Remover rótulos de garrafa, aproveitamento de garrafas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dasilvj4

Member
Joined
Jan 26, 2021
Messages
24
Reaction score
3
Location
Mogi das Cruzes SP
Galera, queria uma ajuda, como sou iniciante ainda estou construindo meu acervo de garrafas, mas remover os rótulos dá muito trabalho, fico lá com uma bucha e bombril e ainda leva um tempo.

As cervejarias grandes aproveitam elas aos milhares, deve ter um jeito fácil de remover esses rótulos, e se a cervejaria tem um processo os cervejeiros caseiros devem ter um equivalente com produtos acessíveis.

E ai, alguém tem uma dica ou um jeito de não sofrer tanto?
 
Rótulos de papel: molho em água
Rótulos de "plástico": tiro na tora, fica um monte de cola. Aí deixo de molho na água + vanish (acho que detergente simples também rola) pra amolecer a cola, e depois tiro esfregando um bombril.
 
Rótulos de papel: molho em água
Rótulos de "plástico": tiro na tora, fica um monte de cola. Aí deixo de molho na água + vanish (acho que detergente simples também rola) pra amolecer a cola, e depois tiro esfregando um bombril.
Os de plástico recomendo colocar água quente na garrafa por alguns minutos. A maioria vc tira sem ficar cola.
Mais quente que água morna, mas não fervendo pra não quebrar a garrafa.
 
Eu usava a WAP (lavadora de alta pressão) e era rapidinho. A questão é que depois de algumas Brassagens você vai entender que envasar nessas garrafas da muito mais trabalho, então minha sugestão é não lavas centenas de garrafas adiantado se não for precisar delas. Lave somente o necessário.
 
Algo que eu testei recentemente e funcionou muito bem para algumas colas que ficaram grudadas na garrafa, foi o WD40. Ele não remove o rotulo em si, mas ajuda muito com a cola eterna.
 
A cola dos rótulos das garrafas da cervejaria Colorado é mais difícil de retirar
A solução e passar óleo de cozinha na cola e deixar de um dia para outro e depois esfregar.
 
Galera, queria uma ajuda, como sou iniciante ainda estou construindo meu acervo de garrafas, mas remover os rótulos dá muito trabalho, fico lá com uma bucha e bombril e ainda leva um tempo.

As cervejarias grandes aproveitam elas aos milhares, deve ter um jeito fácil de remover esses rótulos, e se a cervejaria tem um processo os cervejeiros caseiros devem ter um equivalente com produtos acessíveis.

E ai, alguém tem uma dica ou um jeito de não sofrer tanto?
Bom dia. Pensa em quanto custa sua hora trabalhada. Eu limpava garrafa no começo, até fazer essa conta. Salvo engano, comprei garrafa a R$1,70 aqui em BH da última vez. Consigo reaproveitar as minhas sem rótulos. Não tiro rótulo nunca mais na minha vida.
 
Já limpei muita garrafa e é o que o pessoal já comentou, normalmente rótulos de papel só deixar na água de um dia pro outro que resolve, mas os de plástico tem aquela infame cola.
Já utilizei com bom resultado querosene, mas tem que aplicar com muito cuidado somente sobre a cola, eu fazia com um pedaço de bombril e ia molhando no querosene, passando e já secando pra não deixar muito querosene.
Dá MUITO trabalho, pois depois disso precisa lavar com detergente a parte externa pois o querosene é gorduroso e com cheiro bem desagradável, mas por outro lado as garrafas ficam brilhando como novas. E NUNCA, NUNCA MESMO deixar o querosene entrar na garrafa.

Um consenso é, lavar garrafas é econômico mas dá trabalho pra C@RVALHO
 
Para as colas mais difíceis de sair, uma estopinha embebida no tinner, bem pouco tinner, pronto sai na primeira passada, passe de cima para baixo da garrafa, lava com detergente o pronto.
 
Eu usava a WAP (lavadora de alta pressão) e era rapidinho. A questão é que depois de algumas Brassagens você vai entender que envasar nessas garrafas da muito mais trabalho, então minha sugestão é não lavas centenas de garrafas adiantado se não for precisar delas. Lave somente o necessário.
Faz parte da curva de aprendizado... 😄 😄 😄
 
Galera, queria uma ajuda, como sou iniciante ainda estou construindo meu acervo de garrafas, mas remover os rótulos dá muito trabalho, fico lá com uma bucha e bombril e ainda leva um tempo.

