Resfriar o mosto com gelo para aumentar volume

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

janboman

Member
Joined
Mar 13, 2020
Messages
22
Reaction score
9
Faço o Whirlpool a quente e só então lanço o mosto numa bombona e o resfrio com um chiller.

Mantendo esse procedimento, haveria algum problema em lançar esse mosto fervente no meu fermentador já contendo uma determinada quantidade de água congelada no dia anterior (pré-fervida) ?

O objetivo seria um aumento do volume ao fermentador (já considerados os devidos ajustes de OG etc no beersmith).

E também agilizaria o resfriamento.
 
Não tem problema não, se a agua for potável como a da brassagem e você levar isso em consideração na OG final ajuda bastante. Eu faço isso as vezes quando preciso baixar a OG, tenho algumas garrafas de agua filtrada guardada na geladeira pra esse fim. Ajuda muito a cair a temperatura se colocar bastante.
 
Quando eu quero encher o fermentador até o limite eu preciso de uns 10l extras +ou-. Uso água filtrada e faço gelo de freezer, -16ºC, que mata quase tudo que tiver ali.
Calculo a diluição para OG pretendida e como conheço BEM meu equipamento chego nela depois da diluição sem dificuldades. O meu problema está no volume de gelo, que é considerável e dá um pouco de trabalho logístico para ser feito.
Nunca tive problema.
Faz a sua experiência e posta aqui o resultado pra gente discutir.
Valeu!
 
Não vejo problema, e me parece uma boa ideia pra quem faz no-chill assim como eu. Depois, posta os resultados se o fizer
Eu tb..NoChill desde primeira brassagem, me adaptei demais.....o que faço hoje é jogar uma garrafa quase congelando de água com gás no mosto...isso cria uma camada de CO² que protege o mosto na virada da noite....
 
Achei interessante este assunto. Na teoria, então se eu tenho uma panela para 10 L eu poderia utilizar o dobro dos ingredientes da receita para 10 L e adicionar 10 L a mais de água no fermentador? Não existe uma proporção mínima de agua/grãos para a mostura?
 
Achei interessante este assunto. Na teoria, então se eu tenho uma panela para 10 L eu poderia utilizar o dobro dos ingredientes da receita para 10 L e adicionar 10 L a mais de água no fermentador? Não existe uma proporção mínima de agua/grãos para a mostura?
Teoricamente não, mas na prática tem sim, só espera o pessoal das high gravity se manifestar que eles podem explicar melhor as dificuldades quando temos muito grão e pouca água.
Para cervejas mais comuns (APAs e IPAs, etc.) vc pode usar algo como 3l de água para cada 1kg de grão, por exemplo se vc for usar 2,5kg de malte usa 7,5l de água.
Você pode diminuir essa relação, mas quanto menor, mais dificuldades vc terá ao brassar (entupimento, baixo rendimento, etc.).
Espero ter ajudado.
 
Quando eu quero encher o fermentador até o limite eu preciso de uns 10l extras +ou-. Uso água filtrada e faço gelo de freezer, -16ºC, que mata quase tudo que tiver ali.
Calculo a diluição para OG pretendida e como conheço BEM meu equipamento chego nela depois da diluição sem dificuldades. O meu problema está no volume de gelo, que é considerável e dá um pouco de trabalho logístico para ser feito.
Nunca tive problema.
Faz a sua experiência e posta aqui o resultado pra gente discutir.
Valeu!

Obrigado pela resposta.

Só fiquei preocupado com seu método de esterilização: "Uso água filtrada e faço gelo de freezer, -16ºC, que mata quase tudo que tiver ali.".
Digo isso, pois conservo fungos (para outras finalidades não cervejeiras) a -20°C. Eles continuam viáveis.
Acho que seu método pode não esterilizar a água.
Mas se está funcionando, enfim...
Obrigado novamente.
 
Obrigado pela resposta.

Só fiquei preocupado com seu método de esterilização: "Uso água filtrada e faço gelo de freezer, -16ºC, que mata quase tudo que tiver ali.".
Digo isso, pois conservo fungos (para outras finalidades não cervejeiras) a -20°C. Eles continuam viáveis.
Acho que seu método pode não esterilizar a água.
Mas se está funcionando, enfim...
Obrigado novamente.
Por isso falei "quase tudo"....ainda assim, fungos são um pouco "grandes" não são? Não manjo disso, mas acho que eles devem ter um tamanho maior que o filtro, pelo menos a maioria.
PS: Nunca tive contaminação assim.
 
Achei interessante este assunto. Na teoria, então se eu tenho uma panela para 10 L eu poderia utilizar o dobro dos ingredientes da receita para 10 L e adicionar 10 L a mais de água no fermentador? Não existe uma proporção mínima de agua/grãos para a mostura?

Nunca fiz high gravity mas low budget é comigo mesmo!

A ideia de fazer o mostro mais denso e diluir no fermentador pra chegar no volume é válida. Penei bastante tempo com uma panela pequena e era isso que eu fazia. Porém a conta não é apenas dobrar a densidade na mosto. A teoria na prática é outra. Vc tem que considerar por exemplo a perda para o trub, que haverá da panela para o fermentador. Digamos que seja por exemplo 2 litros, pra ser otimista. Essa quantidade está concentrada. Então vc perde 4 litros de mosto antes de diluir.

Como solução para o cálculo eu configurava meu equipamento no software para considerar essa perda. Então vai mais malte do que o dobro. Lúpulo idem. E vc tem que fazer cervejas mais leves, pq senão fica malte demais na panela. E aí vale a pena caprichar na lavagem até chegar no limite da panela.

Como solução melhor eu finalmente fiz um crediário e comprei uma panela grande. Aí sim!
 
Teoricamente não, mas na prática tem sim, só espera o pessoal das high gravity se manifestar que eles podem explicar melhor as dificuldades quando temos muito grão e pouca água.
Para cervejas mais comuns (APAs e IPAs, etc.) vc pode usar algo como 3l de água para cada 1kg de grão, por exemplo se vc for usar 2,5kg de malte usa 7,5l de água.
Você pode diminuir essa relação, mas quanto menor, mais dificuldades vc terá ao brassar (entupimento, baixo rendimento, etc.).
Espero ter ajudado.
Que bom achar esse tópico. rs
Vou fazer uma receita de braggot essa semana, minha primeira fermentação com maltes. (não sei se já pode chamar de cerveja. rs)
Eu tenho panela grande, mas não tenho meio de resfriá-la, e pensei exatamente nesse processo, (quase) congelar parte da água e acrescentar após a fervura, pra diminuir a temperatura.
Já fiz outras vezes com receita de hidromel com lúpulo, funcionou bem...
Acho q nem chego nessa proporção toda, acrescentarei mel na panela, que já vai ajudar a diminuir a temperatura.... Mas pra isso, o mosto precisa estar a menos de 40~45°....
Espero que dê certo. :)
 
Achei interessante este assunto. Na teoria, então se eu tenho uma panela para 10 L eu poderia utilizar o dobro dos ingredientes da receita para 10 L e adicionar 10 L a mais de água no fermentador? Não existe uma proporção mínima de agua/grãos para a mostura?
A proporção mínima é o básico. água suficiente para cobrir os grãos na panela durante toda a mostura.
 
Back
Top