• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Resistência elétrica panela

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Caros amigos, estou pensando em colocar uma resistência elétrica na minha panela .
Tenho uma panela de 45l e uso uma uma outra panela de 36l como cesto de grãos , estilo single vessel..
Pensei em colocar uma resistência de 4000w 220v, .
Pergunto a vocês , alguém tem experiência com dimmer, durabilidade e indicação de marca ?
Pensei em colocar a resistência e o dimmer para controlar a potência .
No restante uma bomba para circulação com controle manual e todos os controles de tempo e temperatura de forma manual ..seria um sistema bem básico .
Minha dúvida é se o dimmer vai aguentar ficar ligado muito tempo ?
Outra questão pra fervura 1000w por 10l e durante a mostura usaria 500w a cada 10litros ?

Valmir.Santos

Active Member
Afiliado
20/8/18
Eu fiz um dimmer para a minha de 5kw. usei um controlador desses que vem com alguns ventiladores maires ( chuveiros eletrônicos também tem) e substitui o triac que é o principal componente.

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Eu não tenho essa capacidade. Comprei um rex c100 e vou colar a 100% uma resistência de 4000w tanto na mostura quanto na fervura .. panela de 48l. Na mostura sempre com a bomba ligada ...

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Na fervura vou ligar direto .. sem passar pelo rex c100. Meu medo é de caramelizar na mostura e depois na fervura transbordar . Por isso do dimmer

Caio Fukuzaki

Active Member
Afiliado
9/5/18
Na fervura vou ligar direto .. sem passar pelo rex c100. Meu medo é de caramelizar na mostura e depois na fervura transbordar . Por isso do dimmer
Estou interessado em colocar um dimmer também. Mudei meu equipamento e instalei uma resistencia de 3000w e estou com esse medo de caramelização ou de boil over

Valmir.Santos

Active Member
Afiliado
20/8/18
Eu não tenho essa capacidade. Comprei um rex c100 e vou colar a 100% uma resistência de 4000w tanto na mostura quanto na fervura .. panela de 48l. Na mostura sempre com a bomba ligada ...
Não é dificil, eu tiver sorte que onde trabalhava haviam muitos chuveiros eletronicos e quando danificavam eu removias o circuito eletronico, então tinha uns em casa. Tenho também uns de ventilador como falei, se conseguir qualquer um desses é facil, o esquema acho rápido no google ou se madar uma foto posso te ajudar, você só troca o componente de potencia para controlar a resistencia. Em outra epoca conseguiria te enviar, comprei no aliexpress 5, só usei um e já nao foi usar mais pq vou usar o brewuno.

Emmanoel Tolentino

New Member
Afiliado
3/4/19
Olá companheiros.
Eu comprei também uma panela de 48L, comprei uma resistência de 5KW, mas depois de muito estudar, acabei adquirindo a placa e alguns componentes com o Dumpa, para o BrewUno, montei na mesa e funciona como esperado, inclusive controlando o PID da resistência.
Estou ajustando minha rede elétrica para aceitar os 5KW da resistência. Já comprei os materiais para montar a caixa, depois vou criar um post com as fotos e como fiz para fazer a montagem de tudo.
Enfim, resumindo, preferi investir num controlador mais eficiente.
Boa breja à todos.

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Olá companheiros.
Eu comprei também uma panela de 48L, comprei uma resistência de 5KW, mas depois de muito estudar, acabei adquirindo a placa e alguns componentes com o Dumpa, para o BrewUno, montei na mesa e funciona como esperado, inclusive controlando o PID da resistência.
Estou ajustando minha rede elétrica para aceitar os 5KW da resistência. Já comprei os materiais para montar a caixa, depois vou criar um post com as fotos e como fiz para fazer a montagem de tudo.
Enfim, resumindo, preferi investir num controlador mais eficiente.
Boa breja à todos.
Depois coloca fotos ..

Addyson

Well-Known Member
Afiliado
5/11/17
Caros amigos, estou pensando em colocar uma resistência elétrica na minha panela .
Tenho uma panela de 45l e uso uma uma outra panela de 36l como cesto de grãos , estilo single vessel..
Pergunto a vocês , alguém tem experiência com dimmer, durabilidade e indicação de marca ?
No restante uma bomba para circulação com controle manual e todos os controles de tempo e temperatura de forma manual ..seria um sistema bem básico .
Outra questão pra fervura 1000w por 10l e durante a mostura usaria 500w a cada 10litros ?
Velho,
Tenho tribloco com 3 resistência (5, 6 e 7kw/220v), dimmer, pid e bombas. Comprei dimmer no Aliexpress e no Mercado Livre. O nacional é mais preciso. Compre um que suporte a potência com sobra e não terá problema com tempo de uso prolongado.
Perderá 10% da potência com a instalação do dimmer. Provavelmente seu pid não suportará a ligação direta da resistência. Use relé de estado sólido (ssr), também com muita sobra de potência (já queimei 2 de 40 amperes). Sugiro usar um wattímetro para saber em qual potência a resistência está trabalhando.
Para aquecer a água vc libera toda a potência. Colocando os maltes vc cai para uns 0,3kw/l e vai ajustando qd precisar. Recirculação contínua para não caramelizar. Bomba lenta para não secar a resistência. Tirando o cesto vc libera 1kw/l.

Dimmer Controle De Temperatura 65a 12000w-220v/6000w-110v - R$ 130,00

#Aliexpress R$ 55,57 24%de desconto | Dimmer 220 v 10 v 10000 w de alta potência scr bta10 regulador de tensão eletrônico ajustar o controle de velocidade do motor dimmer termostato

#Aliexpress R$ 49,58 41%de desconto | Medidores de tensão ac 100a/80 digital 260 v digital led medidor de painel de energia monitor de energia voltímetro tensão medidor de corrente amperímetro

#Aliexpress R$ 51,20 5%de desconto | 100-240VAC PID controlador de Temperatura + Max.40A SSR + dissipador de calor + 2 M sonda termopar K

ovidio

Active Member
Afiliado
2/11/18

tudo em amigo vc pode usar u SSR com Dimer - ja vem no jeito e so ligar - Não se esqueca de fusivel de ação rapida e capricha na ventilação do painel

EdBeer

Member
Afiliado
24/2/20
Montei hoje, falta chegar a resistência e fazer alguns testes.
Tenho controle da resistência , direta ou passa pelo relé , tenho controle da bomba , para funcionar quando ligar a resistência ou ligar ficar ligada direto ..

Attachments

Caio Fukuzaki

Active Member
Afiliado
9/5/18
Tenho controle da resistência , direta ou passa pelo relé , tenho controle da bomba , para funcionar quando ligar a resistência ou ligar ficar ligada direto ..
Curti o projeto, teria como tirar uma foto de como fez as ligações por dentro? To montando o meu projeto também e estou com dúvidas kkk

ovidio

Active Member
Afiliado
2/11/18
Curti o projeto, teria como tirar uma foto de como fez as ligações por dentro? To montando o meu projeto também e estou com dúvidas kkk
cara se for somente uma panela pode usar um SSR e uma contatatora de comando para acionar o SSR/bombas/lampadas. Montei um diragrama bacana que talves possa ti atender

ovidio

Active Member
Afiliado
2/11/18
Show! parabens!!!

ovidio

Active Member
Afiliado
2/11/18
Painel BIAB finalizado com controle de patamares e sirene de final de processo. agora ou fazer os testes

2