As cervejarias grandes aproveitam elas aos milhares, deve ter um jeito fácil de remover esses rótulos, e se a cervejaria tem um processo os cervejeiros caseiros devem ter um equivalente com produtos acessíveis.

E ai, alguém tem uma dica ou um jeito de não sofrer tanto?
usa wap pra tirar rotulos(use luvas de limpeza se nao vai se cortar com a agua) e para limpar por dentro de forem aquelas garrafas com muita sujeira organica por dentro usa produtos que tenham percarbonato de sódio( vanish, mas use mais baratos)
 
Galera, queria uma ajuda, como sou iniciante ainda estou construindo meu acervo de garrafas, mas remover os rótulos dá muito trabalho, fico lá com uma bucha e bombril e ainda leva um tempo.

As cervejarias grandes aproveitam elas aos milhares, deve ter um jeito fácil de remover esses rótulos, e se a cervejaria tem um processo os cervejeiros caseiros devem ter um equivalente com produtos acessíveis.

E ai, alguém tem uma dica ou um jeito de não sofrer tanto?

Sobre tirar rótulos, pessoal já esgotou o assunto, creio, mas se eu puder te dar um conselho, vai direto pra garrafa PET (ambar). É leve, barata, fácil de armazenar (principalmente pela leveza) e tem volumes de 300 ml a 2 litros. Grande vantagem: o reaproveitamento é muito simples também, você lava e já pode guardar sanitizada e tampada, pronta para um próximo uso.

Além disso, seu produto final ficará mais leve também.

Tenha sempre algumas garrafas para engarrafar uma ou outra cerveja, que desejar no vidro. Tipo cervejas de guarda barley wine, RIS, belgas... etc.

Se tiver grana pra investir e espaço em casa e na geladeira, vale pensar em post mix e CO2 de cara, com o tempo quase todo mundo acaba tendendo pra esse lado.

Estou no hobby desde 2014 e querendo muito migrar pro CO2...
 
Galera, queria uma ajuda, como sou iniciante ainda estou construindo meu acervo de garrafas, mas remover os rótulos dá muito trabalho, fico lá com uma bucha e bombril e ainda leva um tempo.

As cervejarias grandes aproveitam elas aos milhares, deve ter um jeito fácil de remover esses rótulos, e se a cervejaria tem um processo os cervejeiros caseiros devem ter um equivalente com produtos acessíveis.

E ai, alguém tem uma dica ou um jeito de não sofrer tanto?

Meu caro, passei por isso tbm, tenta escolher as garrafas sem aquele alumínio no gargalo sabe, aquilo é uma porcaria pra sair tbm, ai é só deixar de molho de um dia para o outro no vanish ai os rótulos saem de boa!! E boa sorte!!
E digo ainda, que todo cervejeiro tem que passar por isso, lavar garrafas, pq na hora que aquele colega que vc não é tão chegado falar "Ou que dia vc vai me dar uma cerveja sua" vc vai pensar muito pra presentear ele., KKKKKKKKKK
 
Minha experiência é: cada rótulo uma cola. Cada cola uma solução. Já observei colas diferentes em garrafas da mesma marca.
Algumas saem só de deixar de molho na água. Outras saem com óleo.
Nas piores de sair usei um produto chamado "tira grude" da quimatic que funciona super bem.
 
As que tem rótulo de papel mergulho na água que armazeno (resfriamento) e as de rótulo de adesivo soprador térmico, mas um secador resolve... Para tirar a cola que fica em algumas uso thinner mesmo mas com cuidado para não cair dentro da garrafa.
 
Meu caro, passei por isso tbm, tenta escolher as garrafas sem aquele alumínio no gargalo sabe, aquilo é uma porcaria pra sair tbm, ai é só deixar de molho de um dia para o outro no vanish ai os rótulos saem de boa!! E boa sorte!!
E digo ainda, que todo cervejeiro tem que passar por isso, lavar garrafas, pq na hora que aquele colega que vc não é tão chegado falar "Ou que dia vc vai me dar uma cerveja sua" vc vai pensar muito pra presentear ele., KKKKKKKKKK
Kkkkkk até os mais chegados quando pedem já fico pé atrás mas para essas pessoas eu guardei umas garrafas de 200 e poucos ml, afinal amostra grátis é amostra grátis.
 
Para contribuir. Eu já utilizei com sucesso um produto de limpeza que é da categoria "removedor". Se encontra em supermercado. Acredito que seja uma mistura à base de thinner, com a vantagem de evaporar muito pouco. Melhor solução custo-benefício que encontrei, principalmente para remover rótulos das garrafas PETs.
 
Galera, primeiro muito obrigado pelas dicas.

