• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Resistências Elétricas - quase tudo que você quer saber

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

grupis

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Moçada, tô planejando usar uma resistência 1800W pro HLT e 1500W pro RIMS, 220v... Com essa potência, dá pra ligar direto um tic17 ou mt512, sem contatora/relé? Eles agüentam até 16A, é isso? No manual não é muito claro, vi essas informações no site da dufrio, mas queria confirmar....

abraços

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Moçada, tô planejando usar uma resistência 1800W pro HLT e 1500W pro RIMS, 220v... Com essa potência, dá pra ligar direto um tic17 ou mt512, sem contatora/relé? Eles agüentam até 16A, é isso? No manual não é muito claro, vi essas informações no site da dufrio, mas queria confirmar....

abraços
16 amperes a 220v

16 x 220 = 3520 watts

Essa é a potência máxima que tu podes ligar num TIC que suporte 16 amperes.

Fagner

Well-Known Member
Afiliado
12/12/13
16 amperes a 220v

16 x 220 = 3520 watts

Essa é a potência máxima que tu podes ligar num TIC que suporte 16 amperes.
Poder potência alta até pode, mas não é recomendado, ele vai estragar bem mais rápido, as vezes tu vai economizar num relé ou contatora e vai acabar tendo que comprar um controlador novo e gastando mais.

hugocarvalho5

Member
Afiliado
11/4/15
Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.

Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:

Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:

- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)

Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?

Abraços!

Hugo

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.

Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:

Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:

- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)

Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?

Abraços!

Hugo
Sim, pode ficar apoiada.

Quanto ao aterramento, obrigatório, não é.... mas é uma ótima medida de segurança. Isso depende muito do teu conhecimento em elétrica, confiança, etc.

Exemplo.... eu tenho 2 equipamentos completos elétricos, e nenhum no momento é aterrado. Eu recomendo isso? Não.... mas eu faço pq confio nas minhas instalações. Eu vou aterrar no futuro? Sim, assim que tiver tempo. Eu recomendo fazer isso? Não. Assim como eu não recomendo andar de caiaque sem colete salva-vidas, etc...

Abraço,

hugocarvalho5

Member
Afiliado
11/4/15
Sim, pode ficar apoiada.

Quanto ao aterramento, obrigatório, não é.... mas é uma ótima medida de segurança. Isso depende muito do teu conhecimento em elétrica, confiança, etc.

Exemplo.... eu tenho 2 equipamentos completos elétricos, e nenhum no momento é aterrado. Eu recomendo isso? Não.... mas eu faço pq confio nas minhas instalações. Eu vou aterrar no futuro? Sim, assim que tiver tempo. Eu recomendo fazer isso? Não. Assim como eu não recomendo andar de caiaque sem colete salva-vidas, etc...

Abraço,
Valeu pela ajuda Guenther! :) Vou fazer o aterramento, por via das dúvidas...

Abraços!

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
aquelas resistencias que vende na we, o que voces acham ?
São bacanas... usei por bastante tempo uma de 3kw... a densidade da resistencia não é baixa, ela carameliza bem levemente, não é perceptivel na cerveja, mas com o tempo vai criando uma crosta na própria resistência, que tem que ser removida porque senão ela superaquece e queima -foi oque aconteceu com a minha :D

FelipeSoares

Member
Afiliado
23/2/15
Guenther, Parabéns pelas explicações, ficou muito bom o post.
Cara tenho uma duvida, os grão de moídos não per colam na resistência? Mesmo mexendo com um sistema de bomba, ou mecânico, devido a temperatura maior na resistência em relação ao resto do mosto, e por estar no fundo do panela?
GRATO

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
A resistência nunca fica em contato com grãos.

Exemplo, num sistema RIMS, ou a resistência fica numa tubulação, ou abaixo do fundo falso, sem contato com os grãos.

IgorRodas

Member
Afiliado
28/2/15
Qual a diferença entre um contator e um relé eletromecânico?
Gilhendrik, nao sou expert, mas pelo que entendi ate agora, os dos fazem a mesma funçao tipo relé, o Rele eletromecanico é usado para amperagens medias, ja o placa contatora (bem mas cara), é usada para amperagens maiores. no mercado achei Reles de estado solido com entrada de DC, que tem precio mas em conta e sao bem mas faceis de achar, para resolver o "problema" da entrada em DC conectei um transformador velho (de celular) para ser acionado pelo sensor, e este transformador com corrente DC aciona o rele eletromecanico.

FabioRolfsen

Member
Afiliado
2/7/13
Como calculo a bitola dos fios que devo utilizar?[/SIZE][/B]

Existem fórmulas pra isso, mas essa tabelinha abaixo funciona perfeitamente (a bitola dos fios é medida em mm²).

BITOLA (mm²) - AMPERAGEM SUPORTADA

1mm²..........12,0 A
1,5mm²........15,5 A
2,5mm²........21,0 A
4mm²..........28,0 A
6mm²..........36,0 A
10mm².........50,0 A
16mm².........68,0 A
25mm².........89,0 A
35mm².........111,0 A
50mm².........134,0 A
70mm².........171,0 A

Essas recomendações de bitola de fios são para 220V ou 127V?
Obrigado,

Fábio Rolfsen

Kurt

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Como calculo a bitola dos fios que devo utilizar?[/SIZE][/B]

Existem fórmulas pra isso, mas essa tabelinha abaixo funciona perfeitamente (a bitola dos fios é medida em mm²).

