Rolhas de vinho, champagne, sintéticas, etc.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

silviogrimaldo

Well-Known Member
Joined
Mar 19, 2014
Messages
80
Reaction score
51
Pessoal,
procurei aqui no fórum e pouca informação encontrei sobre a utilização de rolhas no envase de cerveja, então resolvi abrir esse tópico para trocar informações, já que as coisas me pareceram bem confusas.

Pesquisando por aí, sobretudo no homebrewtalk.com, descobri que há diversos tipos de rolhas e algumas garrafas "de champagne" diferentes, além de arrolhadores indicados para rolhas de determinada bitola que não serve para outras bitolas maiores.

Então, vamos às perguntas iniciais, que talvez possam ajudar outras pessoas. Quais as dimensões de garrafas tipo de champagne existem? Pelo que li, há pelo menos dois tipos, as dos nossos espumantes e as de cervejas belgas. Isso confere?

Para as nossas garrafas de espumantes nacional qual tipo de rolha utilizar? E qual arrolhador?

As rolhas sintéticas da Indupropril (http://www.indupropil.com.br/produtos/0,22935_rolhas-sintetica-para-cerveja-50und) servem apenas nas garrafas de cerveja ou também nas de espumante? Eles precisam de arrolhador?

Eu vi gente utilizando rolha normal (22mm) para vinho, e fechando com as gaiolas para champagne. Isso funciona? Pode até ser, mas aí precisaria de um saca-rolhas para abrir, não?

Qual a diferença entre uma rolha de vilho e uma de champagne?

Bem, se alguém souber a resposta para alguma dessas perguntas, por favor, fique a vontade.
 
Estou com a mesma dúvida! Procuro loja para adquirir rolhas em Porto Alegre. Wlw
 
O diâmetro interno eu desconheço, mas o externo (tampinhas) das garrafas de champagne são de 29mm.

Nunca vi outro diâmetro em garrafa de champagne, inclusive em cerveja belga.

A diferença de uma rolha de vinho pra uma de champagne, além do formato ser totalmente diferente (as champagne tem formato de cogumelo e as de vinho são cilíndricas) a rolha de champagne tem um diâmetro absurdamente maior comparada a de vinho. Isso decorre do fato delas precisarem segurar fortes pressões.

Pra isso existem aqueles arrolhadores italianos super caros, que tem um mecanismo de esmagar lateralmente a rolha pra poder tocar elas pra dentro do gargalo da garrafa.

Outra opção comum dos espumantes mais baratos são aquelas rolhas plásticas.

Já vi cerveja nacional em garrafa de champangne com umas rolhas semelhantes à essa ali da indupropil, porém não sei se as dimensões são as mesmas, nem se existe alguma solução mais barata de colocação delas na garrafa. Seria interessante descobrir.
 
Comprei na malteshop aqui em POA por R$=1,40 o conjunto.
 
Alguém fez o teste com as rolhas?

Eu fiquei apreensivo depois que vi esse vídeo:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=lBCjtxZle40[/ame]

Nele, os degustadores comentam sobre a qualidade da rolha da Walls Petroleum. Segundo o vídeo, a rolha deixa entrar oxigênio na garrafa, estragando a cerveja. E a respeito da rolha "sintética", ela dá algum off flavor?
 
Cara, sou iniciante, utilizei ela na minha terceira brassagem. Funcionou bem e gostei do resultado. Acredito que elas demandem um priming maior. Eu usei 8g/L. Essas garrafas aguentam mais pressão. O pessoal disse que o gosto ficou melhor que na garrafa caçula. Rolhas de cortiça, até onde eu sei, permitem a troca de oxigênio, já as rolhas sintéticas acredito que não. E por falar nisso ainda tenho uma que fazem uns 3 meses que está na garrafa. Vou tomar e posto os relatos aqui.
 
Estava pesquisando sobre isso também, que bom que encontrei informação aqui..

Cara, eu estou planejando fazer a mesma coisa, numa "christmas ale" que estou bolando.
Quanto testei a garrafa com as rolhas de vinho que eu tinha, ficou meio enjambrado pois a superfície superior era mais estreita que a capa de alumínio da gaiola.. esteticamente não ficou legal como as petroleum ali.

Estou pensando em comprar essas da indupropil, mas primeiro estou angariando garrafas com o pessoal. Quando conseguir o suficiente, faço um teste e posto umas fotos aqui.
 
