Safbrew Abbaye ??

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Feiten, 31/7/14.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 13/10/16 #61

phtobias

phtobias

phtobias

Well-Known Member

Afiliado:
    24/2/15
    Curtidas Recebidas:
    24
    É vero. eu particularmente não curto Belgian IPA, mas nesse caso, deve ficar bom.
    :mug:

2. 24/1/17 #62

caiofonteles

caiofonteles

caiofonteles

New Member

Afiliado:
    5/10/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    fala galera, fiz uma belgian blond ale com o abbaye. Atenuação foi muito boa, de 1062 a 1005 em 6 dias a 18°C. Só que como muitos relataram a minha cerveja também esta com um cheiro muito estranho (não consigo saber ao certo o que). Irei envasar amanha após 3 semanas de fermentação/maturação. Daqui umas semanas retorno com uma atualização sobre como ficou. Mas gostei da ideia de deixar ela maturando na garrafa por um longo tempo, quem sabe sai o cheiro estranho. Apesar do cheiro estrano também sinto um frutado legal que era o que eu esperava. vamos ver no que dá.

MarceloAnzolin curtiu isso.
  3. 2/2/17 #63

MarceloAnzolin

MarceloAnzolin

MarceloAnzolin

New Member

Afiliado:
    2/2/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Opa, estou indo para minha segunda brassagem. Segunda de Belgian Blond Ale. As garrafas da primeira estao no segundo dia de refermentacao e estou muito curioso, porém ja vi um erro que foi arrastar muito o fundo na hora de engarrafar e criou-se bastante deposito (cerca de 2 a 3 milimetros/garrafa). Amanha vou brassar outra BBA e vou utilizar o Abbaye. Estou aguardando o resultado da sua e, mesmo com algumas pessoas falando muitos pontos negativos deste, vou utiliza-la. Para esse estilo belga, utilizando-se levedura seca, acredito ser a mais indicada (meu humilde ponto de vista teórico). Semana que vem posto fotos da primeira ja pronta.

4. 2/2/17 #64

aronsanfelice

aronsanfelice

aronsanfelice

Member

Afiliado:
    12/8/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Daria certo usar ela pra fazer NE IPA ?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

5. 2/2/17 #65

phtobias

phtobias

phtobias

Well-Known Member

Afiliado:
    24/2/15
    Curtidas Recebidas:
    24
    Só retornando para dar um parecer da minha Dubbel de fevereiro do ano passado. Tomei minha penultima garrafa semana passada, e ela estava fantastica, com direitos a elogios e convite para abrir uma cervejaria.:ban:
    Brincadeiras a parte, a cerveja cresceu muito em quase um ano de garrafa.
    Boas brejas !

6. 10/10/17 #66

enzolitow

enzolitow

enzolitow

Active Member

Afiliado:
    2/9/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Fala rapeize!

Não sei se ainda alguém acompanha esse tópico, mas cheguei nele justamente pq me assustei com o fermento.

Fiz a minha primeira brassagem no sábado (06/10), OG 1.072, uma Belgian Strong Golden Ale. Usei o Abbey hidratado e com starter (comentários do tipo "vc é mongo de começar com essa breja e com esse fermento serão desconsiderados kkkkk).

Me assustei pq ontem medi a densidade e bateu 1.021, EM DOIS DIAS! Já tinha estudado bastante sobre fermentos e não lembro de ter lido algo assim.
    Já vi que o bicho é nervoso mesmo.

A amostra de ontem estava com um cheiro bem ácido e fenólico, mas creio ser normal.

Enfim, tô escrevendo aqui mais para desabafar minha mistura de nervoso com alegria haha

Se alguém ainda estiver acompanhando, vou dando notícias!

Abraxxxx

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

7. 11/10/17 #67

caiofonteles

caiofonteles

caiofonteles

New Member

Afiliado:
    5/10/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    fala enzo,

legal a sua fermentação. O fermento é realmente muito voraz no consumo de açúcar. Fizemos duas cervejas com esse fermento uma média e uma muito boa. Pela nossa experiencia eu falaria para vc deixar bastante tempo maturando no balde (3-4 semanas) mesmo já tendo consumido todo o açucar, pois a que ficou menos tempo ficou com muito cheiro de ovo, mas ele foi saindo ao longo da maturação.
    fizemos uma belgian blonde ale (média) e uma belgian IPA (excelente)

boa sorte e abs

caio

8. 12/10/17 #68

enzolitow

enzolitow

enzolitow

Active Member

Afiliado:
    2/9/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Maravilha Caio, obrigado pela dica!

Medi ontem e deu 1,010, que é a FG desejada. A movimentação no airlock quase não existe mais. Aquele cheiro de Kaiser e CO2 que o pessoal comentou também sumiu.
    Amanhã no fim do dia meço novamente e se der a mesma densidade, parto para a fermentação secundária.

Tinha planejado em torno de 3 semanas mesmo de maturação, mas pelo relato seu e do pessoal, talvez aumente. Vamos ver o que acontece hehe

Darei notícias!

