Retirar o fermento para maturar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ezio2016

Active Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
34
Reaction score
2
Location
Rio Grande do Sul
Boa noite pessoal, estou na dúvida sobre o seguinte, retirar ou não o fermento do fermentador para passar para a maturação da cerveja. Eu não tenho balde de reserva para estar transferindo a cerveja, teria que passar pra uma panela grande ou algo do tipo, e depois devolver ao balde fermentador. Alguem tem alguma ideia do que posso fazer? Sabe dizer qual a diferença de maturar com e sem o fermento? Porque passando a cerveja pra uma panela e depois ao balde de novo, tenho grandes chances de contaminar.
 
Pretende maturar a frio ou em ambiente? Se for em ambiente (ALE) o que pode ocorrer é a levedura continuar atuando caso ainda hajam compostos... E isso é bom. Se ainda tive açúcar vai subir o ABV. Eu recomendo passar direto pra maturação a frio e aguardar o fermento decantar, depois é só envasar.
Atualmente tenho sido adepto de maturar direto no barril.
 
Eu nunca removo o fermento (se isso servir de parâmetro... kkkk).
Se você NÃO tem um fermentador cônico que facilite a remoção do fermento por baixo eu não vejo necessidade de retira-lo.
Vc irá sofrer o risco de contaminação, oxidação, etc por conta disso.
 
Concordo com a galera acima: mature com o fermento mesmo e seja feliz.

O único risco possível envolvido é de autólise, que só vai acontecer se vc esquecer essa cerveja por, sei lá, três meses.
Em contrapartida, toda a transferência que vc está pensando é oxidação na certa.
 
Pretende maturar a frio ou em ambiente? Se for em ambiente (ALE) o que pode ocorrer é a levedura continuar atuando caso ainda hajam compostos... E isso é bom. Se ainda tive açúcar vai subir o ABV. Eu recomendo passar direto pra maturação a frio e aguardar o fermento decantar, depois é só envasar.
Atualmente tenho sido adepto de maturar direto no barril.

vou maturar ela a uns 7 graus por 10 dias, depois pretendo reduzir um pouco mais, próximo de 0 graus por uns 3 4 dias.
 
Eu nunca removo o fermento (se isso servir de parâmetro... kkkk).
Se você NÃO tem um fermentador cônico que facilite a remoção do fermento por baixo eu não vejo necessidade de retira-lo.
Vc irá sofrer o risco de contaminação, oxidação, etc por conta disso.

Não tenho, é balde fermentador mesmo.
Valeu.
 
Concordo com a galera acima: mature com o fermento mesmo e seja feliz.

O único risco possível envolvido é de autólise, que só vai acontecer se vc esquecer essa cerveja por, sei lá, três meses.
Em contrapartida, toda a transferência que vc está pensando é oxidação na certa.

Vou maturar com o fermento mesmo, valeu
 
E se for fazer o priming, jogando o açúcar diluído em água ;dentro do fermentador e ter que ir homegeinizando, isso vai deixar a cerveja mais turva.

Poderia explicar melhor, fiquei confuso.

Eu vou fazer priming sim, como comprei o kit de insumos na loja Lamas Brew Shop, veio junto o priming líquido deles (link: Açúcar Líquido Invertido - Priming > Lamas), pretendia adicionar diretamente na garrafa, no envase.
 
Back
Top