Retomar brassagem interrompida um dia depois

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala galera!

Me ajudam nessa parada: ontem à noite tava fazendo uma cream ale mas, depois que o mosto estava a uns 10min fervendo, tive que desligar o fogo e interromper a brassagem. Problemas familiares que não vem ao caso.

Ja tinha colocado o lúpulo de amargor. Daí tampei o caldeirão. Tá em cima do fogão e só vou poder retomar o processo mais tarde.

Aliás, essa é a dúvida: vai dar algum pepino se eu retomar a fervura e seguir o processo 24hs depois? Pensando aqui comigo, não vejo problema, mas posso estar esquecendo de algo que de zebra.

Que acham?
 
Acredito que não vai haver problema nenhum, a não ser um pequeno aumento no amargor da receita original.

Só atrapalha se você for extremamente rígido em relação à receita (estilo, padronização, etc).

Se você usa algum programa tipo Beersmith, repare que quando mudamos o tempo de fervura da lupulagem de amargor de 60min para 90min, o IBU não muda de forma significativa.

É certo que os alfa ácidos já liberados pela fervura parcial serão isomerizados com uma nova fervura.

Contudo, o que eu não sei dizer, é se existe perda de alfa ácidos por alguma razão nessas 24hs, e se há liberação exagerada de taninos do lúpulo pelo grande tempo de infusão, mesmo que abaixo de 80C. Quase um dry hop.

Se eu fosse você eu continuava o processo e bebia a cerva toda do mesmo jeito (acompanhado de amigos, óbvio).

Cheers
 
Segue o barco cara!
Vai ter uma diferença de amargor com certeza, mas é melhor que perder a leva toda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
olha a densidade tb para ver como está se tiver perto da og esperada começa já mais do fim mesmo. Se não pode continuar da onde parou mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Atualizando: final da tarde de ontem retomei o processo, direto pra fervura, fervendo o tempo que faltava, e com whirflock e chiller aos 15min e um tico de lupulo pra aroma como fogo desligado (fazia parte da receita que bolei). Depois foi fazer o que manda o figurino: resfriamento, whirlpool, balde de fermentação e inoculação.

A bichinha tá ali, lindamente, fermentando.

Vamos ver como ficará essa cream ale milharina! hehehehe.

E valeu pela ajuda xykomarcal, leoleomaia e Alexandremsneto.

Abraços!
 
Back
Top