Rims

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lh-correa

Well-Known Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
106
Reaction score
20
Pessoal, tenho uma dúvida a respeito de um sistema RIMS que achei na internet.
Como podem ver no diagrama em anexo, o aquecimento do mosto ocorre todo dentro de um tubo.

O mosto é recirculado por bombeamento e passa por dentro do tubo que o aquece. Em um lado, o mosto entra, passa pela resistência. No lado em que o mosto sai, ele passa pelo sensor do termostato, que controla a ativação da resistência.

Minha pergunta é a seguinte:
Qual a vantagem desse sistema sobre, por exemplo, colocar uma resistência abaixo do fundo falso, dentro da panela, controlada por um TIC, com o mosto recirculando constantemente por bombeamento.

Vale a pena investir num sistema desse?

Abraço! :tank:
 

Attachments

  • RIMS Circuit Diagram.jpg
    RIMS Circuit Diagram.jpg
    32.8 KB · Views: 1,424
  • RIMS2.jpg
    RIMS2.jpg
    26.5 KB · Views: 1,220
Neste caso você também vai precisar de um fundo falso, senão os grãos irão entupir o sistema.

A unica vantagem é que ele fala de usar uma resistencia de 1500W, enquanto se for para esquentar o mosto colocando a resistencia embaixo do fundo falso, sera necessario uma de aproximadamente 5000W (depende do tamanho da sua leva).
Nesse sistema da foto tenho dúvidas em relação ao tempo que você vai levar para atingir as rampas, pois a vazão não deve ser mto grande.
 
Sim, quanto o fundo falso, sei que é necessário, apenas esqueci de mencionar.
Quanto a vazão, creio que seja possível aumentar com uma boa bomba e com o diâmetro da tubulação que permita isso.

Tem um vídeo no youtube de um sistema desse, bem interessante: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=OUTJE3HG9Vk[/ame]
 
Não tem diferença nenhuma se colocar no tubo ou abaixo do fundo falso. Eu, por exemplo, estou construindo um sistema exatamente assim, usando panelas feitas com barril de 50, e vou colocar uma resistência de somente 1000 watts abaixo do fundo falso.

Pensem, nos dois casos a bomba está recirculando.... e nos dois casos ela entra em contato direto com a resistência. Qual a diferença? Praticamente nenhuma. Na verdade, talvez haja até um pouquinho de perda térmica maior no caso do RIMS com tubo, pela maior transferência térmica do metal, etc... mas acredito que na prática nenhuma.

E 5000 watts seria um absurdo de potência em qualquer RIMS. No meu HERMS que 100 litros, por exemplo, eu usava 3000 watts.

Abração!
 
Para panelas próximas de 50 litros eu usaria de 2000 a 3000 Watts. Eu uso um rabo quente da WE de 2000W só para as rampas e as vezes no inverno eu preciso usar o fogão de alta pressão para que o tempo entre a parada proteica e a primeira rampa de mostura não seja muito demorada. Meu setup é HERMES.

Já vi reclamação de resistências com potência muito alta que ficavam em contato com o mosto e criavam uma camada de material carbonizado.
Eu solucionaria esse problema usando várias resistências de baixa potência e área grande de contato ou até mesmo ligando uma de 220v em 110v ou duas de 220v em série. (nunca fiz, é só pitaco).

Abraço
 
Não tem diferença nenhuma se colocar no tubo ou abaixo do fundo falso. Eu, por exemplo, estou construindo um sistema exatamente assim, usando panelas feitas com barril de 50, e vou colocar uma resistência de somente 1000 watts abaixo do fundo falso.

Pensem, nos dois casos a bomba está recirculando.... e nos dois casos ela entra em contato direto com a resistência. Qual a diferença? Praticamente nenhuma. Na verdade, talvez haja até um pouquinho de perda térmica maior no caso do RIMS com tubo, pela maior transferência térmica do metal, etc... mas acredito que na prática nenhuma.

E 5000 watts seria um absurdo de potência em qualquer RIMS. No meu HERMS que 100 litros, por exemplo, eu usava 3000 watts.

Abração!

Você usava 3kw para aquecer e manter o mosto? Sem nenhum fogareiro para auxiliar?

E para a fervura, usava qto?
 
Sim, só isso, e com HERMS... ou seja, os 3k aqueciam a água, que aqueciam a serpentina, que aqueciam o mosto... muito menos rápido/eficiente que resistencia direta. Por isso que para a metade do que eu usava antes, vou usar menos da metade da potência. Não tem porque usar mais.