Eu deixei de molho com vanish que aproveitei que estava no meu fermentador, de fato o papel sai na mão e a cola do papel sai muito fácil com uma bucha comum.

As plasticas ajuda um pouco, mas ainda é difícil e deixa muita cola, ainda vou tentar a solução com água quente.

Novamente obrigado, vocês me pouparam muito tempo e trabalho, sobre comprar garrafas ou usar PET estou considerando, deu trabalho encontrar essas de vidro de graça, valeu.
 
Para contribuir. Eu já utilizei com sucesso um produto de limpeza que é da categoria "removedor". Se encontra em supermercado. Acredito que seja uma mistura à base de thinner, com a vantagem de evaporar muito pouco. Melhor solução custo-benefício que encontrei, principalmente para remover rótulos das garrafas PETs.
Aqueles rótulos plásticos com aquela cola grossa e gosmenta são difíceis mesmo. Tiro o rótulo arrancando mecanicamente com uma faca e a cola , e como você utiliza o removedor comprado em supermercado. Depois tem que lavar com sabão, muito bem lavado para tirar o removedor e o cheiro dele.
 
Aqueles rótulos plásticos com aquela cola grossa e gosmenta são difíceis mesmo. Tiro o rótulo arrancando mecanicamente com uma faca e a cola , e como você utiliza o removedor comprado em supermercado. Depois tem que lavar com sabão, muito bem lavado para tirar o removedor e o cheiro dele.
Olá EngRocha. Eu utilizo o removedor King. Ele possui um aroma floral bem agradável até. Na primeira passada, sai toda a gosma. Depois resta uma cola superficial, até parece uma película de gordura. Uma segunda passada com pano mais limpo resolve, mas eu já entro com a lavagem com bucha de teflon e sabão, como mencionaste. Com o uso, e sucessivas lavagens, essa "película de gordura" vai desaparecendo.
 
Já sofri muito com isso TB. Mas a água quente ajuda a soltar a cola. Colocava algumas no cooler e no chuveiro inverno. Ajudava muito, até descobrir a faca curva de legumes. Melhor opção para qualquer rotulo. A minha nem usava daquele kit Tramontina com várias facas.
 

Attachments

  • 9a159adabbf126177372dad8ba9f0ec2.jpg
    9a159adabbf126177372dad8ba9f0ec2.jpg
    3.7 KB · Views: 5
Bom dia pessoal, apenas adicionando minha conclusão, fiz essa semana da seguinte forma:
20 litros de agua, um scoop de bicarbonato de calcio; um tantinho de vanish. Deixei uma semana no balde (tampado, pq a todo cervejeiro é muito ansioso, rs.....)
Impressionante que todas as garrafas com o rotulo de papel (erdinger; original; serra; heineken) saíram sozinhas da garrafa sem deixar nenhum cola, e para as garrafas com o rotulo de plástico (colorado e as importadas), no primeiro momento pensei que não ia sair, mas precisou apenas puxar a ponta do rotulo que saiu com muita facilidade, sem deixar nenhuma cola.
Ponto para ser destacado, em uma semana que deixei (na cagada, pois não tive tempo de tirar os rótulos antes) a cor da agua fica bem escura, mas não é de sujeira (se a garrafa estiver limpa, rs.....) são os rótulos que começam a dissolver na agua e a cor passa para agua.
Boa sorte ai galera, eu achei super fácil de limpar os rótulos das garrafas.
 
Boa tarde amigos.
Testei e tentei definir para reutilização de muitas garrafas.
Para tirar os rótulos (os que são de plástico-alumínio) é água quente. Pouca água, nem submerjo todas as garrafas, por algum tempo e não precisa ferver, só o suficiente para amolecer a cola, e no limite que eu possa manipular a garrafa. Alguns rótulos são mais punk que outros. Uns já saem sem deixa nada de cola.
Eu já usava uma faca para retirar, vou aproveitar e testar a dica da faca de legumes que o brother aconselhou.
Com as garrafas já sem rótulos, é deixar em um balde submersas em uma solução a 4% com o kalyclean s 330. A cola derrete deixando passar a noite de molho.
Dia seguinte é bombril com esponja por fora, e escova acoplada em uma furadeira por dentro. Tem que usar luva.
Fiz uma gambiarra para enxágue de 6 em 6 garrafas. O Kalyclean é ótimo pq faz pouca espuma e limpa muito bem, sendo relativamente barato (acho que está 16 reais um kilo na WE)
Rótulos de papel já saí mesmo só de deixe de molho.
 
Back
Top