poderia tentar é fazer um starter... mas não tenho stir plate e tbm nunca fiz starter...

Talvez arriscar seria pior...

Cara, sinceramente... A cerveja é tua
Mas, particularmente, eu prefiro fazer com garantia 60 litros (200 garrafas caçulinhas, dá bastante lembranças pro casamento) do que arriscar colocar fora insumos para 100 litros por causa de over pitching. Baixa taxa de fermento tende a gerar muitos ésteres, e fermentos belgas já tem tendência a gerá-los. Acho realmente que uma cerveja de OG de 1070 com 0,69 g/l pode ficar bem esterificada, talvez até perto do imbebível, e dada para pessoas desacostumadas com cervejas especiais então...

Por experiência, fiz uma belgian blonde com o M27, 1 pacote pra 12 litros, 0,83 g/L. Mantive temperaturas um pouco mais baixas por causa da taxa um pouco abaixo do normal, e ela só ficou realmente boa depois de 4 semanas engarrafada..
 
Galera, to voltando aqui para falar minha experiência com o Abbaye..

Minha eficiência foi mais alta que o esperado, portanto a OG ficou mais alta que o previsto.

No final das contas, eu resolvi colocar na bombona apenas 50 e poucos litros, por causa do head space, lembrei de outros caso que vazou pelo airlock... de qualquer maneira ela vazou... as leveduras trabalharam espalhafatosamente..
deixei ir até o final.. a FG ficou abaixo do esperado tbm.. o grau alcolico acima do esperado..

Envasei essa semana, vamos ver o que vai dar depois de carbonatada.
Mas eu provei antes, acho que vai ser a melhor ALE que já fiz...
tá muito equilibrada, mesmo tendo mais alcool.. sabor e aroma agradáveis.. não consegui identificar off-flavours..

Estou extremamente satisfeito até agora com esse fermento... muito bom..!!:mug:
 
Pois é, muito se falou mal do fermento eu também utilizei e não tem nada fora do esperado pra um fermento belga.

Acredito q muito se deva ao incorreto numero de células na partida.

Minha ultima experiência com Abbaye foi uma Saison que começei com T58 e com 75% de atenuação finalizei com Abbeye pra atenuar acima de 85%.
Ou seja nem puro nem misturado com outra cepa causou grandes transtornos.

Nada de errado com o abbaye!
 
Inoculei ontem 1 pct reidratado para 12 litros de mosto de Dubbel - confesso que receoso com a fama de "ame ou odeie" dele. 3 horas e meia apos, fermentação vigorosa, que persiste após mais de 18 horas. 18° na geladeira, com sensor direto no líquido (Ageon.G101 Color). Provei após 14 horas, e fiquei bem feliz, o q percebo é a doçura, e sinalizando um bom futuro. Estou confiante, vamos ver. Cerveja belga não é fácil de beber/entender. Elas, no geral, tem características q fogem do "neutro". Então, é complicado se basear só por percepção de sabor/aroma de poutra pessoa. Comprei para testar, e por estar em promoção: 10,82. De uma marca reconhecida como a Fermentis, e com o nome Abbaye é impossível que ele seja esse lixo todo para cervejas belgas.
 
Minha experiência: fiz duas levas de Belgian Blond Ale usando T-58, ficaram ótimas! A mesma receita usando Abbaye: fiz duas levas que estão muito ruins, pensei que tinha contaminado no envase até que descobri esse post. Vou deixar maturar mais para ver se melhoram.

Não uso mais Abbaye!!!
 
Desculpem, exagerei...
O fermento Abbaye pede maior tempo de maturação.
O T-58, como tem menor poder de atenuação, exige menor tempo para amadurecer a cerveja. As levas com T-58 servem para fazer cervejas mais leves, menos complexas e rápidas. O fermento Abbaye consegue mais complexidade e por consequência maior tempo de maturação.

Usarei Abbaye novamente!! rsrsrsrs
 
Recebi a notificação com comentários novos desse tópico e já entrei esperando as pedradas...

conforme planejado eu fiz 2 levas de 50 litros usando a mesma receita, a primeira em fevereiro e outra logo depois.
Os convidados da festa gostaram, principalmente as mulheres.
Tem um primo da minha esposa querendo me pagar para fazer uma leva só pra ele.