Como eu disse antes, pra mosturar 100 litros com uns 30kg de malte, eu usava 3000 watts.

Pra fervura, 8000 watts com resistências direto em contato com o mosto.

Antes que perguntem... não, não tem problema de caramelização na fervura.. a própria movimentação do líquido em decorrência da convecção térmica é suficiente, da mesma forma que não carameliza o fundo da panela com fogo direto.

Abraço,
 
Sim, só isso, e com HERMS... ou seja, os 3k aqueciam a água, que aqueciam a serpentina, que aqueciam o mosto... muito menos rápido/eficiente que resistencia direta. Por isso que para a metade do que eu usava antes, vou usar menos da metade da potência. Não tem porque usar mais.

Como eu disse antes, pra mosturar 100 litros com uns 30kg de malte, eu usava 3000 watts.

Pra fervura, 8000 watts com resistências direto em contato com o mosto.

Antes que perguntem... não, não tem problema de caramelização na fervura.. a própria movimentação do líquido em decorrência da convecção térmica é suficiente, da mesma forma que não carameliza o fundo da panela com fogo direto.

Abraço,

Guenther o motivo de estar montando um RIMS, é só pra ter um equipamento para brassagens menores? Ou prefere RIMS ao inves do HERMS?

Quais seriam as vantagens do RIMS sobre o HERMS e vice versa?
 
Sim, só isso, e com HERMS... ou seja, os 3k aqueciam a água, que aqueciam a serpentina, que aqueciam o mosto... muito menos rápido/eficiente que resistencia direta. Por isso que para a metade do que eu usava antes, vou usar menos da metade da potência. Não tem porque usar mais.

Como eu disse antes, pra mosturar 100 litros com uns 30kg de malte, eu usava 3000 watts.

Pra fervura, 8000 watts com resistências direto em contato com o mosto.

Antes que perguntem... não, não tem problema de caramelização na fervura.. a própria movimentação do líquido em decorrência da convecção térmica é suficiente, da mesma forma que não carameliza o fundo da panela com fogo direto.

Abraço,

Com esses 3kw você também aquecia a água da lavagem?

Pq penso em usar a agua q esta esquentando o mosto dps na lavagem.
 
Com esses 3kw você também aquecia a água da lavagem?

Pq penso em usar a agua q esta esquentando o mosto dps na lavagem.

Robocop perguntei pra ele isso outro dia:

"Oi Guenther, seguinte eu vi a foto do teu sistema HERMS la no google e queria saber o seguinte a agua que tu usa pra fazer o aquecimento do mosto na serpentina é a mesma agua que tu usa pra fazer o sparge depois?"

"Olá!

Não, eu usava uma panela separada pro HERMS. Fica difícil controlar todas as temperaturas usando a mesma água de sparge para aquecer a serpentina.

Abraço!

Guenther
"
 
Valeu pessoal pelas respostas!
Não tinha me dado conta ainda, mas acho que esse tubo vale mais a pena se o mash for feito em uma caixa térmica, como no vídeo mais acima...

Guenther, tu acha que uma panela para brassagens entre 20-50L, com uma resistência de 2000W abaixo do fundo falso é suficiente?

Abraço!
 
Guenther o motivo de estar montando um RIMS, é só pra ter um equipamento para brassagens menores? Ou prefere RIMS ao inves do HERMS?

Quais seriam as vantagens do RIMS sobre o HERMS e vice versa?
Luz, eu acho HERMS melhor que RIMS.

Vou fazer um RIMS com resistência abaixo do fundo falso simplesmente porque.... eu nunca fiz. :) - Assim eu sigo aprendendo mais e mais sobre equipamentos diversos, técnicas, etc.

A vantagem do HERMS é que a serpentina por onde passa o mosto fica em banho-maria dentro de outra panela com água, e a resistência aquece a água, que aquece a serpentina, ou seja, é tudo indireto, suave, tudo bonito e menos perigoso.

Já o RIMS, como é resistência direta, se houver algum problema de recirculação a resistência pode queimar, e por aí vai.... mas sendo tudo bem feito não tem problema nenhum. Muita gente nos EUA usa RIMS... já pesquisei e estudei isso até cansar.

Abraço!
 
Guenther,

Com os 8000w você tinha uma fervura bacana para os 100 litros?

Estou pensando em usar 5000w para 80 litros (60 final)

_____

Acabei de ver no catalogo da braumeister que para o equipamento de 50l, tem uma resistencia de 3200w
 
Cara, com 8000 pra ferver uns 110 litros, fervia, mas o suficiente, mas não era intenso.

