RESTOLHO - Hop Pepper Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Bom dia colegas cervejeiros.
Estou com uns restos de malte e lúpulo e na próxima brassagem (que vai ser uma Belgian Blond Ale) quero fazer junto uma receita na panelinha pra acabar com os restos.

Segue a receita, me digam qq vcs acham:

RESTOLHO - Hop Pepper Weiss
Added By: Frk
Method: BIAB
Style: Weizen/Weissbier
Boil Time: 60 min
Batch Size: 5 liters (fermentor volume)
Boil Size: 7.5 liters
Boil Gravity: 1.036 (recipe based estimate)
Efficiency: 60% (brew house)
Source: FRK

Original Gravity: 1.053
Final Gravity: 1.015
ABV (standard): 5.05%
IBU (tinseth): 24.43
SRM (morey): 13.88

Fermentables
Amount Fermentable PPG °L Bill %
400 g German - Pale Wheat 39 1.5 26.7%
100 g German - CaraAroma 34 130 6.7%
1000 g Pilsen Agrária 34.4 1.87 66.7%

1.5 kg Total

Hops
5 g Domestic Hallertau -Boil: 5 min
5 g Nugget -Boil: 30 min

Mash Guidelines
7.5 L: 44 C - 20 min
-- 55 C - 20 min
-- 65 C - 60 min
1.5 L Sparge 68 C

Other Ingredients
4 g Pimenta malagueta - Boil: 10 min

Yeast
Fermentis / Safale - English Ale Yeast S-04
Fermentation Temp:18 °C

O fermento vou usar esse pq eu tenho meio saco ainda lá em casa. Só que está aberto a um tempo já, tem como eu verificar a viabilidade dele antes de inocular? Na hidratação talvez? Se formar o krausen tá beleza?

Se for pra comprar fermento, melhor usar um ale neutro ou um de weiss mesmo?

Tenho tb em casa ainda 20 gramas de cascade e 10 gramas de columbus.
Os Hallertau e o Magnun são os mais velhos, quero dar fim logo neles...

Abraços!
 
Viabilidade provavelmente o fermento tem... o problema de quando ele é aberto é que ele pode pegar algum contaminante...

Se for pra pegar novo, fica a seu critério se quer um mais neutro ou mais weiss, vai mudar totalmente o caráter da cerveja com certeza... se fosse não usar um de weiss, pra usar neutro usaria us-05.

Pimenta malagueta é um troço do diabo! Se for usar pimenta a fruta, seria bacana talvez tirar as sementes, que normalmente é a parte mais picante...

Já provou a hot lager da Barco? é uma lager com pimenta interessante...
 
Cara, deixei guardado fechado na geladeira o fermento, sei lá...

Não queria ter que comprar outro pacote pra ter MAIS UMA sobra... Essa receita é bem pra acabar com os restos mesmo

4g de malagueta vc acha demais pra 5l acho que deve dar no máximo 1 ou duas pimentinhas... Pensei na malagueta pq eu tenho isso no sítio do meu sogro... A dedo de moça tb acho que deve ter lá...

Essa lager ainda não tomei, mas a coruja labareda está entre as minhas favoritas...
 
Cara, deixei guardado fechado na geladeira o fermento, sei lá...

Não queria ter que comprar outro pacote pra ter MAIS UMA sobra... Essa receita é bem pra acabar com os restos mesmo

4g de malagueta vc acha demais pra 5l acho que deve dar no máximo 1 ou duas pimentinhas... Pensei na malagueta pq eu tenho isso no sítio do meu sogro... A dedo de moça tb acho que deve ter lá...

Essa lager ainda não tomei, mas a coruja labareda está entre as minhas favoritas...

Manda ver então!

Hehe não faço ideia se é ou não demais... mas ainda assim tiraria as sementes...

Na labareda eu acho que a pimenta é assada, tem um gosto meio de molho de pimenta defumada...
 
Boa ideia... Vou tirar as sementes e assar elas no forno a lenha pra ver qq da..
 
Tava dando uma olhada no que eu tenho de resto em casa e eu vi que tenho mais malte de trigo do que pilsen.

Se eu alterasse as proporções, como será que ficaria? Teria que mexer nas rampas, mas iria alterar muito no sabor?
 
Gente, essa foi uma que deu meio errado na brassagem dupla de hoje.

