Reutilização de levedura para uma breja 2, logo após fermentação da breja 1.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Dinarte

Member
Joined
Sep 9, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Aracaju
Nobres, cervejeiros... Vou começar a reaproveitar as leveduras logo após a retirada da breja do fermentador principal. Ou seja, fermentação atrás da outra... Nem vou tirar as leveduras da bombona.
As leveduras devem trabalhar de forma agrassiva neh?!
Enfim, claro que vou fermentar cervejas que pedem o tipo de cepa a ser reaproveitada... Vou fazer o teste em duas próximas levas. Contarei aqui o resultado.

>>> Alguém utiliza ou utilizou essa prática e teve algum tipo de problema? Conta suas experiências...
 
Já usei algumas vezes também, funcia muito bem. Pelo menos até a segunda breja, simplesmente tirei a cerveja do fermentador e botei a outra em cima da lama, sem aerar nem nada... A fermentação atenuou na metade do tempo da primeira e a breja ficou ótima.

Edgar

Até a segunda breja significa a terceira utilização da levedura?
 
Já fiz isso uma unica vez..numa S05......e a próxima cerveja era nos mesmos parâmetros....a primeira uma Summer Ale, já embalei fazer uma de reaproveito e fiz uma session IPA....

Só toma cuidado caso a primeira fermentação levar muito lúpulo(achismo meu.........não sei se interfere, mas é um ponto a se observar) ou for muito escura, pois a retenção que fica pode alterar algo..já fiz lavagem de Stout, e a lama é bem escura....se colocasse outra breja pra fermentar direto ali com certeza ia dar interferência......e o que saiu da lavagem pela cor dava pra fermentar e virar uma Session Porter..kkkkkkkkkkk

A não ser que tb esteja fazendo essa segunda como reaproveito..uma Session qualquer coisa.....ai pau no gato....:cool:
 
Já testei essa técnica várias vezes... comigo funcionou bem até a terceira brassagem, aí depois começou a ficar um pouco diferente da original em cor e sabor... após adquirir um fermentador cônico hoje faço a purga por baixo, particiono em potes de maionese e guardo para a próxima brassagem... daí tiro a breja pronta, lavo o fermentador e jogo um pote de lama limpa no próximo mosto... daí quando os potes acabam refaço o processo com fermento novo, ou seja, utilizo apenas uma geração do fermento... achei que os resultados melhoraram, e vc fica com a opção de usar bastante lúpulo sem se preocupar se a lama vai ficar com muito trub... Abraço!
 
Ola pessoal aproveitando os comentários, agradeço se alguem puder compartilhar de vossa experiencia. Estou no começo de minha jornada ainda.
Por acaso alguem faz algum tipo de calculo dessa levedura reaproveitada por litro de mosto a fermentar?
Tenho receio de exagerar na dose.
Obrigado
Paulo
 
Ola pessoal aproveitando os comentários, agradeço se alguem puder compartilhar de vossa experiencia. Estou no começo de minha jornada ainda.
Por acaso alguem faz algum tipo de calculo dessa levedura reaproveitada por litro de mosto a fermentar?
Tenho receio de exagerar na dose.
Obrigado
Paulo

Eu não faço calculo nenhum pois só faço este tipo de reaproveito em cervejas de consumo próprio onde não levo em conta e não me importo se esterificar mais ou menos, se alterar cor um pouco mais ou menos..etc....
 
Ola pessoal aproveitando os comentários, agradeço se alguem puder compartilhar de vossa experiencia. Estou no começo de minha jornada ainda.
Por acaso alguem faz algum tipo de calculo dessa levedura reaproveitada por litro de mosto a fermentar?
Tenho receio de exagerar na dose.
Obrigado
Paulo

Eu sempre reaproveito as leveduras.
Para calcular a quantidade de lama (slurry) a ser utilizada em proximas levas, eu uso o site abaixo:

https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
Obs:
Slurry Amount: Funciona a menos de 1, por exemplo 0,2 é 200ml de slurry. Vá colocando varios valores e calculando pra ver quanto de slurry vc vai precisar para atenuar a quantidade de mosto informada.

Slurry Density: Deixe sempre em 1.

Sempre funciona!
 
Já fiz algumas vezes e nunca tive problema. Pelo contrário, quando fiz assim a fermentação foi inclusive acelerada.

O comentário que é óbvio, mas sempre válido por causa da impaciência típica (pelo menos aqui em casa): tomar cuidado com a temperatura na inoculação e realmente resfriar bem antes de jogar o mosto em cima da levedura.
 
Ah, pessoal... uma coisa que esqueci de falar e acho que é importante.

A calculadora do Mr. Malty considera a data da colheita da levedura, pois o passar do tempo reduz sua viabilidade.

Acho que esse é um ponto muito importante, que infelizmente a calculadora do Brewer's Friend não tem.
 
Olá! Uso gelatina na clarificação. Esse resíduo de gelatina na lama prejudica sua reutilização?
 
Back
Top