Resfriamento do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ramosm79

Member
Joined
Oct 17, 2021
Messages
13
Reaction score
2
Location
Cruz Alta
Boa noite, amanhã quero fazer a minha primeira brassagem, porém tenho uma pequena dúvida pra ver se posso agilizar o processo de resfriamento do mosto, tenho um chiller normal mas ao invés de colocar ele dentro da panela e passando água dentro pra troca de temperatura estou pensando em colocar ele dentro de um balde com gelo e água gelada e passar o mosto dentro dele ao invés de água e apos isso colocar a mangueira de saída para dentro do fermentador, lembrando que não possuo bomba quero fazer isso apenas com a gravidade, pode dar certo? É indicado ou e muito arriscado?
 
Compensa muito nao !
1° Questão da sanitização interna do chiller.

2° O Gelo vai derreter rapidinho

3° Sem bomba você so vai fazer o mosto passar uma vez pelo gelo , nao vai resfriar seu mosto o suficiente.

4° A mangueira pela qual o mosto vai sair da panela e entrar no chiller vai aguentar a temperatura ? e se aguentar nao vai passar algum gosto de plástico para o mosto ?

Eu acho que é mais jogo ligar o chiller na rede de água deixar o pau torar.
 
Opa, valeu pela dica, vamos por imersão mesmo então, vou tentar potencializar o resfriamento colocando a mangueira onde a água vai passar dentro de um balde com gelo pra ir mais gelada pro chiller, valeu!!!
 
Eu sempre tive essa dúvida pq me parece muito atrativo... o eric carbobiach tem um sisteminha desse se eu não me engano e parece ser efetivo mas tem que ter uma porrada de equipamento pra fazer funcionar...
Eu fico muito incomodada com a quantidade de água desperdiçada na hora do resfriamento e eu sempre uso a água pra fazer a limpeza e sanitização das coisas pós brassagem mas mesmo assim gasta muito
 
Boa noite, amanhã quero fazer a minha primeira brassagem, porém tenho uma pequena dúvida pra ver se posso agilizar o processo de resfriamento do mosto, tenho um chiller normal mas ao invés de colocar ele dentro da panela e passando água dentro pra troca de temperatura estou pensando em colocar ele dentro de um balde com gelo e água gelada e passar o mosto dentro dele ao invés de água e apos isso colocar a mangueira de saída para dentro do fermentador, lembrando que não possuo bomba quero fazer isso apenas com a gravidade, pode dar certo? É indicado ou e muito arriscado?
Se vc colocar o chiller e ficar mexendo vai diminuir quase pela metade o seu tempo, porém esquece o cone de trub, por que esse vai estar comprometido. Mas tem outros processos que podem clarificar a cerveja no cold. Eu particularmente não faço mais isso. Deixo uma barrica dentro da geladeira cheia e a 0°, a primeira água que vai para o chiller uso da rede e aproveito ela para ir lavando todas as coisas que usei na brassagem. Depois dela estar mais ou menos a uns 40° passo a água para a barrica gelada. A temperatura do mosto vai a quase 10 graus. Essa água deixo reservada para congelar de novo na próxima brassagem. A temperatura do mosto já vai estar pronta para inoculação. No caso de ales passo menos água e deixo cair a 15°. Para mim foi a que mais se adequou ao meu processo.
 
Opa, valeu pela dica, vamos por imersão mesmo então, vou tentar potencializar o resfriamento colocando a mangueira onde a água vai passar dentro de um balde com gelo pra ir mais gelada pro chiller, valeu!!!
Depois fala como foi a brassagem !

Eu sempre tive essa dúvida pq me parece muito atrativo... o eric carbobiach tem um sisteminha desse se eu não me engano e parece ser efetivo mas tem que ter uma porrada de equipamento pra fazer funcionar...
Eu fico muito incomodada com a quantidade de água desperdiçada na hora do resfriamento e eu sempre uso a água pra fazer a limpeza e sanitização das coisas pós brassagem mas mesmo assim gasta muito
Pois é isso também me deixava bolado, mas dei jeito nisso , hoje eu uso uma bombona de 200 lts para recolher a água, e no fim do dia eu uso essa água toda para fazer a limpeza, e água que sobra na bombona ainda fica para usar em mais coisas .
 