Primeiro meu sócio recebe uma ligacão no meu telefone que estava com todos os timers das rampas. ficou uns 20 min no tel e não sei se não passei do tempo na primeira rampa de 44 graus. Deve ter dado uns 25 min ao invés dos 20.

A rampa da 55 demorou até subir mas foi. deu 20 min.

A rampa de 65, essa foi triste. Depois de ver que o diabo da temperatura não subia (meia hora passsada) que eu vi que o gás tava acabando e a chama era uma coisinha de nada. Levei pro fogão da sogra na cozinha e aí deixei mais 1 hora.

Aí vai fazendo o teste do iodo e ele preto total....Como era uma cerva de restos, resolvi que ia desencanar e seja o que deus quiser. Fiz a recirculação e aí sim o teste deu ok.

Mas essa panelinha é um daqueles escorredores de macarrão com grain bag e estava achando que tava caramelizando no fundo, tava dando um cheirinho de torrado... Mas vamobora...

NA hora de colocar a pimenta, o que eu tinha comprado como pimenta dedo de moça era um pimentão pequeno, nada de ardencia nem sabor de pimenta.

Meu sócio saiu pra comprar pimenta não achou, voltou com um pé de pimenta dedo de moça de uma floricultura... pegamos todas que estavam vermelhas, mas ainda não estavam legais. Demos uma de loucos e pegamos uma (1 só) malagueta da conserva da minha sogra. Lavei, piquei e coloquei no infusor de inox junto com as dedo de moça.

No final das contas, a densidade quase no final da fervura ficou muito alta (1.068), coloquei mais 1 litro de água e corrigi pra 1.058.

O fermento, US-04 tb era um resto (1/2 pacote) e não pareceu muito animado na reidratação. Enquanto o S-33 novinho já tinha começado a fazer um pequeno krausen no copo o US-04 só tinha feito uma água esbranquiçada com um montinho de fermento do fundo copo e umas poucas bolinhas na superfície da água.

Inoculei mesmo assim a 26 graus e coloquei os dois fermentadores no freezer com o sensor do TIC-17 colado no balde grande. Com 1/2 hora de inoculação o airlock do balde grande já tinha uma atividade, mas o pequeno nada.

Seja o que deus quiser.
 
Quarto dia fermentando fui dar uma olhada. O airlock tinha uma atividade tímida.

Mas a cara está boa. Tem um gostinho de torrado com uma leve picancia, o aroma de pimenta está animal. Pruma cerva de resto, ta animal.

Atenuou bem pouco só pra 1.023 mas acho que demorou até engrenar por conta do fermento velho. Enquanto a outra leva o fermento já estava decantando, essa ainda estava com krausen por cima.

ImageUploadedByTapatalk1403734869.504024.jpg

Mais 10 dias a 18 graus, 7 a 1 grau e garrafa!
Seja o que deus quiser.
 
Gente, fui lá dar uma olhada hj pra ver como está.
FG 1.021 medida com refratometro (já comprei um densímetro, não ta dando pra confiar muito). Achei que atenuou pouco mas enfim, sendo que fermento era velho e já aberto, explica muita coisa...

Não tem sinais de contaminação no sabor. O
aroma de pimenta e o sabor de torrado podem estar mascarando alguma coisa.

Mas notei uma aglomeração estranha sobre o mosto ainda. Está em bem menor quantidade do que na semana. Passada mas ainda existe.

Acho q ela está muito nova pra avaliar... Só tem 1 semana e meia de fermentação a 18 graus.
 
ImageUploadedByTapatalk1404337271.712854.jpg

Ta ai a aglomeração que eu falei...
Devo me preocupar ou é um krausen mais "queimado"?
 
Cara, parece que tá tudo OK... de qualquer forma contaminação costuma demorar um pouco pra dar sinais de que existe...
 
Hj foi dia de engarrafar. Medido com o densímetro a FG deu 1.019.

A lama compactou bem mas engarrafei muito pouco, uns 3,6l só. Claro que formam 80ml pra testar, mais uns 80ml pra provar uma outra vez semana passada e uns 200 perdido pro turb de fermento...

No fim deu uma cerva legal... Estou até cogitando fazer uma leva maior da próxima vez... Um gostinho de torrado leve com uma pegada de pimenta na medida...

Abraço!
 
Back
Top