Resistência 4000w 110V

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Joined
Aug 29, 2016
Messages
64
Reaction score
4
Galera, boa tarde!

Alguém usa resistências 110V?

Estou com um projeto para colocá-las nas minhas panelas e, como faço levas de 40 litros, precisaria de uma de 4000W (queria usar 5kW, mas por segurança resolvi usar essa).

O problema é que minha rede é SOMENTE 110V. Padrão de ligação aqui é monofásico e maior burocracia e custo para adicionar 220V.

Quero saber se estou pensando da forma correta para dimensionar minha instalação e se alguém tem alguma objeção com relação a ela.

1. 4000W/110V = 36A - Precisaria de uma fiação de 6mm²? Qual disjuntor?
2. Só conheço tomadas até 20A no mercado. Como faria essa ligação?
3. Na fervura, por segurança, optei por uma resistência de 4kW. Estava pensando em 5kW para fervura. Qual mais adequada?
4. Para mostura, devo usar resistência de qual potência?

Obrigado galera.

Abraços.
Danillo
 
1- o correto é a tensão de 127volts ao invés de 110, então daria aproximadamente 32 amperes, pra uma folga usaria disjuntor de 40a.

2- eu ligaria direto no Borne do disjuntor, deixando o disjuntor fixo em um local, mas se preferir existem tomadas de porcelana e tomadas industriais para mais de 30a, mas são caras.

3- pra 40 litros 4kw tá ótimo

4- pra mostura eu montei resistência de 2kw

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Dá uma olhada nesse tópico que o Guenther postou que tem muita informação bacana sobre resistências elétricas: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Sobre as tomadas, tem o padrão industrial, conforme o colega RodolfoFerrari mencionou. Segue um link de exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/...dustrial-steck-3pt-32a-220240v-_JM?source=gps

Lembre de dimensionar sua instalação elétrica para a carga total do circuito, caso você tenha mais de uma panela elétrica ligada ao mesmo tempo.
 
1- o correto é a tensão de 127volts ao invés de 110, então daria aproximadamente 32 amperes, pra uma folga usaria disjuntor de 40a.

2- eu ligaria direto no Borne do disjuntor, deixando o disjuntor fixo em um local, mas se preferir existem tomadas de porcelana e tomadas industriais para mais de 30a, mas são caras.

3- pra 40 litros 4kw tá ótimo

4- pra mostura eu montei resistência de 2kw

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Obrigado Rodolfo. Tava pensando em 2kw mesmo.

Abs,
Danillo
 
Valeu pelas dicas Bruno.
Terei, por enquanto, somente uma resistência ligada por vez e a maior delas é de 4kw.

Abs,
Danillo
 
Parabéns colega por entrar no roll dos cervejeiros. Vamos na ordem.

1. Como o colega mencionou confirme se realmente não é 127V. Se vc comprou a resistência em 127v e sua rede for 110V, vai dar menos que 4kW. Se for tudo 127V, beleza. Se a rede for 110V e não comprou a resistência, deixe bem claro para o vendedor da resistência que vc precisa a resistência para 110V.

2. 4kw em 127v dá 31.5A. Não só pela capacidade de condução mas também pela queda de tensao, recomendo um cabo de 6mm2 e disjuntor de 32 ou 40, dependendo da linha do disjuntor.
3. Se sua casa é monofasica, geralmente a distribuidora coloca um disjuntor de 50A na entrada, mas confirme se o disjuntor de entrada e o disjuntor principal, de onde vc vai derivar para o seu disjuntor, tem capacidade superior que o disjuntor que vc for comprar. Quando fizer cerveja, esqueça chuveiro, microondas, secador de cabelo, fero de passar.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Continuando...
4. Disjuntor no quadro, antes do cabo, nao no final dele, por mais que seja grande a tentação de se fazer isso para usa-lo como chave para controlar a resistência.

5. Também recomendo o uso da tomada steck da linha de 32A. E muito atenção nas emendas e conexões nos disjuntores, tombadas, controlador e resistência.
6. Aproveite sua brassagem.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Continuando...
4. Disjuntor no quadro, antes do cabo, nao no final dele, por mais que seja grande a tentação de se fazer isso para usa-lo como chave para controlar a resistência.

5. Também recomendo o uso da tomada steck da linha de 32A. E muito atenção nas emendas e conexões nos disjuntores, tombadas, controlador e resistência.
6. Aproveite sua brassagem.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Obrigado Luiz pelos esclarecimentos. Estou orçando e dimensionando ainda, mas suas informações serão muito importantes, com certeza.;

Abraço
Danillo
 
Continuando...
4. Disjuntor no quadro, antes do cabo, nao no final dele, por mais que seja grande a tentação de se fazer isso para usa-lo como chave para controlar a resistência.

