Safale S-33

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucianoremus

Active Member
Joined
Nov 26, 2017
Messages
35
Reaction score
11
Oi pessoal, fizemos uma witbier com o S-33 e em mais ou menos 32 horas ele praticamente terminou a fermentação. Foi um sufoco com espuma entupindo o airlock, tive que desprezar uns dois litros de ceva. Isso é normal com ele?
 
Você inoculou em qual temperatura?

Controlou a temperatura corretamente?

Fermentação muito vigorosa assim tem cara de ser falta de controle ou erro na quantidade de líquido no fermentador.

Eu sofria muito com isso quando usava o WB-06, que é uma cepa muito agressiva.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Controle total a 19°C. Só o headspace que não era o ideal ( 29,5 l em fermentador de 33,6l ). Faço isso com o S04 e US-05 sem problemas. Fermentação termina com seis dias geralmente, iniciando em 18°C e subindo até 25°C a partir doquarto dia. Inoculei a 29°C e seis horas após estava nos 19°C.
 
Essa temperatura de inoculação aliado ao head space menor deve ser a causa.

Iniciando a 29°C, o lag time foi reduzido e o período de multiplicação da levedura foi bem mais curto.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Esse S33 é agressivo, faço isso sempre com o US-05 e S04 e não dá galho. Com ele vou respeitar o headspace hehehe. Obrigado e grande abraço.
 
Back
Top