Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

RIS - processo e sugestão de levedura

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

netomarin

Member
Afiliado
20/6/15
Olá pessoal,

Estou estudando (já li vários tópicos aqui e também sites e blogs) as receitas e o processo para fazer uma RIS (Russian Imperial Stout), e como vai ser a primeira vez que vou fazer uma cerveja desse estilo, fiquei com algumas dúvidas.

Só hidratar a levedura, no caso da seca, já é o suficiente? Seria bom ou necessário fazer o starter?

Estava pensando em fazer 14 dias de primária (a 18º), 14 dias de secundária (7 dias a 14º + 7 dias a 2º) e mais uns 3 dias de cold crash a 0º. Depois, quero engarrafar, fazer o primming e "esquecer" a cerveja por pelo menos 3 meses até a primeira prova.

Esse processo está ok? Alguma sugestão?

Além disso, depois disso, eu estou pensando em pegar uns 5L e colocar em um barril e deixar (pelo menos) uns 3 meses. Depois dessa temporada no barril, a levedura vai resistir normalmente e o primming vai acontecer ok?

E por fim, qual levedura vocês sugerem?
Pensei em alguns perfis q puxam mais pra inglesas, que suportem até 12% de alcool.

Valeu!

[]s
Neto

Raisoshi

Well-Known Member
Afiliado
9/1/15
Se for usar fermento seco é até melhor não fazer starter, porque você vai apenas gastar os nutrientes que o fabricante teve trabalho pra por junto deles... e se não tiver oxigênio puro não vai conseguir uma aeração ideal depois(no caso de uma high gravity).

Lembre-se de usar a taxa de inoculação correta, é ainda mais importante nas high gravity.

Leia os tópicos fixos da seção de fermentação, que pelas suas perguntas já vi que não leu hehe.

netomarin

Member
Afiliado
20/6/15
Olá Raisoshi

Obrigado, pela dica.