Existe algum problema em usar dois disjuntores de 40? Um no início e outro no fim do cabo?


4- pra mostura eu montei resistência de 2kw

Não é possível utilizar um termostato na resistência de 4kw para fazer a mostura, sem precisar ter duas resistências?
 
Existe algum problema em usar dois disjuntores de 40? Um no início e outro no fim do cabo?




Não é possível utilizar um termostato na resistência de 4kw para fazer a mostura, sem precisar ter duas resistências?
Pode sim. No início vai proteger o cabo e a resistência. No final protege só a resistência. Não entendi sua outra pergunta.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Galera, boa tarde!



Alguém usa resistências 110V?



Estou com um projeto para colocá-las nas minhas panelas e, como faço levas de 40 litros, precisaria de uma de 4000W (queria usar 5kW, mas por segurança resolvi usar essa).



O problema é que minha rede é SOMENTE 110V. Padrão de ligação aqui é monofásico e maior burocracia e custo para adicionar 220V.



Quero saber se estou pensando da forma correta para dimensionar minha instalação e se alguém tem alguma objeção com relação a ela.



1. 4000W/110V = 36A - Precisaria de uma fiação de 6mm²? Qual disjuntor?

2. Só conheço tomadas até 20A no mercado. Como faria essa ligação?

3. Na fervura, por segurança, optei por uma resistência de 4kW. Estava pensando em 5kW para fervura. Qual mais adequada?

4. Para mostura, devo usar resistência de qual potência?



Obrigado galera.



Abraços.

Danillo



Você vai usar algum controlador no sistema? Te pergunto pq estou montando um sistema elétrico tb e só consegui controladores no mercado que suportam até 3500w trabalhando com 110v.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Pode sim. No início vai proteger o cabo e a resistência. No final protege só a resistência. Não entendi sua outra pergunta.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

A minha segunda pergunta foi porque eu vi que alguns utilizam duas resistências: uma com mais potência para fervura e outra menos potente para o mostura.
Não é possível ter apenas uma resistência mais potente com termostato para controlar a temperatura?
 
Você vai usar algum controlador no sistema? Te pergunto pq estou montando um sistema elétrico tb e só consegui controladores no mercado que suportam até 3500w trabalhando com 110v.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Guto,

Tem um vendedor no mercado livre que fabrica a resistência na potência que você pedir. É um vendedor bem avaliado. Segue o link:

Resistência Elétrica Panela De Cerveja Artesanal Inox
https://produto.mercadolivre.com.br...eletrica-panela-de-cerveja-artesanal-inox-_JM
 
A minha segunda pergunta foi porque eu vi que alguns utilizam duas resistências: uma com mais potência para fervura e outra menos potente para o mostura.
Não é possível ter apenas uma resistência mais potente com termostato para controlar a temperatura?
Pode ser uma só. Veja o sistema do Wellington Assis no youtube. Ele usa uma só, mas em 220V. Só que em 127V, (habitua-se a dizer corretamente antes que voce acabe comprando algo errado. Tem lugar que tem 110V e tem lugar que tem 127V) a corrente é muito alta e precisa de um controlador parrudo. Daí tem o comentário do Gutto que não acha controlador para potência maior.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Pode ser uma só. Veja o sistema do Wellington Assis no youtube. Ele usa uma só, mas em 220V. Só que em 127V, (habitua-se a dizer corretamente antes que voce acabe comprando algo errado. Tem lugar que tem 110V e tem lugar que tem 127V) a corrente é muito alta e precisa de um controlador parrudo. Daí tem o comentário do Gutto que não acha controlador para potência maior.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk



Eu acha que onde era 110v era 127v rsrs mas agora terei que ver isso de perto para fazer minha resistência. Perguntei sobre o controlador para saber se tinha algo viável no mercado para 110v.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
1- sem problemas usar um disjuntor no início da fiação e outro no fim.

2 - acredito que não haja problema em usar só uma resistência mais forte pra tudo, eu uso de 2kw pra mostura pois no meu projeto são 3 panelas, então são 3 resistências separadas, e no caso, usar de menor potencia teria mais vantagem por ser mais barata, e reduzir o consumo de energia total do sistema.

3 - minhas Resistências são desse vendedor que o gnbaldan mencionou, ótimos produtos.

4- sobre controlador de temperatura, no meu projeto que estou montando vou usar rexc100 com SSR de 40a pra mostura, e pra fervura como não precisa de controle, vou usar uma resistência de 5kw e ligar em um variador de potência de 40a, controlar a potência da Resistência se caso ficar muito vigorosa a fervura

5- lembrando que minha rede é 220 bifásica.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Back
Top