Abraço!
 
Aproveitando que o assunto é resistência, fiz 3 brassagens no herms que montei.

Ao final da fervura, percebo uma camada de lúpulo na resistência ... isso é normal?
 
Estou bem interessado no sistema rims.
Isso pq onde trabalho, temos muitas máquinas que precisam aquecer quantidades enormes de água com vapor e as mais eficientes têm um sistema semelhante ao rims. Outas utilizam vapor direto.

Vendo o diagrama, vou começar a fuçar nisso.
Consultei umas resistências em inox e o preço é bem razoável. Perto de R$100,00 com 30cm, 1500W a 2000W em inox.
Minha dúvida é: como a resistência padrão tem 1 1/4 de diâmetro, será que já é suficiente ou precisaria ter um maior diâmetro?
Isso depende das bitolas conexões?
 
Estou bem interessado no sistema rims.
Isso pq onde trabalho, temos muitas máquinas que precisam aquecer quantidades enormes de água com vapor e as mais eficientes têm um sistema semelhante ao rims. Outas utilizam vapor direto.

Vendo o diagrama, vou começar a fuçar nisso.
Consultei umas resistências em inox e o preço é bem razoável. Perto de R$100,00 com 30cm, 1500W a 2000W em inox.
Minha dúvida é: como a resistência padrão tem 1 1/4 de diâmetro, será que já é suficiente ou precisaria ter um maior diâmetro?
Isso depende das bitolas conexões?
Como assim 1 e 1/4 de diâmetro?
 
1¼"
É o suficiente. Eu uso essa medida tbm com 1500W dentro.

Mas acabou que precisei fazer a resistência sob medida, pq quando peguei uma dessas padronizadas de boiler, não passava dentro do tubo de 1¼", ela era mais larga na curva que tem na ponta.
 
Guenter,

estou começando a montar um sistema semelhante ao seu, barril com resistência embaixo do fundo falso, gostaria de tira algumas dúvidas, já vou me desculpar pelo monte de perguntas. Se alguem mais poder ajudar, eh muito bem vindo.

Resistência: Você usa uma resistência de 1600w neh, qual o formato? você comprou pronta ou mandou fazer? Onde? Pedi um orçamento na Volt de Novo Hamburgo, mas me disseram que só vendem pra pessoa juridica, algum outro lugar que fabrica sobre medida em porto?

Controle de temperatura: pretendo usar um tic 17, tenho visto em outros posts que os pids são mais eficientes, acha que vale a pena investir em um ou o tic funciona bem?

Bomba: pelo jeito as de aquecimento solar da china são o melhor custo beneficio, este tipo de sistema funciona bem com estas bombas? Aqui no brasil tem alguma boa opção com preço razoavel?

fundo falso: vi uns de inox por mais de 200, alguma opção em inox mais barata?

Obrigado
Abraço a todos
 
Primeira peça do Rims pronta: BK
Barril 50 litros com resistência elétrica 6000 watts
Dimmer 8000 watts (para controle de fervura).
Cabo PP 6 mm.
Isolamento terminais: Fita de AltaFusão e isolante.
Agora só definir próxima receita e testar!
Próximo passo é adquirir mais um barril para MLT

Obrigado a todos, pelas boas informações que encontro aqui!
 

Attachments

  • 20140322_142517_5_bestshot.jpg
    20140322_142517_5_bestshot.jpg
    38.2 KB · Views: 660
  • 20140322_143027_3_bestshot.jpg
    20140322_143027_3_bestshot.jpg
    30.4 KB · Views: 643
  • 20140322_142617_5_bestshot.jpg
    20140322_142617_5_bestshot.jpg
    35.2 KB · Views: 650
Trindade, ficou muito boa a montagem, parabéns.
Só fica um alerta: pela foto, o dimmer ficou numa caixa fechada e ele precisa de ventilação.
 
Trindade, ficou muito boa a montagem, parabéns.
Só fica um alerta: pela foto, o dimmer ficou numa caixa fechada e ele precisa de ventilação.

Este dimmer já vem com cooler, fiz a abertura na parte traseira
 
Guenter,

estou começando a montar um sistema semelhante ao seu, barril com resistência embaixo do fundo falso, gostaria de tira algumas dúvidas, já vou me desculpar pelo monte de perguntas. Se alguem mais poder ajudar, eh muito bem vindo.