E ai rapaze,

Demorou mas fiz...
Tem que fazer um esforcinho pra rolha entrar no bocal, mas cabe sim. Recomendo usar aqueles martelos de bater bife, pra facilitar a entrada.

Só achei um problema... os arames da gaiola não são tao longos pra fazer com que o arame fique abaixo do relevo do gargalo. Tive que, com ajuda de uma colher, empurrar os arames da parte de baixo da gaiola para poder se fixar. No momento ta tudo certo, 1 semana de carbonatação, se o arame não aquentar divulgo aqui a tragédia hahaha,

PS: usei rolha sintética e gaiola da indupropil mesmo.
 

Attachments

  • the nektar.jpg
    the nektar.jpg
    61.9 KB · Views: 211
Uma dica sobre essas rolhas sintéticas: aqueça-as logo antes de colocar na garrafa.

Fechei algumas garrafas de hidromel com elas pouco tempo atrás. Só colocar na água quente (não ferva. Não tenho certeza se aguentam) e colocar na garrafa. Entra usando só as mãos. ;-)
 
Pessoal, qual o modelo de arrolhador que vcs usaram para colocará as rolhas (cortica ou sintetica) de champagne ? Estou pensando em brassar uma tripel e queria colocar nas garrafinhas de champanhe de 350ml (tipo as da walls) mas não tenho nem ideia de por onde comecar
 
Se for usar a rolha, usa sintética tipo belga. Vai na minha, eu sei 2x. Foi em 2016 em duas produção Quadrupel e Ris. Fui guardando as mesmas rolhas kkk e agora essa semana envasei uma Sour Brettanomyces 2018 que estava envelhecendo em barril. É muito boa e nem precisa arrolhador. Se tiver molhada com álcool 70 uma pequena batida de martelo encima entra fácil.

Pessoal, qual o modelo de arrolhador que vcs usaram para colocará as rolhas (cortica ou sintetica) de champagne ? Estou pensando em brassar uma tripel e queria colocar nas garrafinhas de champanhe de 350ml (tipo as da walls) mas não tenho nem ideia de por onde comecar
 

Attachments

  • 20200721_145938.jpg
    20200721_145938.jpg
    44.7 KB · Views: 50
  • 20200721_161633.jpg
    20200721_161633.jpg
    24 KB · Views: 49
@thiagodifoiz , você também usou as gaiolas de metal pra prender as rolhas ou a cera foi suficiente? Usou cera de abelha ou aquela mistura de cola de silicone e giz de cera?

Pensei em usar cera também pra melhorar a vedação, principalmente depois que vi o vídeo sobre aquelas Walls petroleum sem gás e contaminadas.
 
Essa cera usei na Sour Brettanomyces, na RIS e Quadrupel foi gaiola, cerveja de 2016 tenho algumas garrafas, irei acabar com elas esse ano, estão top, não deu oxidação, todas no prime. Mas acredito que a versão cera é mais garantido. Fiz aquela solução com silicone e ficou bom.
 
@thiagodifoiz , você também usou as gaiolas de metal pra prender as rolhas ou a cera foi suficiente? Usou cera de abelha ou aquela mistura de cola de silicone e giz de cera?

Pensei em usar cera também pra melhorar a vedação, principalmente depois que vi o vídeo sobre aquelas Walls petroleum sem gás e contaminadas.
Use rolhas normais, não a cogumelo, e crave uma tampinha. Padrão Cantillon.
 
Edson, foi foi justamente isso que eu gostaria de fazer em minhas cervejas, ai pensei. Irie comprar um arrolhador de vinho pra usar 1x a cada 2 ano ou até menos, em algumas garrafas. Pelo menos pra mim não valeria a pena gastar com arrolhador de cortiça.

Use rolhas normais, não a cogumelo, e crave uma tampinha. Padrão Cantillon.
 
Use rolhas normais, não a cogumelo, e crave uma tampinha. Padrão Cantillon.

Obrigado, @thiagodifoiz e @Edison! Como não uso garrafas de vidro com frequência, não tenho arrolhador para tampinhas. Só uso garrafa de vidro pra cervejas de guarda, e aí prefiro usar rolhas.

Vou fazer com rolha e gaiola, e em algumas vou colocar cera também pra ver se faz diferença.

Abraço
 
Back
Top