Resfriamento vs Trub x Whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andre Paisano

Active Member
Joined
May 21, 2018
Messages
33
Reaction score
9
Location
São Paulo
Boa tarde a todos.

Fiz ontem minha primeira brassagem. Fiz pelo metodo BIAB ( fiz no meu apartamento ) e um volume de 10 litros. Grande parte do processo tive sucesso e consegui seguir as instruções.
Até chegar no final. Apos a fervura veio a parte mais critica para mim.
Aquela hora em que voce precisa resfriar o mais rapido possivel e fazer um bom whirlpool para decantar as particulas.
Por se tratar de apenas 10 litros e feitos num apto, eu consegui resfriar em 15 minutos para 25 graus via uma caixa de plastico com agua e gelo ( tudo sanitizado )
Porem na hora de passar pelo fermentador, eu tenho certeza que foi muito trub para dentro dele. Beleza, aconteceu, foi a primeira vez, segue o jogo.

Gostaria de dicas de como realizar esse processo em ordem e para ter maior eficiencia.
Se eu apos a fervura, deixo descansar por 5 min, coloco na bacia com gelo e faço o whirlpool la mesmo e se depois eu coloco a tampa na panela ou nao.
Enfim, estou aberto a sugestões para melhorar a proxima .

Um abraço a todos
 
Após o Whirlpool feito vc precisa deixar descansando cerca de 20 min para dar tempo de ocorrer a precipitação das partículas suspensas.

Coloque a panela no gelo e faça o whirlpool normalmente, sem muito mistério. Após feito, deixe tudo rodando sozinho e espera os 20 minutos citados. Quando for retirar a panela de dentro da caixa com gelo, TENHA MUITO CUIDADO para não balançar, senão o trub vai voltar à suspensão.
 
Mas não encana muito com a ida do turb para o fermentador.

Não é o fim do mundo nem vai estragar a cerveja final.
 
2 min Whirlpool vigoroso antes do término da fervura + 10 minutos decantado com o mosto ainda quente (a decantação é bem mais eficiente com o mosto em altas tempersturas) após vai para o resfriamento com cuidado para não agitar o cone inverso formado no centro da panela em função do Whirlpool.
Usa um agente clarificante 15min antes do término da fervura caso queira uma melhor clarificação da cerveja.
Abço

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 
2 min Whirlpool vigoroso antes do término da fervura + 10 minutos decantado com o mosto ainda quente (a decantação é bem mais eficiente com o mosto em altas tempersturas) após vai para o resfriamento com cuidado para não agitar o cone inverso formado no centro da panela em função do Whirlpool.
Usa um agente clarificante 15min antes do término da fervura caso queira uma melhor clarificação da cerveja.
Abço

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

Fazer o whirpool antes do termino da fervura???

Está certo?

A agitação que a fervura causa no mosto, não iria atrapalhar a decantação do trub?

Abs.
 
Whirlpool antes do término da fervura?

Creio que o @acosta-ovelha se equivocou em alguma coisa...

Se fizer o redemoinho antes da fervura terminar, a própria fervura irá revolver vigorosamente o mosto. O whirlpool terá sido em vão. Nunca ouvi falar disso antes.
 
Desculpas, equivoquei-me!! Início antes para auxiliar no processo de sanitização da bomba. No caso em que se utiliza uma colher para realizar o whirpool não existe esse beneficio!

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 
Back
Top