Resumo da 1ª Brassagem (Concluída) - APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lennon1

Well-Known Member
Joined
May 25, 2017
Messages
45
Reaction score
7
Olá Cervejeiros.
1ª Brassagem completa, mesmo debaixo de erros, mas achei o resultado muito satisfatório!


Antes de tudo, desculpem pelo tamanho do post, mas acho que explicação nunca é demais :rockin:

Vamos lá, vou postar fotos e fazer alguns comentários sobre como tudo ocorreu.

Duas semanas antes de fazer a brassagem havia comprado o equipamento e fiquei naquela saga terrível de usá lo, mas como ainda não havia maneira de brassar fiquei apenas na vontade mesmo rsrs. A cada 5 minutos mexia em algo pra tentar entender melhor(Sim, ainda comprei o equipamento sem ter estudado todas as partes do processo)
pmaEm3Orj

pm6MvB52j

po2np30oj


Então no feriado de Corpus Christi decidi comprar os insumos para brassar no sábado em casa, na sexta decidi testar a capacidade do meu fogão em ferver a água dentro da panela de 38 litros. Em resumo, consegui dentro de uma hora inteira chegar apenas nos 60 C°, fiquei indignado e no sábado as 06 estava eu em cima da motoca indo na feira buscar um fogareiro. Comprei um de 3 Caulins Duplo por 65, contando com mangueira e registro tudo ficou por 100 mangos, achei um preço válido mas a suspeita de que não aguentaria ferver pairava sobre minha futura careca...

Aqui o modelo do fogareiro, nesse caso estava vendo se com um "Recurso Tecnológico Alternativo" conseguiria fazer um Stand com ele.
poP4ym6nj

poVvXY5lj


Após a instalação do gás, teve início a produção da primeira leva. Brassagem variando entre os 62 e 67 graus, a cada 5 minutos abria a tampa para aferir a temperatura(Pilhado era pouco). Em uma hora aproximadamente o teste do iodo deu positivo e ai pude mudar para a fervura!
pmazwAwVj


Vejam o Bag, pequeno demais para a panela, então precisou de uma ajudinha para ficar no lugar...
pmtqjzlbj


E para minha surpresa, Fervura
pm2qJR0hj


Após o tempo corrido de 70 minutos, adições de lúpulo e tentativa de whirlpool, era hora do resfriamento. O mesmo foi feito dentro de uma caixa de isopor com água e gelo, fiz um redemoinho em sentido anti horário enquanto agitava a água da caixa afim de trocar temperatura rápido. Nesse momento a levedura ja estava hidratando.
Eis a caixa de 120 litros que salvou o dia!
poMf5TSqj


Resfriado, o mosto foi para o fermentador, a levedura foi adicionada e o balde foi fechado. Coloquei alcool 70 em gel misturado com um pouco de água no airlock.

Um pequeno resumo antes de continuar o relato.
O processo sujou demaaaaaaaaaaaaaaais a casa, demais mesmo, cozinha e sala ficaram emporcalhadas, cheias de água na parede, devido aos vapores, o chão parecia ter cola por causa da extração de açúcares e a mesa e pia estavam abarrotadas. Limpeza pesada era necessária e percebi a vantagem de ter um local específico para fazer as futuras brassagens.

Voltando ao relato.
Mosto dentro do fermentador e uma dúvida cruel a respeito de uma possível contaminação não foram o suficiente para dissipar a alegria de ver o airlock borbulhando...
bgEjJX.gif


Após 4 dias de atividade no airlock e mais 3 de controle da densidade, o mosto foi para a maturação.