9. 19/10/17 #69

TiagoSouza

TiagoSouza

TiagoSouza

Well-Known Member

Afiliado:
    27/1/15
    Curtidas Recebidas:
    8
    Eu subiria a temperatura para uns 24 e deixaria mais uns 5 dias lá pra dar uma limpada em qualquer sabor/aroma estranho. Se bem que quando usei esse fermento não tive aroma sulfuroso, não.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk

10. 20/10/17 #70

enzolitow

enzolitow

enzolitow

Active Member

Afiliado:
    2/9/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Fala Tiago!

Foi exatamente o que fiz. No dia 12 a densidade se manteve em 1.007 (conforme as últimas medições) e então parti para a secundária. O cheiro tava bem estranho: bem cítrico no começo (a receita levou coentro), mas depois um cheiro que minha esposa classificou como "pum de cachorro".
    Deixei lá por sete dias e ontem tirei uma prova: o aroma melhorou absurdamente e o gosto também. Assim, ontem mesmo parti para a maturação e desci a temperatura pra zero.

Só fiquei meio receoso porque a fermentação primária se deu em 5 dias e a secundária em 7. Sei que não há uma regra bem estabelecida para isso, mas se tratando de uma Strong Golden Ale, é um tempo meio curto, não?!

11. 3/11/17 #71

enzolitow

enzolitow

enzolitow

Active Member

Afiliado:
    2/9/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Rapazi,

Só para deixar registrado como histórico do fórum, engarrafei hoje a minha Strong Golden Ale e deu boa! O cheiro ficou delicioso! Achei a breja com pouco corpo, mas é questão de acertar as rampas de temperatura.
    Em relação ao fermento, nada que o desabone na minha opinião. A única ressalva é que ele seria mais indicado para uma Tripel e não para uma Strong Golden Ale, pq ele puxou mais para os fenóis do que para os ésteres. Mas deu uma puta breja! Devo fazer mais receitas com ele!

Abraxxxx

12. 16/4/18 #72

mendescave

mendescave

mendescave

Member

Afiliado:
    18/12/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    EU adoro este fermento, basicamente todas minhas ales eu faço com ele. Não mudo por nada, alta atenuação e esterificação. Não observo nada de off flavors ou aromas ruins, e olha que reutilizo sempre, faço a lavagem e reutilizo o fermento. Ja experimentei outros pra ale e este de longe foi o melhor que já utilizei. Ja usei mangrove jacks pra trigo e não curti o aroma dele e tive off flavors. Então pra mim é wb06 pra trigo e abbaye pra ale, sao os que mais gosto...

13. 16/4/18 #73

mendescave

mendescave

mendescave

Member

Afiliado:
    18/12/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    overpitching

14. 23/4/18 #74

agabeh

agabeh

agabeh

Member

Afiliado:
    2/4/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Apenas pra deixar documentado. Em set/2016 eu fiz uma trippel com esse fermento e ficou espetacular, bem equilibrada. Fiz com 10% de graduação alcoólica e temperatura de fermentação em torno de 18-20°C (não fiz controle, pois ainda não estava quente) e o mesmo não ficou presente. A fermentação foi longa (não lembro exatamente, mas chegou perto de 30 dias) e a atenuação foi alta (85%). Ainda tenho algumas garrafas e acho q desde set/2017 eu não tomava ela. Semana passada eu servi algumas garrafas na festa do meu aniversário e ela estava melhor ainda. A evolução desse fermento é bem linear e lenta. Recebi inúmeros elogios por essa trippel (e pelas outras também... hehehe... Aliás, tenho usado os fermentos da fermmentolabs ultimamente e estou impressionado com a excelente qualidade deles).

15. 6/12/18 #75

igor de barros

igor de barros

igor de barros

Member

Afiliado:
    7/6/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Que levedura bem ruim, o vendedor falou que era parecida com a abbaye da lallemand e eu caí nessa, muito ruim deixa um cheiro de azedo indescritível parecendo leite azedo mesmo com um toque de banana. Isso durante a fermentação primária. Quando tiver pronta falo para vcs o resultado, até agora horrível, nunca mais uso ela de novo, parece que alguém vomitou no meu nariz. Perdi a breja.

16. 6/12/18 #76

AlessandroSilvestre

AlessandroSilvestre

AlessandroSilvestre

New Member

Afiliado:
    8/7/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Cara, eu brassei 20L de uma Belgian Dubbel neste sábado e usei este fermento (BE 256 da Fermentis). Provei na terça, quando já tinha atenuado quase tudo e tb senti um cheiro de “podre”. A breja já entrou na fermentação secundária, com temperatura mais alta. Provei de novo e o cheiro de podre já está mais discreto. Vou fazer uma secundária bem longa (2 semanas pelo menos) e deixar a temperatura subir. Pelo que li, e por essa diferença que já percebi, isso é fundamental. Quando ficar pronta eu posto o resultado aqui.
    Abs
    Alessandro

Compartilhe esta Página