Sinceramente, não estressa muito com resfriamento. Como teste, eu tenho resfriado até uns 60, no máximo, pra parar a isomerização dos alfa ácidos (que para alí na casa dos 80 graus) e levo a bombona com mosto nessa temperatura pra geladeira. Dia seguinte, com a temperatura de fermentação, faço aeração e inoculo fermento.

Obviamente, isso dá uma forçada na minha geladeira, mas reduz muuuuuuito o gasto com água. Claro, aumenta gasto com energia e tals, mas enfim, fiz essa escolha.

Mensagem principal aqui é não estressar muito com resfriamento. Tem um toró de confrades que fazem no chill e as brejas saem maravilhosas. Já experimentei e posso confirmar... Mas cada um com seu cada qual. Faço levas de 20 ou 30 litros e funciona bem assim.

As primeiras brassagens a gente acha que vai dar tudo errado e no final, sai breja boa. Umas não tão boas, mas a maioria sim. hahahaha Com o tempo, você melhora seus processos, inclusive resfriamento.

Tenta relaxar e se divertir durante a brassagem. Deixa pra beber só no final, senão aumenta os "errinhos". kkkkkkkkk
 
Ficava bem incomodado também com o desperdício de água durante o resfriamento. Então montei um sisteminha simples (um "banco de água gelada) que tem me atendido. Uso chiller de placas, mas com chiller de imersão também funcionaria bem (até melhor, creio eu). Comprei uma caixa térmica com dreno (a minha é uma de 63 litros). Adaptei uma mangueira no lugar do dreno, ligada em uma bombinha, que pega a água da parte de baixo da caixa (pelo antigo dreno), passa pelo chiller e devolve na parte de cima. No dia da brassagem, coloco dentro da caixa várias garrafas pet com água congelada (que agora deixo sempre no congelador) junto com uns vinte litros de água, e deixo circulando a água enquanto mando o mosto para o fermentador. Depois do uso, seco e coloco de novo no congelador as garras pet, para usar na próxima brassagem, e os vinte litros de água que ficam na caixa, uso na limpeza dos equipamentos.
 
Bem, pra mim o mais simples e econômico foi programar umas duas lavadas de roupa para o dia da brassagem. Assim uso praticamente toda a água do resfriamento para encher a máquina de lavar, e ainda melhoro as lavadas por usar água morna. ahahaha.
O único inconveniente é carregar os baldes de ;agua até a área onde fica a máquina. Mas isso é quase nada quando comparado com o trabalho de todo o processo.
 
Qual bomba você está usando na caixa térmica para realizar a circulação da água gelada?
Uso essa bombinha de máquina de lavar roupas. Paguei R$ 25,00, se não me engano.
 

Attachments

  • IMG_5283.jpg
    IMG_5283.jpg
    82.3 KB · Views: 16
Buenas Confrades
Montei um sistema com uma caixa d'agua de 180 litros e uma bomba destas de poço de 1/4 de hp e faço circular a agua por dentro do chiller de imersão. Pra ajudar no resfriamento coloco estas bolsas de gel congeladas, que mantenho sempre no congelador para a próxima brassagem. Gastei um pouco com registros e mangueiras de jardim mesmo e tudo com engate rápido mesmo, algo em torno de R$500,00 mais ficou o investimento . A temperatura baixa de 100º a 25º em uns 30 a 35 minutos, e a agua que uso na caixa lavo as panelas n final de tudo.
Espero ter ajudado.
Abraço
 
O Rodrigo do canal do chopp usa a água da piscina.. ele pega lá do fundo que é mais geladinha e devolve a água pra piscina.. nada desperdiça

Eu acho massa essas ideias de reaproveitamento pq tem que ter consciência né..
Eu to considerando fortemente um esquema de bombona com recirculação de água e garrafas congeladas
 
