1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Resfriamento de fermentador com parede dupla

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por rafaelpiovesan, 20/8/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 20/8/13 #1

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

rafaelpiovesan

Well-Known Member

Afiliado:
    17/6/13
    Curtidas Recebidas:
    43
    Pessoal,

estou pensando em comprar um fermentador cônico, vi que a indupropil agora dispõem de fermentadores com parede dupla (http://www.indupropil.com.br/?.#!produtos/0,39306_fermentador-conico-com-parede-dupla-sem-pe), mas não tenho a mínima ideia de como instalar um sistema de refrigeração nele.
    Como o espaço entre as paredes tem dois acessos, imagino que o mais lógico seria fazer um liquido refrigerante circular pelo espaço, mas acho este sistema meio complicado, vou precisar de um banco de liquido refrigerante, bomba, etc.
    Pensei na possibilidade de enrolar uma serpentina no interior do espaço (vai ser meio complicado, mas acho que um tubo de alumínio seja flexível o suficiente para isto), liga-la diretamente a um compressor, e preencher o espaço entre as paredes com algum liquido (água+glicol). Acho que seria interessante também revestir o exterior com alguma manta isolante, assim haveria menos gasto de energia.
    Alguém já viu algo parecido? Será que funciona?

Obrigado

psarni curtiu isso.
  2. 28/1/14 #2

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Eu tenho um fermentador desses e uma bomba de água de 12v que circula a água muito bem. Pensei em fazer um chiller de contrafluxo onde circularia a água pela mangueira e um cano de cobre com gás refrigerado (pegar de um bebedor de água ou ar-condicionado velho) saindo e voltando para o fermentador.

Postei a idéia em uma lista, mas também não tive retorno. Fico pensando se o gás pelo cobre vai resfriar a água do chiller de forma eficiente..

Abraço,
    Athos Rothen

3. 28/1/14 #3

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Fiz o desenho pra tentar ilustrar melhor:

Arquivos Anexados:

4. 28/1/14 #4

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,224
    Athos, certamente iria funcionar. Muitas chopeiras funcionam assim.

A questão é construir isso de forma que fique bom, pois esse chiller de contra-fluxo teria que ser feito todo em metal.

Abraço,

5. 1/3/14 #5

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Legal Guenther. Baita dica. Então.. fui lá e fiz em cobre com revestimento de espuma. Comprei tudo na Frigelar. Compressor de 1/10 HP, cano externo de 1/2" e interno de 1/4".. material de ar-condicionado. Abaixou de 28 graus pra 15 em 30 minutos. Acho que vai dar certo.

Fiz uma cerveja agora pra testar. Em sua homenagem fiz uma Black Mamba IPA (10 litros). Estou colocando no fermentador a 17 graus e ligando o sistema. Vamos ver como se comporta. Testei anteriormente sem cerveja e foi tranquilo. Baixei até 12 graus sem problemas.

Taí as fotos. Não tirei fotos de todas as etapas, mas do que importa.

Depois eu posto os resultados.

Abraço,
    Athos

Arquivos Anexados:

samuel, Tiago, Saleh e 2 outras curtiram isso.
  6. 1/3/14 #6

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Mais fotos.

Arquivos Anexados:

samuel e Luizrdn curtiram isso.
  7. 1/3/14 #7

samuel

samuel

samuel

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    28
    Athos, que afudê esse projeto. Parabéns!

8. 1/3/14 #8

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Ah, faltou a foto da Black Mamba IPA. Aí vai!

Arquivos Anexados:

9. 2/3/14 #9

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

Well-Known Member

Afiliado:
    13/12/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    essa parede do fermentador nao perde muita temperatura?
    nao acaba ligada o tempo todo pra resfriar?

Luizrdn curtiu isso.
  10. 3/3/14 #10

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Oi Tiago,

Perde sim. Essa foi a primeira questão que identifiquei no sistema. Outra questão relacionada é que passa muita luz. Consigo ver a cerveja através da parede, então não é bom principalmente pra IPA.

O sistema estava ligando a cada 30 minutos com variação de 1 grau que eu defini no termostato (16.5 a 17.5). Ficava ligado cerca de 3 minutos para abaixar aquele 1 grau. Então pelos meus cálculos o sistema estava ficando ligado cerca de 1h por dia. Apesar que a medição foi feita durante o início da fermentação, então tem o aquecimento interno também, porém notei condensação na parede externa.

Temporariamente coloquei uma espuma que eu tinha em casa, mas pretendo comprar uma manta térmica, daquelas de forro de casa, pra ter um isolamento melhor.

Abraço,
    Athos

Arquivos Anexados:

Luizrdn e vitordamean curtiram isso.
  11. 3/3/14 #11

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

Well-Known Member

Afiliado:
    13/12/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    é. aí sim. agora é só tirar o edredom do enxoval que nunca foi usado e colocar o fermentador dentro do armario.

