Oi, pessoal. Primeira postagem aqui, mas leio as discussões há um certo tempo, e esse tópico me interessa bastante.
Sou do Rio de Janeiro, e aqui tem uma empresa que faz resistências sob encomenda, em particular modelos tipo o da figura abaixo:
Estou pensando em mandar fazer uma para auxiliar na fervura, pois meu fogão de casa não dá conta do recado (faço levas de 20 litros), e falta espaço para um fogareiro. Minha única panela é a No. 38 (pois faço BIAB), e pensei em encomendar a resistência com as seguintes especificações:
- Diâmetro de 30 cm (conforme sugerido pelo vendedor, quando eu disse o diâmetro da minha panela)
- Altura da haste de 34 cm (para que a resistência fique apoiada no fundo da panela, e não equilibrada na borda dela)
- Potência de 1000 W (depois de ver as contas aqui, acho que isso é o mais seguro levando-se em consideração que é uma tomada 110 V comum, de 10 A)
Minha dúvida era se tem problema a resistência ficar apoiada no fundo da panela, já que eu usaria a resistência em conjunto com duas bocas do fogão na fervura. Além disso, mesmo não sendo uma resistência acoplada na panela, é necessário o aterramento?
Abraços!
Hugo