Resistência: Você usa uma resistência de 1600w neh, qual o formato? você comprou pronta ou mandou fazer? Onde? Pedi um orçamento na Volt de Novo Hamburgo, mas me disseram que só vendem pra pessoa juridica, algum outro lugar que fabrica sobre medida em porto?

Controle de temperatura: pretendo usar um tic 17, tenho visto em outros posts que os pids são mais eficientes, acha que vale a pena investir em um ou o tic funciona bem?

Bomba: pelo jeito as de aquecimento solar da china são o melhor custo beneficio, este tipo de sistema funciona bem com estas bombas? Aqui no brasil tem alguma boa opção com preço razoavel?

fundo falso: vi uns de inox por mais de 200, alguma opção em inox mais barata?

Obrigado
Abraço a todos
Rafael, vamos lá...

Resistência - Tem formato circular com uns 15 cm de diâmetro, sendo que os terminais são voltados pra baixo, ou seja, eles saem pelo fundo do barril. Tu acha elas prontas na Gera Peças, aqui em Porto Alegre. Só procurar no Google.

Controle de Temperatura - Eu uso um TIC também, mas se você quiser gastar mais um pouco, use PID pra ficar perfeito. Os sistemas RIMS geram mais inércia de temperatura que os HERMS.

Bomba - É isso aí. Se não quiser gastar o preço de bombas de inox, que vão começar pelos 800, tem que usar desse tipo aí.

Fundo Falso - Fundo falso de qualidade pra barril é esse preço mesmo, não tem como fugir.

Abraço,
 
Valeu pelas dicas Guenter!

Eu estive em POA na semana passada e fui na Gera Peças, comprei uma resistência de 2000w circular com 29 cm de diâmetro e saída reta, mas acho que não vai legal, como a saída é reta, a resistência vai ficar na mesma altura que eu queria colocar a válvula de saída, atrapalhando a instalação do tubo "pescador". Agora estou orçando uma resistência como a da figura, assim o "pescador" passa tranquilo. Quanto ao fundo falso, comprei um de 40cm inox na bodebrown por R$90, como ele é maior que o barril, vou ter que dar uma aparada com a esmerilhadeira. Qto a bomba, esta semana finalmente chegou uma da china que eu tinha comprado em agosto, eu já tinha desistido dela, chegou em boa hora.

Abraço
 

Attachments

  • resist.jpg
    resist.jpg
    22.8 KB · Views: 410
Qual melhor forma para fixar a resistência abaixo do fundo falso, no fundo do barril (resistência com conectores 90°) ou na lateral? E a válvula extratora, fundo ou lateral? Isso no barril de mostura claro
 
Resistência com conectores a 90º voltados para o fundo da panela. Fica perfeito.

Abraço,
 
2000 ou 2500 watts para um barril de mostura?

E a válvula no fundo ou lateral do barril?
 
Eu uso 1600 watts com excelentes resultados, sendo a válvula no fundo.
 
Segue um desenho rápido do layout, é isso ai?
 

Attachments

  • MLT.jpg
    MLT.jpg
    21.8 KB · Views: 463
A minha é assim. Eu entortei os conectores levemente. Dá pra fazer? Dá. É fácil? Não. Tem risco de quebrar? Tem. Mas eu já fiz em várias, é só saber respeitar o material.
 

Attachments

  • MLT.jpg
    MLT.jpg
    29.6 KB · Views: 466
Como vou mandar fazer a resistência vou pedir se consegue já fazer com o angulo correto para ficar reta no fundo cônico.

deixando somente o espaço do fundo cônico de dead space está bom?
 
Guenther tu usa o tic 17 certo. Para fazer o mash out tu programa ele direto com a temperatura final e vai recirculando ou vai aumentando a temperatura por etapas?
 
Guenther tu usa o tic 17 certo. Para fazer o mash out tu programa ele direto com a temperatura final e vai recirculando ou vai aumentando a temperatura por etapas?
Direto, mas com RIMS a inércia de temperatura é um pouco mais violenta, então se quero chegar em 77, programo pra 76 primeiro, e depois quando chega nisso, reprogramo pra 77.

Com um sistema com PID não teria esse problema, pois ele é inteligente.

Abraço,
 
Com a tua configuração quanto tempo demora para atingir os 77 graus?
 
Com a tua configuração quanto tempo demora para atingir os 77 graus?
Sobe em torno de 1 grau a cada 3 minutos, o que eu considero excelente. Mais rápido que isso é demais (ao contrário da lenda de que o ótimo é subir um grau por minuto).

Abraço,
 
Back
Top