Na fase do resfriamento diminuí o gasto com água simplesmente diminuindo o fluxo da água. De mais de 100 litros caiu para uns 50l ou pouco mais. Uso 2 chiller de imersão, 1 na panela de fervura e outro em um balde com gelo que faço reutilizando as garrafas pet que sobram. Não lembro onde li, mas tinha um artigo sobre isso e explicava que quanto mais devagar passa a água, mais calor rouba do mosto. A água resultante uso para lavar as panelas, fogão e o que mais usar para produzir a cerveja. Quando vejo que a temperatura está em torno de 30° passo para o fermentador e ponho na geladeira até chegar a 16°/18° para inocular a levedura (geralmente no dia seguinte). Geralmente faço levas de 20 a 30l...
 
Pra mim o maior problema de montar um circuito fechado de água ( Bombona + Bomba centrífuga ) é o que nao gastar em água vai gastar em energia elétrica, então tem que pensar bem o que mais vale a pena !
 
Depois fala como foi a brassagem !


Pois é isso também me deixava bolado, mas dei jeito nisso , hoje eu uso uma bombona de 200 lts para recolher a água, e no fim do dia eu uso essa água toda para fazer a limpeza, e água que sobra na bombona ainda fica para usar em mais coisas .
Fala pessoal, tô voltando depois de alguns dias pra falar sobre o resfriamento da minha cerveja, consegui até que rápido, tinha dúvidas pois era a primeira vez, levei cerca de 30 minutos com o chiller, coloquei a mangueira de entrada no chileer dentro de um balde com agua gelada ( eram 6 metros) e isso ajudou tbm, valeu pelas dicas, tô com ela praticamente fermentada
 
Fala pessoal blz, vi que o assunto tiro algumas duvidas minhas mais queria saber de vcs, to comprando uma chopeira nemo a gelo com serpentina de 22 metros de inox, to pensando em usar ela para resfriar o mosto passando por dentro do tudo inox o mosto, a mangueira da panela para a chopeira tenho uma de silicone para alta temperatura, gostaria da opnião de voces será q da certo ?
Lembrando que o chiller de contra fluxo faz a mesma coisa, o mosto pasa por dentro do tubo a diferença é q não vou ter a mangueira passando agua e sim uma agua a 0º, e tenho uma queda da panela para a chopeira de uns 40 cm.
 
acho que não da ruim não mas é o que o colega la em cima disse, tem a questão da limpeza e sanitização da parte interna ne..

o que eu faria nesse caso é usar a chopeira como um pré chiller sabe?
mas se você se garante na limpeza e sanitização manda bala
 
acho que não da ruim não mas é o que o colega la em cima disse, tem a questão da limpeza e sanitização da parte interna ne..

o que eu faria nesse caso é usar a chopeira como um pré chiller sabe?
mas se você se garante na limpeza e sanitização manda bala
Seria como limpar a propria chopeira, apos a transferencia limparia a panela colocaria agua na panela aqueceria passaria pela chopeira limpando a serpentina depois usando um sanitizante faria outra limpesa, acretido que seja o mesmo jeito que fazem no chiller de contra fluxo.
 
Fala pessoal blz, vi que o assunto tiro algumas duvidas minhas mais queria saber de vcs, to comprando uma chopeira nemo a gelo com serpentina de 22 metros de inox, to pensando em usar ela para resfriar o mosto passando por dentro do tudo inox o mosto, a mangueira da panela para a chopeira tenho uma de silicone para alta temperatura, gostaria da opnião de voces será q da certo ?
Lembrando que o chiller de contra fluxo faz a mesma coisa, o mosto pasa por dentro do tubo a diferença é q não vou ter a mangueira passando agua e sim uma agua a 0º, e tenho uma queda da panela para a chopeira de uns 40 cm.
Funciona, mas provavelmente você irá precisar trocar a água da chopeira (a não ser que a caixa térmica seja muito grande). Atente bem para a limpeza da serpentina após o uso, e ainda mais para a sanitização (antes e depois de usar).
 
Back
Top