Resfriamento Whirlpool Trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

douglasdedo

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2016
Messages
47
Reaction score
7
Estou indo para a minha terceira leva, e tive um problema nas duas levas anteriores, mas acredito que não alterou muito o sabor da cerveja, acontece que acabei levando muito trub para o fermentador, vou explicar como faço e me falem o que tô fazendo de errado:

- Desligo o fogo após ao término da fervura
- Faço o whirlpool
- Coloco a panela para resfriar dentro de um balde com gelo
- Transfiro o mosto para o fermentador quando chega a uns 25º

O problema que quando o mosto está resfriando, eu reparo que o trub se concentra no meio, mas ele vai subindo para superfície ao invés de descer e isso faz eu levar muito trub para o fermentador.

Será que após o resfriamento eu tenho que esperar o trub sentar?
 
Vc teria q descrever mais a situação e verifucar se vc não está movimentando o trub na hora de colicar a panela dentro do balde com gelo. Uma dica é: whirpool; espera pelo menos uns 15-20 min; transfere p outro recipiente (limpo, sanituzado); segue com seu resfriamento.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Eu faço o whirpool depois de resfriar, espero uns 5/10 minutos e transfiro pro fermentador..
 
Estou indo para a minha terceira leva, e tive um problema nas duas levas anteriores, mas acredito que não alterou muito o sabor da cerveja, acontece que acabei levando muito trub para o fermentador, vou explicar como faço e me falem o que tô fazendo de errado:

- Desligo o fogo após ao término da fervura
- Faço o whirlpool
- Coloco a panela para resfriar dentro de um balde com gelo
- Transfiro o mosto para o fermentador quando chega a uns 25º

O problema que quando o mosto está resfriando, eu reparo que o trub se concentra no meio, mas ele vai subindo para superfície ao invés de descer e isso faz eu levar muito trub para o fermentador.

Será que após o resfriamento eu tenho que esperar o trub sentar?

Olá.
Tem certeza de que o que está "subindo" é trub e não "cold break" ou "coldbreak"?
Pesquise no Google assim: "cold break site:homebrewtalk.com.br"

Abraço!
 

Attachments

  • Brewing-035.jpg
    Brewing-035.jpg
    185.6 KB · Views: 93

Latest posts

Back
Top