12. 4/3/14 #12

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,224
    Athos, muito legal o projeto! É bom ter mais caras que pensam numa teoria, calculam, e botam em prática mesmo com os riscos de não dar certo.

Claro, tu ainda vais ter um belo trabalho eliminando perdas nesse teu sistema aí, mas já tá bem legal.

Isola as tubulações de água também, e se for comprar mais desses espaguetes para isolar tubos, compra os pretos, os "elastoméricos". Eles isolam melhor que estes de cor cinza.

Em breve vou começar a trabalhar num fermentador auto-refrigerado também, já estou com tudo comprado e pronto pra começar o projeto, mas vou fazer com um barril de inox de 50 litros com uma serpentina de cobre em volta com expansão de gás direto e isolamento térmico, etc, além de uma resistência elétrica flexível também em volta pra poder aquecer quando precisar.

Abraço,

13. 11/3/14 #13

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Guenther,

Obrigado pela informação dos espaguetes. Eu não conhecia os "elastoméricos" e vou me informar.

Porém, agora que já estou com a fermentação em 10 dias notei que o que mais perde no sistema é realmente a parede do fermentador. Quando o sistema liga, o que está ocorrendo a cada 1h praticamente, o termostato sobe 3 décimos com a circulação da água de cima para baixo. Ou seja, o ideal seria ter o melhor isolamento possível para manter a água do fermentador resfriada o maior tempo possível.

Fiquei pensando em usar alguma coisa diferente de água, ou alguma mistura tipo fluído de radiador ou álcool com água. Sei que tem aqueles fluídos anti-congelante, mas será que aquilo também serve para desacelerar o aumento da temperatura?

Abraço,
    Athos Rothen

14. 11/3/14 #14

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

TiagoGoncalves

Well-Known Member

Afiliado:
    13/12/13
    Curtidas Recebidas:
    20
    Glicol?

15. 13/3/14 #15

ThiagoSantos

ThiagoSantos

ThiagoSantos

Well-Known Member

Afiliado:
    31/1/14
    Curtidas Recebidas:
    49

Athos, não existe um fluído que "desacelera o aumento da temperatura", até porque tu precisa de troca térmica!

Os fluídos refrigerante servem para baixar o ponto de fusão da solução, uma solução de álcool acima de 35% já serve muito bem para temperaturas negativas, fora o fato de caso houver alguma contaminação com este fluido, não há toxidade.
    Fluidos para radiadores fazem o contrário, aumentam o ponto de ebulição, mantendo a pressão interna do sistema, alguns produtos como o propilenoglicol faz as duas coisas, baixam o ponto de fusão e aumentam o ponto de ebulição, que não é o caso do álcool ;)

Qual fluido está utilizando no momento? Visto que pelo que entendi esta passando este fluído por um contra-fluxo, que deve estar a uns 18 graus negativos (expansão direta)....

16. 14/3/14 #16

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Oi Thiago,

Imaginei que esses fluídos fossem pra evitar congelamento e fervura, mas não tinha certeza. Atualmente estou usando água pura. Pensei que um líquido mais denso pudesse fazer com que a troca de temperatura levasse mais tempo (claro que tem que ser algo que não mate a bomba). Obviamente seria tanto para aquecer quanto para esfriar, ou seja, o sistema de refrigeração levaria mais tempo pra refrigerar o líquido mais denso, mas eu tenho a impressão que seria mais vantagem do que ficar ligando frequentemente.

Mas pode ser bobagem minha.. talvez vale mais a pena investir em uma manta de revestimento bem eficiente e era isso.

Abraço,
    Athos

17. 16/3/14 #17

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,290
    Athos, é o contrário disso na verdade, quanto maior densidade, maior condutividade. Basta pensar no que conduz mais, ar, água ou metal?

leosantos curtiu isso.
  18. 17/3/14 #18

alexandrepaz

alexandrepaz

alexandrepaz

Well-Known Member

Afiliado:
    14/8/13
    Curtidas Recebidas:
    24
    Tenho o mesmo fermentador, fiz o isolamento térmico com manta térmica emborrachada. Comprei na dufrio R$ 50,00 metro quadrado. Segue a foto de como ficou.

Arquivos Anexados:

fmoret e vinipandolfo curtiram isso.
  19. 18/3/14 #19

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Oi Tiago,

Realmente não faz sentido o que eu estava dizendo.. agora me caiu a ficha. O ideal então é ter um bom condutor e um ótimo isolamento externo para que o calor transferido seja somente o da parede interna e não externa também.

Abraço,
    Athos

20. 18/3/14 #20

athosrothen

athosrothen

athosrothen

Active Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Oi Alexandre,

Parece muito bom! Valeu a informação. Esse isolamento é adesivo de um lado ou que você usou para colar ele no fermentador?

Abraço,
    Athos

Compartilhe esta Página