BITOLA (mm²) - AMPERAGEM SUPORTADA

1mm²..........12,0 A
1,5mm²........15,5 A
2,5mm²........21,0 A
4mm²..........28,0 A
6mm²..........36,0 A
10mm².........50,0 A
16mm².........68,0 A
25mm².........89,0 A
35mm².........111,0 A
50mm².........134,0 A
70mm².........171,0 A

Essas recomendações de bitola de fios são para 220V ou 127V?
Obrigado,

Fábio Rolfsen

Independe. A tensão vai mudar a amperagem e com isso, vê-se o resultado e escolhe-se a bitola correta do fio. O que manda é a amperagem (corrente).

hugocarvalho5

Member
Afiliado
11/4/15
Oi, pessoal. Dando um retorno a vocês, graças a esse tópico e às coisas que aprendi aqui, encomendei minha resistência elétrica. Em anexo estão as fotos (desculpem a má qualidade da foto tirada do celular, à noite...) Encomendei com 1000 W, já que ia ligar em uma tomada de 110 V e 10 A. Diâmetro da base 30 cm e altura da haste de 34 cm. O preço saiu por R$ 160,00. Quem for do Rio de Janeiro e se interessar, a empresa que faz é a ITE Resistências, na Rua de Santana.

Uso ela na fervura, junto com duas bocas do fogão. Por enquanto só fiz uma brassagem com ela, de uma Weissbier. Ferveu 25 litros de mosto que é uma beleza! Não notei nenhuma caramelização, mas tenho que fazer mais experimentos, principalmente com cervejas mais maltadas.

Abraços

Hugo

Attachments

Fagner

Well-Known Member
Afiliado
12/12/13
Oi, pessoal. Dando um retorno a vocês, graças a esse tópico e às coisas que aprendi aqui, encomendei minha resistência elétrica. Em anexo estão as fotos (desculpem a má qualidade da foto tirada do celular, à noite...) Encomendei com 1000 W, já que ia ligar em uma tomada de 110 V e 10 A. Diâmetro da base 30 cm e altura da haste de 34 cm. O preço saiu por R$ 160,00. Quem for do Rio de Janeiro e se interessar, a empresa que faz é a ITE Resistências, na Rua de Santana.

Uso ela na fervura, junto com duas bocas do fogão. Por enquanto só fiz uma brassagem com ela, de uma Weissbier. Ferveu 25 litros de mosto que é uma beleza! Não notei nenhuma caramelização, mas tenho que fazer mais experimentos, principalmente com cervejas mais maltadas.

Abraços

Hugo

Esse suporte ali nos terminais da resistência já veio assim ou tu que fez? Eu comprei uma bem parecida até, mas veio só os terminais, tenho que pensar como fazer a ligação. A minha é da JCS Resistências, mas ainda não testei ela.

hugocarvalho5

Member
Afiliado
11/4/15
Esse suporte ali nos terminais da resistência já veio assim ou tu que fez? Eu comprei uma bem parecida até, mas veio só os terminais, tenho que pensar como fazer a ligação. A minha é da JCS Resistências, mas ainda não testei ela.
Fagner, a resistência vem sem as ligações elétricas feitas. Aquele suporte preto que estou segurando na foto em anexo deve ser enroscado no outro à direita, e ele sim veio junto com a resistência, já que é a proteção da parte elétrica. A única coisa que fiz foi comprar o cabo, fazer as ligações e enroscar essa proteção novamente. Foi super simples, bem mais do que montar as ligações do termostato! Se tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar.

Abraços

Hugo

Attachments

Fagner

Well-Known Member
Afiliado
12/12/13
Fagner, a resistência vem sem as ligações elétricas feitas. Aquele suporte preto que estou segurando na foto em anexo deve ser enroscado no outro à direita, e ele sim veio junto com a resistência, já que é a proteção da parte elétrica. A única coisa que fiz foi comprar o cabo, fazer as ligações e enroscar essa proteção novamente. Foi super simples, bem mais do que montar as ligações do termostato! Se tiver alguma dúvida, posso tentar ajudar.

Abraços

Hugo
Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.

hugocarvalho5

Member
Afiliado
11/4/15
Legal, mas a minha no caso realmente não tem essa parte preta, só o metal da resistência mesmo. Acho que vou ligar os terminais e enrolar tudo com fita de alta fusão.
Ih, aí não sei... acho que o Guenter falou algo sobre isso em algum lugar desse tópico... mas não dê bobeira com o lance do aterramento! No seu caso, os terminais elétricos podem ficar mais expostos ao líquido, e isso pode ser perigoso...

Abraços

Hugo

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Auto-fusão é o que há de melhor. Vede bem, e pronto.. nunca mais terá que te preocupar.

Abraço,

Status
Não esta aberto para novas mensagens.