Residuos na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FelipeGeneroso

New Member
Joined
Aug 14, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
Brasília
Boa tarde cervejeiros, sou novato nesse mundo da produção caseira, estou indo para minha terceira brassagem. Vou repetir minha primeira brassagem e fazer uma Belgian Blond, quero deixar está receita redondinha. Da primeira vez que fiz a cerveja ficou dentro do estilo legalzinho, mas tive uma grande formação de resíduos no fundo da garrafa, mais o menos um dedo mindinho. Já pesquisei sobre o tema, mas não achei uma solução, já me falaram que foi por conta do fermento (T-58), erro de processo entre outros. Queria saber como vocês fazem para diminuir esses resíduos de fundo.
Desde já agradeço
 
@FelipeGeneroso, para se ter um dedo de resíduo, tem que ter ido muita, mas muita mesmo, levedura para a garrafa.

A refermentação vai deixar um filme no fundo, com no máximo (e bota máximo nisto) de 1 mm (e um milímetro já é bastante).

Nas minhas 3 primeiras levas, sofria ainda da ansiedade e de "ejaculação precoce" cervejeira. Fermentava em uma semana e deixava somente 1 dia na geladeira e metia para as garrafas. Isto dava um resultado satisfatório, mas muita levedura no fundo. Como eram weiss e wit, nem ligava.

Hoje abuso do cold crash, pelo menos de 5 dias a 0ºC. Depois a transferência com muito cuidado para o balde de envase, desprezando uns 1.5 l no final para não levar quase nada de levedura e turb.

As cervejas ficam de pé por mais um mês e tenho elas muito limpas. tenho garrafas com 6 a 9 meses de estoque que estão translúcidas e com um leve filme no fundo.

postei estas fotos em outra thread que pode exemplificar bem. Fiz uma cerveja que queria muito turva. Abusei dos flocos de aveia e trigo (40%do grist). Uma amostra tirada no final da fermentação primária tinha a cor que eu queria, mas 5 dias na minha geladeira produziram esta limpeza. Para tu ter uma ideia, a retirada foi com a fermentação em andamento, pela torneira do fundo e a 22ºC. Após o resfriamento e os 5 dias, tinha somente 3mm de material no fundo da proveta.

Então, para tu ter 1 dedo no fundo (mais de 1 cm) tem que ter muita levadura e trub. Minha sugestão, revisa teus procedimentos pós fermentação e pré-envase.
 

Attachments

  • IMG_20180806_140639273.jpg
    IMG_20180806_140639273.jpg
    16.2 KB · Views: 26
  • IMG_20180814_092256475.jpg
    IMG_20180814_092256475.jpg
    17.9 KB · Views: 25
Back
Top