Sabor de mamão na cerveja.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Detalhes da receita:

- Mosturação de 64-68ºC durante 1,5h.
- 87% pilsen e 3% cara gold
- 2 Kg de açúcar branco nos 10'
- 170g Styrian Goldings aos 60'
- 60g Styrian Goldings aos 10'
- OG 1.080
- 5 pacotes de S-33 hidratados.
- Total no fermentador de 55L de mosto.
- fermentação 14 dias a 18ºC (controlada com o sensor grudado no fermentador e isolado com isopor), não conseguimos aumentar a temperatura porque foi quando deu um frio pancada.
- gelamos por 6 dias a 1ºC, gelatina pra clarificar (porque estava um lodão).

Em 10 dias no fermentador, senti um aroma que me lembrou aqueles perfumes de carro, meio enjoativo.

Neste fds, a 0,5ºC tinha um aroma forte de margarina (não manteiga) quando abri o fermentador. No copo tinha um gosto e aroma de mamão, não senti esse aroma de margarina.

Alguém já teve alguma experiência parecida? Saberiam me dizer o que significam esses aromas e sabor? É alguma coisa do fermento S-33 ou é alguma bizarrice?

Obrigado.
 
Hahaha bizarrice foi boa...
Engarrafei uma leva essa semana que fiz com o s33 esperando um sabor esterificado... era para ser uma belgian dubbel... mas o fermento é bem neutro... e a breja ficou um poucp doce e puxando muito pro caramelo... igual uma bock... pq usei muito malte melanoidina o pessoal do lamas fez este favor de mandar o malte errado... porem,este fato foi corrigido prontamente pelo lamas... mais nada margarina ou mamão....
 
Cara, a única vez que senti aroma de mamão foi na cerveja de um amigo que embarrilou a cerveja num barril sem lavar direito, ou seja, sujo de outra cerveja, o que causou uma certeza contaminação.
 
Só pra lembrar que margarina, como óleo vegetal solidificado, não tem muito cheiro nem gosto. Então antes de chegar a nós ela recebe uma pesada carga de aromatizante de manteiga que é o próprio diacetil. 14 dias a 18ºC pode ter sido pouco pra OG 1080...
 
Minhas brejas também estao ficando com cheiro de mamão, estou cercando de por todos os lados tentando analisar processo por processo mas ainda não identifiquei...mas acho que é problema de fermentação
 
Back
Top