Retirar a espuma durante a fervura ou não?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 30, 2021
Messages
15
Reaction score
3
Location
Curitiba, PR
Notei que as minhas estão fazendo muita espuma durante a fervura, já fiz 4 brassagens e em todas elas eu retirei essa espuma. Deve ser retirada mesmo ou pode deixar sem nenhum problema?
 
Já tive essa dúvida e existe uma discussão aqui no fórum sobre isso. Na época, os colegas me mostraram que o How To Brew diz que não é preciso, ao contrário da interpretação que eu estava tendo. Meu inglês não é exatamente fluente e eu estava entendendo errado. Então, nem sempre eu tiro. Eu costumo fazer um whirpool pra não ficar muita espuma e ter risco de vazar por cima da panela. Se tiver muita espuma, eu tiro.
 
Bom dia!
Não precisa retirar.
E na verdade a discussão não é nem sobre a retirada da espuma, mas do hot break.
O que acontece é que durante a fervura as proteínas e polifenóis se aglutinam e ficam sobre a espuma, então existe uma discussão sobre retirar ou não esse hot break (que não é a espuma, é uma gosma que fica sobre a espuma).

E mesmo o hot break não precisa ser retirado!
Da uma olhada nesse experimento
Screenshot_20220113-111719~2.png

https://brulosophy.com/2019/05/20/t...ot-break-during-the-boil-exbeeriment-results/



Abs.
 
Last edited:
Muita espuma e cobrindo toda a superfície vai prejudicar a evaporação dos compostos que não queremos na cerveja, e outro fator é que ela vai pro trub então ele terá maior volume.
Mas como o brulosophy fala, pode ser imperceptível as diferenças mas na teoria tem diferença.
 
Last edited:
Back
Top