Resistência elétrica panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EdBeer

Active Member
Joined
Feb 24, 2020
Messages
35
Reaction score
35
Location
Canoas Rs
Caros amigos, estou pensando em colocar uma resistência elétrica na minha panela .
Tenho uma panela de 45l e uso uma uma outra panela de 36l como cesto de grãos , estilo single vessel..
Pensei em colocar uma resistência de 4000w 220v, .
Pergunto a vocês , alguém tem experiência com dimmer, durabilidade e indicação de marca ?
Pensei em colocar a resistência e o dimmer para controlar a potência .
No restante uma bomba para circulação com controle manual e todos os controles de tempo e temperatura de forma manual ..seria um sistema bem básico .
Minha dúvida é se o dimmer vai aguentar ficar ligado muito tempo ?
Outra questão pra fervura 1000w por 10l e durante a mostura usaria 500w a cada 10litros ?
 
Eu fiz um dimmer para a minha de 5kw. usei um controlador desses que vem com alguns ventiladores maires ( chuveiros eletrônicos também tem) e substitui o triac que é o principal componente.
 
Eu não tenho essa capacidade. Comprei um rex c100 e vou colar a 100% uma resistência de 4000w tanto na mostura quanto na fervura .. panela de 48l. Na mostura sempre com a bomba ligada ...
 
Na fervura vou ligar direto .. sem passar pelo rex c100. Meu medo é de caramelizar na mostura e depois na fervura transbordar . Por isso do dimmer
 
Na fervura vou ligar direto .. sem passar pelo rex c100. Meu medo é de caramelizar na mostura e depois na fervura transbordar . Por isso do dimmer
Estou interessado em colocar um dimmer também. Mudei meu equipamento e instalei uma resistencia de 3000w e estou com esse medo de caramelização ou de boil over
 
Eu não tenho essa capacidade. Comprei um rex c100 e vou colar a 100% uma resistência de 4000w tanto na mostura quanto na fervura .. panela de 48l. Na mostura sempre com a bomba ligada ...
Não é dificil, eu tiver sorte que onde trabalhava haviam muitos chuveiros eletronicos e quando danificavam eu removias o circuito eletronico, então tinha uns em casa. Tenho também uns de ventilador como falei, se conseguir qualquer um desses é facil, o esquema acho rápido no google ou se madar uma foto posso te ajudar, você só troca o componente de potencia para controlar a resistencia. Em outra epoca conseguiria te enviar, comprei no aliexpress 5, só usei um e já nao foi usar mais pq vou usar o brewuno.
 
Olá companheiros.
Eu comprei também uma panela de 48L, comprei uma resistência de 5KW, mas depois de muito estudar, acabei adquirindo a placa e alguns componentes com o Dumpa, para o BrewUno, montei na mesa e funciona como esperado, inclusive controlando o PID da resistência.
Estou ajustando minha rede elétrica para aceitar os 5KW da resistência. Já comprei os materiais para montar a caixa, depois vou criar um post com as fotos e como fiz para fazer a montagem de tudo.
Enfim, resumindo, preferi investir num controlador mais eficiente.
Boa breja à todos.
 
Olá companheiros.
Eu comprei também uma panela de 48L, comprei uma resistência de 5KW, mas depois de muito estudar, acabei adquirindo a placa e alguns componentes com o Dumpa, para o BrewUno, montei na mesa e funciona como esperado, inclusive controlando o PID da resistência.
Estou ajustando minha rede elétrica para aceitar os 5KW da resistência. Já comprei os materiais para montar a caixa, depois vou criar um post com as fotos e como fiz para fazer a montagem de tudo.
Enfim, resumindo, preferi investir num controlador mais eficiente.
Boa breja à todos.
Depois coloca fotos ..
 