Muito frio para a cria ficar tão desprotegida e no escuro.
pn1TIevSj


Aferição:
pmxI7IPSj

pmcfXcqsj


Após esse tempo fora, mandei o balde para a maturação á frio dentro da geladeira, arrumando espaço aqui e ali, acabei conseguindo alocar o balde
pmG2tfD0j


Após alguns dias com o frio controlado injetei a gelatina afim de tentar retirar um pouco da turbidez. Ficou 1 dia em 0° e após isso chegou o envase, me assustei com a cor após a gelatina e achei meio feia, não nego que perdi a esperança quanto à cor
poy9EqpGj

pnZY4Zgnj


Aqui engarrafadas e com um rótulo de teste. O primming ja havia sido feito também com uma seringa dosando em cada garrafa:
potswPLSj


Após isso deixei as garrafas em temperatura ambiente para refermentação. Nesse ponto eu havia recebido meus Arduinos e alguns sensores, nesse tempo fui testando o controle de temperatura com uma lâmpada e acabei conseguindo forçar a temperatura nas garrafas(protegendo as da luz ao mesmo tempo) no termômetro culinário a temperatura ambiente, na tela abaixo do "Atual" estava a forçada e abaixo do "Alvo" a pretendida.
pmLrcQmWj


Depois de alguma espera misturada com um trecho de música do Saxon e grande fanatismo por Chapolin, a Biônica ficou pronta:
pmLZ45LLj


Surpreendido pela cor que achei bem bonita.
pmGC0boej



Algumas informações e considerações:

-OG em 1056;
-FG em 1011;
-Apenas 13 litros envasados, o erro foi na lavagem dos grãos, pouca água e não percebi;
-Gasto com equipamentos por volta de 900 reais;
-Gasto com insumos nessa 1ª brassagem foi de 60 reais;
-Não houve rampas de temperatura antes da principal;
-Por curiosidade joguei um pouco de aveia na mosturação, mesmo que talvez não tenha sido de ajuda na espuma;
-Provavelmente a Biônica foi aberta antes do final da carbonatação mas ainda sim esta deliciosa;
-Tempo de brassagem foi das 08:00 até as 15:00(Limpeza da casa não inclusa);
-Em meu paladar não treinado a cerveja desceu e subiu lisa, sem coisas desagradáveis ou off flavours(novamente, no meu paladar), de nível leve para médio lupulada, amargor presente por uns 3 minutos após os goles, com um corpo leve e muito fácil de beber;
-A experiência de brassar foi ótima, exaustiva mas ótima. Recomendo para quem tem dúvidas, porém além de ser um ótimo hobbie deve ser levado com seriedade. Invente porém procure injetar pelo menos um pouco de conhecimento, a internet esta ai pra isso, para facilitar;

Ainda devo agradecer muita gente aqui, pois no minimo 60% do que usei foi absorvido do HBT Brasil e o restante de vídeos como os do Concerveja, Cerveja Fácil, Goronah, sites como o Condadodacerveja e muitos outros que não consigo lembrar.
Fora muitas coisas que posso responder para algum iniciante que está na dúvida de como começar ou mesmo adaptação a ser feita...
Fiquem a vontade para perguntar, criticar e dar pitacos, tudo é bem vindo contanto que não me enviem contas rsrs.
Abraços e novamente desculpem pela extensão do post.
:mug:
 
@Lennon

Muito bacana seu relato e as fotos!!

Parabéns pela cerveja, está com uma cara ótima.

Agora já era, você virou um autêntico Paneleiro!

P.S. Se tiver uma garagem ou quintal, mude seu laboratório para lá, evita muito trabalho de limpeza e economiza muito o seu ouvido, caso seja casado ou more com os pais.
 
@Lennon

Muito bacana seu relato e as fotos!!

Parabéns pela cerveja, está com uma cara ótima.

Agora já era, você virou um autêntico Paneleiro!

P.S. Se tiver uma garagem ou quintal, mude seu laboratório para lá, evita muito trabalho de limpeza e economiza muito o seu ouvido, caso seja casado ou more com os pais.

Obrigado Antonio, já realizei a mudança, por sorte tenho um quarto vago aqui em casa, realmente facilitou muito a limpeza!
Ja fiz mais 2 brassagens e ambas foram no novo laboratório!
Abraço.
 
Back
Top