Mas vamos a cerveja...

ABV 9,8%
Belgian Strong Golden Ale

o fermento trabalha muito vigorosamente, quando abria o freezer para ver dava pra perceber a quantidade de CO2 dentro do freezer.
Ele traz um aroma e sabor bastante frutado e apesar de ser muito alcoólica ficou bem equilibrada, um tanto doce inclusive (acho que por isso que as mulheres gostaram muito).

A unica coisa que eu não gostei foi da carbonatação, não sei se eu consegui errar nos 2 lotes, mas os dois ficaram pouco carbonatados, e eu aumentei a dose no segundo.
Não sei dizer se é erro meu ou uma característica do fermento, mas eu queria ela mais carbonatada do que está.

Semana passada eu abri um garrafa, 9 meses depois da brassagem. A cerveja tá uma delicia.
 
Este fermento é uma meleca... nunca mais uso... gerou um sabor horrivel na cerveja (fenólico), mesmo com todos os cuidados de controle da temperatura.
 
Achei ele ótimo em minha dubbel, tenho mais um sache que usarei amanhã, não sei se numa belgian IPA
 
Eu usei em uma belgian IPA e curti demais o resutlado. A breja ficou estereficada sim, mas não esperava outra coisa de uma cepa chamada Abbey. hehe
Ahh é um montro pra atenuar e a fermentação é meio que violenta, ao menos a minha foi, mesmo iniciando a fermentação a 17º.
 
Pessoal,

Vejam só o que eu li em muitos casos aqui:

- Fiz uma cerveja com ele e ficou ruim.
- Fiz duas cervejas e não gostei.

Certo, e as temperaturas? E a quantidade de fermento?

Eu já estou na terceira leva com esse fermento tentando descobrir qual temperatura ele fermenta melhor, dá melhor resultado, etc. Na primeira fermentei alto, depois comecei baixo e fiz rampa, e na última fermentei direto a 18.

Ou seja, se vocês fazem uma cerveja sem muito controle ou análise e já desistem de um fermento novo, estão perdendo uma imensa oportunidade de aprendizado.

A primeira leva que era uma Belgian Strong Golden ficou com uns 10% de álcool, e nos primeiros dias parecia que era defumada........ depois de algumas semanas, sumiu tudo. A segunda que fermentei um pouco mais baixo...... nada, ficou ótima... tudo certo. Já essa terceira que fermentei mais baixo ainda, tenho que ver, mas começo a notar uma tendência que inclusive é clássico das belgas.... o ideal é começar BEM baixo. A grande maioria das Belgas fortes começam entre 14 e 17 graus......... e vão subindo.

Abraço,
 
Então Guenter, voce ta certo, vamos tentar descobrir mais sobre o tal compartilhando informações.

Usei apenas uma vez.
Mosturação 90 minutos a 66º
OG de 1072
FG 1012
Inoculados 2 pacotes reidradados em 16 litros

Iniciei a fermentação a 17º e mantive assim por 3 dias.
Depois disso, com problemas na geladeira perdi o controle e apenas tentei baixar a temperatura com banho maria entre outros métodos nem tanto ortodoxos [emoji16] e em alguns momentos cheguei a medir 21º. Não me preocupei porque ao meu ver, o inicio que é mais crítico, já tinha passado em parte.
Com a fermentação terminada, senti esse mesmo "defumado" em meio ao frutado que era desejado mais ainda exagerado. Deixei mais quase 3 semanas no fermentador e engarrafei.
Com duas semanas de garrafa, o alcool ainda era um pouco presente demais, entre outras coisas, mas o defumado tinha saído.
Com 2 meses de garrafa digo que foi das melhores brejas que fiz nessa minha curta vida de cervejeiro.
O resultado foi uma breja esterificada e frutada, mas nada exagerado como outros descreveram. Nada fora do padrão de uma belga.
 
Back
Top