Caros amigos, estou pensando em colocar uma resistência elétrica na minha panela .
Tenho uma panela de 45l e uso uma uma outra panela de 36l como cesto de grãos , estilo single vessel..
Pensei em colocar uma resistência de 4000w 220v, .
Pergunto a vocês , alguém tem experiência com dimmer, durabilidade e indicação de marca ?
Pensei em colocar a resistência e o dimmer para controlar a potência .
No restante uma bomba para circulação com controle manual e todos os controles de tempo e temperatura de forma manual ..seria um sistema bem básico .
Minha dúvida é se o dimmer vai aguentar ficar ligado muito tempo ?
Outra questão pra fervura 1000w por 10l e durante a mostura usaria 500w a cada 10litros ?
Velho,
Tenho tribloco com 3 resistência (5, 6 e 7kw/220v), dimmer, pid e bombas. Comprei dimmer no Aliexpress e no Mercado Livre. O nacional é mais preciso. Compre um que suporte a potência com sobra e não terá problema com tempo de uso prolongado.
Perderá 10% da potência com a instalação do dimmer. Provavelmente seu pid não suportará a ligação direta da resistência. Use relé de estado sólido (ssr), também com muita sobra de potência (já queimei 2 de 40 amperes). Sugiro usar um wattímetro para saber em qual potência a resistência está trabalhando.
Para aquecer a água vc libera toda a potência. Colocando os maltes vc cai para uns 0,3kw/l e vai ajustando qd precisar. Recirculação contínua para não caramelizar. Bomba lenta para não secar a resistência. Tirando o cesto vc libera 1kw/l.

Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 130,00

#Aliexpress R$ 55,57 24%de desconto | Dimmer 220 v 10 v 10000 w de alta potência scr bta10 regulador de tensão eletrônico ajustar o controle de velocidade do motor dimmer termostato
https://a.aliexpress.com/_dTdXZma
#Aliexpress R$ 49,58 41%de desconto | Medidores de tensão ac 100a/80 digital 260 v digital led medidor de painel de energia monitor de energia voltímetro tensão medidor de corrente amperímetro
https://a.aliexpress.com/_dV7S3EK
#Aliexpress R$ 51,20 5%de desconto | 100-240VAC PID controlador de Temperatura + Max.40A SSR + dissipador de calor + 2 M sonda termopar K
https://a.aliexpress.com/_dYJxIIO
 
Caros amigos, estou pensando em colocar uma resistência elétrica na minha panela .
Tenho uma panela de 45l e uso uma uma outra panela de 36l como cesto de grãos , estilo single vessel..
Pensei em colocar uma resistência de 4000w 220v, .
Pergunto a vocês , alguém tem experiência com dimmer, durabilidade e indicação de marca ?
Pensei em colocar a resistência e o dimmer para controlar a potência .
No restante uma bomba para circulação com controle manual e todos os controles de tempo e temperatura de forma manual ..seria um sistema bem básico .
Minha dúvida é se o dimmer vai aguentar ficar ligado muito tempo ?
Outra questão pra fervura 1000w por 10l e durante a mostura usaria 500w a cada 10litros ?


tudo em amigo vc pode usar u SSR com Dimer - ja vem no jeito e so ligar - Não se esqueca de fusivel de ação rapida e capricha na ventilação do painel

 
Montei hoje, falta chegar a resistência e fazer alguns testes.
Tenho controle da resistência , direta ou passa pelo relé , tenho controle da bomba , para funcionar quando ligar a resistência ou ligar ficar ligada direto ..
 

Attachments

  • IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    31.3 KB · Views: 62
  • IMG_20200408_135707_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135707_BEAUTY.jpg
    41.3 KB · Views: 62
  • IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135640_BEAUTY.jpg
    42.4 KB · Views: 57
  • IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135657_BEAUTY.jpg
    34.2 KB · Views: 56
Montei hoje, falta chegar a resistência e fazer alguns testes.
Tenho controle da resistência , direta ou passa pelo relé , tenho controle da bomba , para funcionar quando ligar a resistência ou ligar ficar ligada direto ..
Curti o projeto, teria como tirar uma foto de como fez as ligações por dentro? To montando o meu projeto também e estou com dúvidas kkk
 
Curti o projeto, teria como tirar uma foto de como fez as ligações por dentro? To montando o meu projeto também e estou com dúvidas kkk

cara se for somente uma panela pode usar um SSR e uma contatatora de comando para acionar o SSR/bombas/lampadas. Montei um diragrama bacana que talves possa ti atender

 
Montei hoje, falta chegar a resistência e fazer alguns testes.
Tenho controle da resistência , direta ou passa pelo relé , tenho controle da bomba , para funcionar quando ligar a resistência ou ligar ficar ligada direto ..

Show! parabens!!!
 
Painel BIAB finalizado com controle de patamares e sirene de final de processo. agora ou fazer os testes
 
Back
Top